Homenagem a Octavio Paz, dia 4 de junho, na UnB

Por ocasião do centenário de Otavio Paz o Instituto Cervantes, a Embaixada do México e a Universidade de Brasilia convidam para uma palestra-homenagem na qual será analisada a obra do escritor mexicano sobre diferentes perspectivas.

Octavio Paz Lozano (1914-1998) foi um dos grandes poetas e ensaístas da língua espanhola que se destacaram internacionalmente no século XX. A qualidade de sua poesia e de sua prosa lhe renderam em 1990 o premio Nobel de literatura, o primeiro e único dado a um escritor mexicano.

Sua obra nos traz a tona uma infinidade de temas, questões e abordagens que se remetem desde ao fazer poético, à crítica de arte até a construção de problemas em torno à filosofia, à história e à sociologia. Sua obra de maior fama e renome, El laberinto de la Soledad (1950), nos convida a meditar sobre as intempéries da história mexicana e a refletir sobre os caracteres que conformariam o “âmago” do que chamou-se de mexicanidade. 

Nesse sentido, a obra é um grande esforço intelectual para se forjar, ainda que provisoriamente, um rosto que refletisse e delineasse os aspectos centrais e peculiares ao próprio mexicano. É a continuação de um debate criado em pleno calor ao botim revolucionário de 1910 e que tem em Leopoldo Zea e Samuel Ramos um dos seus precursores notáveis.  

Palestrantes:
Profa. Dra. Anna More. Professora Assistente na Universidade da California, Berkeley. 
Prof. Dr. José Luis Martínez Amaro, professor de Literaturas Hispânicas da Universidade de Brasília.
Rafael Antonio Rodrigues, historiador e atual mestrando do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade de Brasília (UnB).
Prof. Dr. Eduardo Jardim, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Data: 04/06
Horário: 19h30
Local: Universidade de Brasília (UnB)
Auditório do Instituto de Letras, Instituto Central de Ciências (ICC) Ala Sul, sala CSS – 099
Entrada franca

==> Foto: Acervo Cervantes

0 comments:

Postar um comentário