Tratamento de reprodução humana no Hmib

Casais que têm dificuldades em engravidar contam com assistência especializada na rede pública de Saúde. O serviço, prestado pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), por meio do Programa de Reprodução Humana, é disponibilizado a toda a população.

Na unidade é possível fazer a inseminação intrauterina e fertilização in vitro. Além disso, o ambulatório também realiza congelamento de embrião, punção de testículo/epidídimo, congelamento de sêmen (apenas dos pacientes em tratamento de reprodução assistida) e doação anônima de óvulos.

O primeiro passo para o atendimento é marcar uma consulta nos centros de saúde com um médico ginecologista. Em seguida, o casal será encaminhado para o hospital regional da sua localidade, que indicará o atendimento no Ambulatório da Reprodução Humana do Hmib.

FÓRUM TEMÁTICO – A reprodução assistida oferecida pela rede pública de Saúde, no Hmib, foi um dos temas do 27º Fórum Temático da Secretaria de Saúde realizado nesta quarta-feira (17). O outro tema do evento, voltado à gestão pública, foi a "Escola da Coluna". Ambos foram classificados no Inovasus 2013.

O Uso do formulário on-line como suporte de agendamento de retornos para reprodução assistida no Hmib também foi abordado durante o evento.

1º TEMA - A fisioterapeuta Ana Flávia Vilela de Morais apresentou o 1º tema, que é o seu projeto 'Escola da Coluna', voltado para promover qualidade de vida para os servidores da Saúde.

"Fui classificada com o tema 'Escola da Coluna'. Esse é um projeto feito pensando nos servidores da SES, com o objetivo de promover a prevenção às doenças mais comuns relacionadas à coluna e que provocam afastamento do trabalho", disse a fisioterapeuta.

Durante a apresentação, Ana Flávia citou as nove doenças mais comuns da coluna que poderiam ser evitadas no âmbito do ambiente de trabalho como: degeneração discal, escoliose, estenose do canal medular, hérnia de disco, osteoporose, dor lombar, cervical e ciática.

"Quando a 'Escola da Coluna' estiver funcionando, vamos ter parcerias com outros profissionais, como nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos. Também queremos treinar fisioterapeutas das regionais e abrir uma escola em cada uma delas diminuindo, assim, o afastamento dos servidores por esse motivo", explicou Ana Flávia.

2º TEMA - "O uso do formulário on-line como suporte de agendamento de retornos para reprodução assistida no Hmib" foi o 2º tema abordado. O biólogo do Hospital Materno Infantil (Hmib) Víctor Edgard Tavares elaborou projeto e foi premiado com a ideia que já está em pleno funcionamento na unidade.

"Essa ideia surgiu da própria dificuldade do meu setor em acompanhar e fazer o agendamento de retorno por telefone. Ficava muito difícil administrar os nossos atendimentos presenciais com as demandas telefônicas, por isso, desde junho do ano passado, já utilizamos a ferramenta", afirmou.

O projeto teve custo zero e se baseia em uma ferramenta gratuita do Google Drive, que armazena e sincroniza arquivos que estão linkados ao site institucional da SES, no ícone "Programas/Reprodução Humana".

"Quando o paciente tem a primeira consulta ele já é orientado a entrar no site para marcar os retornos. Dessa maneira, nossos servidores não precisam se preocupar quando não estão na sala para atender remarcações por telefone, pois sabem que existe outro canal de comunicação eficiente", revelou Victor.

Desde que o projeto foi implantado, ocorreram 238 solicitações de remarcação de consulta. Todos os usuários que geram demandas através dessa ferramenta recebem uma resposta no prazo máximo de um dia para saber a data do retorno.

Para quem quiser acompanhar outras ideias inovadoras de gestão, o próximo fórum acontece na Clínica da Família do Recanto das Emas, no dia 24 de setembro às 14h.

Mais informações sobre a reprodução humana podem ser obtidas no link: http://goo.gl/ZmRo5G

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

==> Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário