Teatro nos Parques chega a Brasília - até 1º de junho

Este ano o Teatro nos Parques se torna o maior circuito de Teatro de Rua do país. O projeto, que já tem sua edição no estado de São Paulo, agora passa a ter também uma edição nacional em seis capitais brasileiras: Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, somando 96 apresentações de 38 grupos teatrais

O Teatro nos Parques começou em 2009 como um projeto de formação de público e como iniciativa de promoção e descentralização do teatro. Assim como no ditado das montanhas que vão até Maomé, o objetivo do idealizador e organizador Edson Caeiro era quebrar a barreira territorial entre o teatro e o público. 

Neste contexto, a utilização do parque como palco de espetáculos serviria, também, como uma forma a mais de ocupação do espaço público – atraindo, inclusive, moradores de seu entorno que por alguma razão não ia ao parque perto de onde vive. Deu certo! Segundo estimativas da organização, a primeira edição conseguiu reunir cerca de 30 mil pessoas. De lá pra cá o Teatro nos Parques se firmou e hoje está inserido na programação cultural de São Paulo de modo perene.

A aceitação do público paulista atesta a qualidade do circuito. O florista Djalma de Jesus ressalta a praticidade do projeto “A gente não tem tempo de ir ao teatro, então quando acha uma oportunidade nós vamos e assim é muito bom". Edson Caeiro relembra “Na edição de 2011, após um espetáculo um senhor veio e me disse “muito bom ter (espetáculos) aqui no parque porque a gente não pode ir ao teatro e pagar os ingressos. Tendo aqui no parque a gente assiste e aprende coisas”.

A ideia de se fazer uma edição nacional surgiu em 2011 mas a captação de recursos, via Lei Rouanet, só foi possível em 2013 com patrocínio do Ministério da Cultura e do Grupo CCR.

O objetivo agora é levar o Teatro nos Parques para o país todo sem, no entanto, impor o modelo que deu certo em São Paulo. “Em cada estado, a programação será composta prioritariamente por grupos locais, numa política de investimento e valorização do teatro de rua das diversas regiões do país”, afirma Roberto Rosa, curador do circuito ao lado de Caeiro.

Além disso, o projeto tem a intenção de fazer com que o ato de ir ao parque tenha seu significado ampliado para seus frequentadores. Com a inserção do teatro, o parque se torna também uma opção cultural – para além das práticas esportivas e de lazer. “Essa é a essência do projeto: bem utilizar o espaço urbano”, afirma Rosa.

Para que isso aconteça a aposta dos organizadores do circuito é ocupar estes espaços com uma programação cultural de qualidade. “Não é evento, é uma programação teatral. Temos a intenção de facilitar a aproximação da classe artística e a população para garantir a continuidade do projeto”, completa Caeiro.

O projeto é realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, que este ano completa 35 anos, e conta hoje com cerca de 750 núcleos e 3.800 associados. A Cooperativa responde pela maior parte da produção artística teatral do Estado paulista, é composta por companhias das mais diversas linguagens e tem grande reconhecimento por sua excelência cultural.

OGrupo CCR patrocina esta primeira edição nacional do Teatro nos Parques apostando na motivação das pessoas em ocupar os parques, estimulando-as a pertencer a esses espaços públicos. A CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, com operações nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana, empresas de serviços e aeroportos. Desde 2004, conta com uma política de investimento social, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, disseminar a cultura nacional e promover iniciativas sociais, esportivas e ambientais nas regiões em que atua. Os recursos investidos pela CCR já possibilitaram o acesso à cultura e à educação de mais de 1,5 milhão de pessoas, apoiando mais de 120 projetos em mais de 100 cidades do País.

PROGRAMAÇÃO TEATRO NOS PARQUES - Edição Nacional
Brasília: até 01 de Junho de 2014
ACESSO LIVRE
CI: LIVRE


31/05 – sábado – 11h e 16h
Parque SaburoOnoyama(AE-Taguatinga Sul– 3352-2102)
Espetáculo: Mãos à Obra
La Cascata Cia. Cômica (SP)
Os palhaços Mané e Zacarias são dois pedreiros que em meio a confusões, disputas e trapalhadas construirão o mais novo condomínio: o Garden Golden TowersBoulevard Shopping Business &Residence. Mãos à Obra é uma comédia sobre o ofício da arte do palhaço e as vertentes do universo circense.
Gênero: Comédia
Duração: 60 min.

31/05 – sábado – 11h e 16h
Parque da CidadeDona Sarah Kubitschek (Próximo ao estacionamento 10 - 3325-1092)
Espetáculo: Futebol Voador
Cia. Base (SP)
Durante uma viagem à Inglaterra, o esportista brasileiro Charles Miller descobriu uma prática esportiva muito comum naquele país: o futebol. Ao voltar para o Brasil, Charles trouxe em sua mala uma pequena pelota. A partir daí, acontecem diversas cenas que remontam trechos do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil. As coreografias são feitas no solo e no espaço aéreo, culminando com o sonhado e difícil jogo voador com jogadores em aparelhos aéreos montados num balão em forma de bola de futebol, a 20 metros de altura.
Gênero: Circo, Teatro, Dança e Futebol
Duração: 35 min.

01/06 – domingo – 11h e 16h
Parque Águas Claras (Av. Castanheiras  – Centro – 3436-7229)
Espetáculo:CircênicosVarietê
Cia. Circênicos (DF)
Um fascinante espetáculo construído por jogos de humor e de imaginação que recria uma atmosfera típica dos antigos espetáculos de variedades. O espetáculo acontece no picadeiro do maior pequeno circo do mundo, um circo mambembe montado em cima de uma camionete antiga. Teremos em nosso picadeiro um elefante do Coisaquistão, Palhaços Latino Americanos, um Equilibrista e Malabarista dos Andes, Acrobatas da Patagônia, Um Mago das Índias e Charlatões Profissionais de Brasília.
Gênero: Comédia
Duração: 60 min.

==> Foto: Pedro Febronio

0 comments:

Postar um comentário