A temporada 2015 da Fórmula 1 começou da mesma forma como terminou no
ano passado. Com um domínio absoluto das Mercedes. E na briga
particular entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pela pole no GP da
Austrália, na madrugada deste sábado, em Melbourne, o piloto inglês
levou vantagem. Sem ser ameaçado pelo companheiro de equipe, o atual
campeão cravou 1m26s327, sendo +0.594s mais rápido do que o rival
alemão. É a quarta vez que Lewis Hamilton larga na frente em Albert Park
(outros
anos foram 2008, 2012 e 2014). Mas o inglês venceu apenas em 2008.
O treino foi bom para os brasileiros. Felipe Massa garantiu o terceiro lugar no grid após uma disputa acirrada com os pilotos da Ferrari. Vettel foi o quarto e Raikkonen, o quinto. Bottas terminou em sexto. E Felipe Nasr, mesmo com as limitações da Sauber, por muito pouco não conseguiu avançar para o Q3. O brasileiro, estreante na Fórmula 1, ficou em 11º lugar.
A largada da corrida do domingo está marcada para as 2h (horário de
Brasília), também com transmissão ao vivo da TV Globo e Tempo Real do
GloboEsporte.com. Mas a transmissão da TV Globo começa antes, às 1h30,
com Galvão Bueno e convidados.
Q1 - McLaren decepciona
Felipe Massa e Felipe Nasr não tiveram problemas para superar o Q1. Lewis Hamilton foi o mais rápido com 1m28s583. A decepção ficou com a McLaren. Jenson Button e Magnussen foram eliminados. Eles vão largar na última fila do GP da Austrália. Desde o GP do Brasil de 2009, as McLaren não ficavam fora do Q2. A Marussia, apesar de todo o esforço para competir, ficou fora do GP da Austrália.
- Não acho que esperávamos muito do treino. Tudo é muito novo no carro. É difícil pensar em algo aqui na Austrália. É um processo de aprendizado e precisamos ser pacientes. Não acho que ganhar posições é a principal prioridade na prova. É terminar a corrida - disse Kevin Magnussen, que vai correr na Austrália devido ao acidente de Fernando Alonso nos testes da pré-temporada.
Melhores tempos: 1-Hamilton; 2-Rosberg; 3-Massa; 4-Verstappen; 5-Vettel; 6-Grosjean; 7-Sainz; 8-Bottas; 9-Hulkenberg; 10-Raikkonen; 11-Ricciardo; 12-Maldonado; 13-Perez; 14-Kvyat; 15-Nasr
Eliminados: 16-Ericsson, 17-Button, 18-Magnussen
Q2 - Felipe Nasr por pouco não surpreende
Felipe Nasr foi o primeiro a ir para a pista no Q2 e fez um bom
tempo: 1m29s614. Mas com a entrada dos outros carros na pista, o
brasileiro logo saiu da lista dos classificados para o Q3. Com pneus
macios, Lewis Hamilton faz o melhor tempo até então de todo o fim de
semana: 1m26s894. O inglês sobrava na pista.
A emoção por uma vaga no Q3 foi até a última volta. Mesmo com a limitação da Sauber, Felipe Nasr conseguiu uma grande volta e marcou 1m28s800. Pulou para nono lugar. Mas após boas voltas de Sainz e Rocciardo ficou fora do Q3 por apenas 0s074. Mas o brasileiro terminou em 11º lugar e vai largar já bem perto da zona de pontuação.
- Foi bom. O treino foi positivo. Lógico que queria estar entre os dez. Perdemos o primeiro treino livre (por causa da briga judicial entre a Sauber e Giedo van der Garde) e isso prejudicou um pouco. Mas estou confiante para a corrida - disse Felipe Nasr.
Melhores tempos: 1-Hamilton; 2-Rosber; 3-Vettel; 4-Bottas; 5-Raikkonen; 6-Massa; 7-Grosjean; 8-Sainz; 9-Ricciardo; 10-Maldonado
Eliminados: 11-Nasr, 12-Verstappen, 13-Kvyat, 14-Hulkenberg e 15-Perez.
Q3 - Massa larga em terceiro
Na primeira parte do Q3, Lewis Hamilton seguiu dominando o treino. O
atual campeão marcou o tempo de 1m26s419. Rosberg não marcou tempo. Com
isso, Vettel foi o segundo mais veloz com a Ferrari, mas ficou mais de
um segundo atrás de Hamilton. O que mostrava que apenas Rosberg poderia
ameaçar a pole do atual campeão. Felipe Massa marcou o terceiro tempo
com 1m28s389.
Faltando três minutos para o fim, todos os carros foram novamente para a pista. Rosberg não conseguiu ameaçar a pole de Hamilton, mas garantiu com tranquilidade o segundo lugar. O alemão foi +0.594s mais lento do que o companheiro de equipe. Felipe Massa estava em sexto lugar, mas conseguiu com uma bela volta superar Vettel, Raikkonen e Bottas para garantir a terceira posição no grid de largada.
A briga neste domingo por um lugar no pódio deve ser intensa. Ferrari e Williams se mostraram muito próximas. A diferença entre Felipe Massa, terceiro, e Kimi Raikkonen, quinto, foi de apenas 0s082. Em compensação, o brasileiro ficou a +1s391 atrás de Lewis Hamilton, o que comprova a enorme superioridade das Mercedes neste início de temporada.
Globoesporte
==> Foto: AP
0 comments:
Postar um comentário