Festival traz mais de cem curtas para o Cine Brasília

BRASÍLIA (17/12/14) – A terceira edição do Festival Curta Brasília, que traz para o público da capital mais de cem curtas-metragens, será realizada desta quinta-feira (18), às 19h, até domingo (21), no Cine Brasília, com entrada franca. O evento tem como objetivo difundir, dar visibilidade e criar público para a produção curta-metragista nacional e internacional.

O 3º Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e pela operadora Vivo.

A produção de curtas-metragens é uma das primeiras etapas na trajetória de qualquer cineasta. São nesses filmes que diretores e equipe aprendem o ofício da sétima arte. Mais do que um exercício de profissão, é um formato com desafios e características próprias, apreciado justamente por isso. Além da exibição de filmes, a programação conta com debates e oficinas. Na noite de abertura, será exibido o documentário inédito A louca história de Andrade Junior, de Érico Cazarré.

Essa edição do festival tem duas mostras competitivas, uma de videoclipes e outra com curtas brasileiros. Serão distribuídos mais de R$ 15 mil em prêmios. A comissão de seleção de curtas foi composta por Cid Nader (jornalista, crítico e criador do site Cinequanon), João Paulo Procópio (diretor, roteirista e produtor) e Caio Dornelas (realizador audiovisual). O DJ e produtor Rodrigo Barata e o diretor Rafael Kent escolheram os videoclipes.

A programação paralela é formada por sete mostras: Calanguinho, Um dia a gente (se) encontra, À Francesa, Prêmio Alemão de Curtas, Provocações, além das mostras em homenagem Visceral: o cinema de Cláudio Assis e Onipresença: o cinema de Andrade Junior.

Em 2014, o festival amplia seu alcance com dois projetos itinerantes, o Cinesolar e o Curta Circuito de Cineclubes. O Cinesolar é um cineclube sobre rodas abastecido pela energia do sol. Pela primeira vez em Brasília, ele passará por regiões do DF para promover exibições de filmes e uma oficina de cinema e sustentabilidade para crianças. O Curta Circuito fornece uma programação com 28 curtas para exibição em cineclubes do Distrito Federal.

Os interessados em aprender a escrever sobre cinema podem participar da Oficina de Crítica Cinematográfica, com aulas teóricas e práticas realizadas ao longo do festival. Os debates Café com Ressaca e Uma Cerveja Antes do Almoço são bate-papos entre profissionais do audiovisual e o público.

A terceira edição do DVD Curta Brasília, com seis premiados curtas-metragens, será lançada dentro do evento, no sábado (20), com a presença dos diretores dos filmes.

Durante o período de ocupação, o Cine Brasília ganha a cara do Curta Brasília, com decoração especial e área de alimentação com presença dos melhores food trucks da cidade e discotecagem com os DJs da Criolina e Urukombi.

O pré-lançamento do 3º Curta Brasília foi marcado pela oficina de animação "From inner character to outer design", ministrada pelo alemão Moritz Mayerhofer e pela brasileira Yara Castanheira.

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

==> Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário