Bacharel
em violão erudito pela Universidade de Brasília, Marcus Moraes sempre esteve disposto a levar sua música aos mais
variados públicos. Assim, em 2003, venceu o Festival de Música Instrumental de
Brasília (FEMIB), promovido pelo SESC/DF. Em 2004, foi um dos 24 músicos
selecionados para participar do Prêmio Visa de Música, o maior concurso de
música instrumental do Brasil. Ainda em 2004, foi um dos vencedores do Prêmio
Nabor Pires Camargo, em Indaiatuba, no Estado de São Paulo. Em 2007,foi um dos
finalistas do Concurso Nacional de Violão Erudito Fred Schneiter, realizado no
Rio de Janeiro. Nessas ocasiões, além da enriquecedora experiência de
participar de festivais de música, Marcus Moraes teve como objetivo divulgar
suas composições e mostrar-se como intérprete da música para violão solo.
Com o intuito de divulgar música instrumental de qualidade e provar que é possível produzir música instrumental brasileira que agrade públicos variados, o violonista Marcus Moraes e o bandolinista Marcelo Lima fundaram o grupo Marambaia. Inicialmente, o grupo interpretava obras de grandes compositores brasileiros, mas passou a apresentar também composições dos próprios componentes, em especial os fundadores Marcus Moraes e Marcelo Lima. Em 2006, foi lançado o primeiro CD do grupo, que teve excelente aceitação por parte do público e da mídia em Brasília. A prova disso é a presença constante das músicas do Marambaia na programação das rádios locais, como a Rádio Nacional e a Rádio Senado. Músicas como Avexado, Só se for agora, 12 de abril e Voando alto já estão entre as preferidas de vários brasilienses fãs do grupo Marambaia, assíduos apreciadores dos shows da banda. Apesar de ter como objetivo principal a divulgação da música instrumental brasileira autoral, em 2007 o grupo Marambaia empreendeu desafiante e prazeroso projeto: lançou CD com o cantor e percussionista brasiliense George Lacerda, com composições de vários artistas da cidade. Mais uma vez, repete-se o sucesso do primeiro disco lançado pelo Marambaia.
Além de aprimorar-se como compositor e intérprete, Marcus Moraes destaca-se como arranjador no grupo Marambaia e em trabalhos de outros artistas de Brasília. Com foco nesse trabalho, tornou-se responsável pelos arranjos de seis faixas do álbum da cantora Gisele Meira, que interpreta canções de Paulo César Pinheiro.
Marcus Moraes participa de forma ativa no cenário da música independente produzida em Brasília, em gravações e shows dos artistas locais.
Mesmo participando de vários grupos musicais, bem como do trabalhos de outros artistas, Marcus Moraes ainda sentia a necessidade de desenvolver seu trabalho individualmente, como compositor e intérprete. Por isso, em 2010, lançou seu primeiro CD solo, totalmente autoral, no qual foram registradas várias composições originais para violão.
Esse álbum obteve crítica favorável do jornal Correio Braziliense, segundo o qual no CD Marcus revela “toda sua habilidade” com músicas vibrantes, que não servem apenas para explorar seu virtuosismo, mas o revelam como autor “sensível e antenado”, ao explorar “diferentes vertentes da música brasileira, imprimindo em suas interpretações um vigor que flerta com o pop”. A avaliação do Correio ainda destaca: “Recurso interessante são os textos do encarte, em que o músico explica uma a uma suas criações, estabelecendo assim um diálogo com um ouvinte mais curioso”. Essa afirmação demonstra que Marcus Moraes conseguiu alcançar um de seus objetivos como compositor neste primeiro trabalho: o de aproximar-se o mais possível do ouvinte de música instrumental e dos apreciadores da música para violão.
Com o grupo Marambaia, realizou turnê européia pela Espanha, França, Itália e Alemanha, além de se apresentar em todas as capitais brasileiras pelo projeto “Eu Faço Cultura”. Já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Carlos Malta, Lula Galvão, Gabriel Grossi, Bocato, Nicolá Krassik, entre outros.
Formou em 2012 o duo com o gaitista Pablo Fagundes, projeto este que rendeu além de um CD quase todo autoral, vários shows para França, Áustria, Austrália, Holanda e EUA.
Ainda em 2012, formou juntamente com Vavá Afiouni e Thiago Cunha o Passo Largo, power trio com forte influência do rock.
A apresentação
acontece dia 08 de Agosto de 2015 – sabado a partir das 21:00 horas. Ingressos:
R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)
Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos
==> Foto: Amanda Moraes
0 comments:
Postar um comentário