Comércio do DF fechará as portas uma hora antes dos jogos da Seleção Brasileira

Os brasilienses devem evitar deixar compras pendentes para os dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo. Isso porque nessas datas as lojas de rua e de shoppings fecharão uma hora antes do jogo e só retornarão o expediente no dia seguinte, exceto as praças de alimentação, que funcionarão sem alterações de horário. Já nas demais partidas, inclusive as que ocorrerão no DF, o comércio abrirá normalmente.

A decisão, aprovada em reunião realizada no começo desta semana entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio, contou com o apoio de trabalhadores e proprietários de lojas. Alguns por estarem livres para assistirem aos jogos, e outros para preservar a segurança do estabelecimento.

"Evitar a bandalheira" foi um dos motivos que levou Maria das Dores Resende Costa, mais conhecida como Dodôia, aprovar a decisão. No ramo de roupas há 30 anos, ela afirma que não esperava aumento nas vendas nesses dias. "Dia de jogo ninguém compraria mesmo. Shopping pode até ter movimento, mas para entrequadra acho que não", avaliou.

Apesar de feliz em poder estar junto com a família e amigos nesses dias, Karla Ribeiro, funcionária de uma loja de shopping, diz que essa medida pode prejudicar seu bolso. "Ganhamos comissão com as vendas e, como não vamos trabalhar, com certeza esse dinheiro a menos fará falta no final do mês", ressaltou.

No final das contas, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, afirmou que o calendário aprovado foi o melhor alcançado. "Acho que essa medida atende a todos. Os trabalhadores poderão ver os jogos do Brasil tranquilamente, os empresários terão a chance de lucrar durante as outras partidas e os turistas não deixarão de serem atendidos, pois o comércio funcionará normalmente durante a maior parte do Mundial", ressaltou.

Para compensar o fechamento mais cedo do comércio na primeira fase do Mundial, ficou acordado que as lojas funcionarão das 14h às 20h no feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho. De acordo com a Fecomércio, para os jogos das fases seguintes da Copa do Mundo, haverá outra rodada de negociações entre os dois sindicatos.

Kelly Ikuma, da Agência Brasília

==> Foto: Mary Leal / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário