Belfort fica com níveis de testosterona acima de Weidman em testes pré-luta

O fim da isenção para uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) significava, teoricamente, que Vitor Belfort teria níveis de testosterona inferiores aos de lutadores mais jovens, devido à sua idade (38 anos). Contudo, os exames antidoping surpresa realizados pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) antes da luta entre o brasileiro e Chris Weidman pelo UFC 187 tiveram resultados surpreendentes: o "velho leão" aparece com níveis mais altos que o campeão dos pesos-médios, oito anos mais novo, tanto de testosterona, quanto na taxa de testosterona-epitestosterona.

Belfort está dentro dos níveis permitidos pela NAC e seus resultados, dos quais o Combate.com obteve cópias junto à entidade, foram negativos para substâncias proibidas. Na maioria dos exames solicitados pela comissão, o brasileiro aparece com níveis inferiores ao de Weidman. Curiosamente, porém, aparece acima em testosterona. Ambos se submeteram duas vezes a testes surpresa fora do período de competição desde que foram escalados para se enfrentarem no UFC 187, sendo dois exames de sangue e um de urina em cada um. Um dos exames foi somente para níveis de hormônio do crescimento (GH), e ambos estiveram dentro do limite permitido. Os outros dois buscaram agentes anabólicos, hormônios peptídicos, beta-agonistas, moduladores metabólicos e hormonais, diuréticos e outros agentes mascarantes.

No dia 16 de março, Belfort foi testado e apontou 12 nanogramas por mililitro (ng/mL) de testosterona no organismo, além de um nível de testosterona-epitestosterona (T/E) de 1,7 - a taxa máxima permitida pela NAC é de 6/1. Weidman foi testado em 30 de março, e teve 3,7 ng/mL de testosterona e uma taxa T/E de 0,13. O americano passou pelo mesmo exame novamente em 27 de abril, e apareceu com nível idêntico de testosterona, e uma taxa T/E de 0,092. O brasileiro foi examinado no dia seguinte, e apresentou 5 ng/mL de testosterona e taxa de T/E de 1,5.

Ao saber dos resultados, Chris Weidman ficou bastante surpreso e levantou suspeitas.

- Sério? Então eu tenho 30 anos de idade e ele tem quanto, 38? Resultados de exames variam. (...) Que se d*** a taxa de T/E, como você passa de 5ng/mL a 12 ng/mL? Como passa de ter baixa testosterona a isso? Isso é loucura. Não estou preocupado, de qualquer forma eu tenho que bater nele. Mas é engraçado, é uma grande descoberta - afirmou Weidman durante o "Media Day" do UFC 187.

Vitor Belfort, por sua vez, não se mostrou preocupado em saber os níveis de testosterona que seus exames apontaram.

- Meus exames estão perfeitos. Pra te falar a verdade, quem faz os exames é a comissão atlética. O meu deu certo, o dele deu certo e estamos aqui. O meu problema, o hipogonadismo, são glândulas que não produzem, não vai mudar nada o que eu comer ou fizer. Quando você fazia o tratamento, ficava com os níveis normais. Hoje em dia, eu não estou preocupado com isso, estou focado no que eu tenho controle - afirmou o lutador brasileiro, que usou o TRT entre 2011 e 2014 sob a prerrogativa de que sofria de hipogonadismo e precisava equilibrar seus níveis de testosterona.

O canal Combate transmite o UFC 187 ao vivo, direto de Las Vegas, neste sábado a partir das 19h (horário de Brasília), com acesso também pelo aplicativo Combate Play. O Combate.com acompanha o evento com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas a partir do mesmo horário. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento a partir das 19h45m. Durante todo o evento será possível participar do Tempo Real que esquentará o clima para as disputas de cinturão. Basta enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag #CombatenoUFC187.

UFC 187
23 de maio, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier  x Anthony Johnson
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Peso-pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Peso-mosca: Joseph Benavidez x John Moraga

CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Peso-meio-médio: Josh Burkman x Dong Hyun Kim
Peso-médio: Uriah Hall x Rafael Sapo
Peso-palha: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Peso-leve: Leo Kuntz x Islam Makhachev
Peso-mosca: Josh Sampo x Justin Scoggins

Globoesporte

==> Foto: Evelyn Rodrigues

0 comments:

Postar um comentário