Em 2008, com a intenção de levantar o ânimo de crianças famintas e
aterrorizadas que viviam em um país devastado pela guerra em Gaza, o
tratador de animais de um pequeno zoológico onde a maioria dos animais
tinha morrido pintou dois burrinhos brancos da região para se parecerem
com zebras. Para sua alegria, as crianças foram capazes de apreciar - e
até mesmo puderam montar – um animal aparentemente exótico, e escapar
temporariamente da tristeza de suas vidas cotidianas.
Esse tranquilo mas ressoante episódio inspirou A história de Hurry, um burrinho da Faixa de Gaza, um livro infantil escrito por Emma Williams e ilustrado por Ibrahim Quraishi, lançado em setembro nos Estados Unidos e que chega ao Brasil no mês das crianças pela Autêntica Editora.
Em agosto de 2000, a britânica Emma Williams mudou-se para Jerusalém com seus três filhos pequenos para se juntar ao marido, um funcionário das Nações Unidas, e trabalhar como médica em um hospital. Quatro semanas mais tarde, pipocou a Segunda Intifada, em represália ao levante palestino contra a ocupação israelense. Sua experiência vivendo e trabalhando na fronteira de Jerusalém, interagindo com os palestinos e israelenses, levou-a escrever um livro de memórias em 2006. Foi então convidada a escrever uma história baseada no episódio dos burrinhos.. Ela aceitou o desafio e chamou para ilustrá-lo o artista Ibrahim Quaraishi, que já tinha trabalhos sobre crianças israelenses e palestinas. Ele imediatamente topou.
As ilustrações de Quraishi combinam aquarela e desenhos em preto-e-branco, montagens de fotos (incluindo as que ele mesmo fez em recente visita à Cisjordânia) e esboços a lápis. Para dar dimensão a Hurry, optou por retratá-lo como um brinquedo infantil. O resultado é poderoso e comovente. Ambos esperam que a arte e a história de Hurry iluminem tanto a resiliência e esperança das crianças em Gaza como a tristeza de sua situação.
Sem culpar um ou outro lado do conflito, Emma Williams e Ibrahim Quraishi conseguem desvendar enfaticamente o absurdo da guerra e transmitir a crianças (e adultos) o valor da imaginação e da criatividade para superar a precariedade da vida. Passaram-se seis anos desde que o episódio real aconteceu, mas, tragicamente, A história de Hurry não poderia ser mais atual.
Em 2014, a guerra aberta entre palestinos e israelenses espocou novamente, matando milhares de crianças, aterrorizando e traumatizando gente e bichos na Faixa de Gaza. A história de Hurry é o livro que explica esse conflito para as crianças que felizmente não têm que vivê-lo e sofrê-lo. No final do livro, um texto ilustrado com fotografias oferece informações sobre a região e sobre a guerra entre árabes e israelenses.
Sobre a autora - Emma Williams estudou História na Universidade de Oxford e Medicina na Universidade de Londres. Trabalhou como médica em diversos países, como Reino Unido, Afeganistão, Paquistão, Cisjordânia, Estados Unidos e África do Sul. Suas memórias de Jerusalém durante a Segunda Intifada, It’s Easier to Reach Heaven than the End of the Street [É mais fácil chegar ao céu do que ao fim da rua], foram publicadas em 2006. Emma tem quatro filhos e reside atualmente em Nova Iorque.
Sobre o ilustrador - Ganhador de vários subsídios e prêmios internacionais, como o Fundo Nacional para as Artes (National Endowment for the Arts), Ibrahim Quraishi explora a performatividade visual através da pintura de fotos, fotografia, vídeos, filmes, instalações, performance, dança e teatro. Ele reside em Amsterdã.
Título: A história de Hurry, um burrinho da Faixa de Gaza
Autora: Emma Williams
Ilustração: Ibrahim Quraishi
Tradução: Cristina Antunes
Número de páginas: 40
Formato: 25 x 19,5 cm
Preço: R$ 29,90
ISBN: 978-85-8217-497-5
0 comments:
Postar um comentário