Segurança para delegações e autoridades

Garantir o deslocamento seguro de delegações, árbitros, chefes de Estado e autoridades VIP. Essa é a função das equipes de escolta que atuarão na Copa do Mundo da FIFA™. Para isso, batedores e viaturas das forças de segurança local e federal realizaram três simulações nas rotas que serão feitas no período do Mundial.

Nesta quinta-feira (8/5) foi testado o terceiro e último percurso, entre hotéis e o Estádio Mané Garrincha. O exercício mobilizou 64 homens das polícias Militar do DF, Federal, Rodoviária Federal e Exército. Durante o Mundial, uma Central de Escoltas funcionará no Batalhão de Trânsito da PM para integrar todos os comandos e repassar informações relevantes sobre o tráfego e possíveis ocorrências às equipes.Segundo a coordenadora de Mobilidade da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Luana Martins, o objetivo dos exercícios é apresentar as vias e as rotas que serão usadas. “É importante para que eles possam testar os percursos e as pistas. No caso da PRF, que terá agentes de outros estados, é fundamental que eles entendam nosso sistema viário e a lógica da cidade”, ressalta.

Atenção – Acompanhar os veículos e interditar vias durante a passagem dos veículos são algumas das tarefas das equipes de escolta, que se comunicam por uma linguagem universal de gestos. Eficiência, agilidade e atenção redobrada são das características que os motociclistas batedores precisam ter.

Durante a passagem dos comboios escoltados, a população também precisa ficar atenta. “Temos que fazer algumas interdições temporárias, então o condutor precisa ter paciência. Os cliclistas devem reduzir a velocidade e se manter na faixa indicada. Já os pedestres têm que aguardar para fazer a travessia, pois as motos se deslocam em alta velocidade”, orienta o comandante da Central de Escoltas do Batalhão de Trânsito da PM-DF, tenente Gilmar Silva.

Rotas – O treinamento avaliou as rotas, que devem durar, no máximo, 30 minutos. A primeira simulação incluiu o percurso entre hotéis e campos de treinamento (Centro de Capacitação do Corpo de Bombeiros e Estádio Bezerrão). Já a segunda percorreu o trajeto de ida e volta do Aeroporto Internacional de Brasília aos hotéis e do terminal direto para o estádio.

Integração – O policial rodoviário federal Lenilson Martins aprova a atuação conjunta. “Essa integração é fundamental, pois apenas uma força, sozinha, não poderia fazer o trabalho que temos feito”, afirma o policial, ao adiantar que 24 batedores de Goiás também atuarão na capital brasileira durante o megaevento.

O tenente Gilmar Silva, da PMDF, também considera positivo o exercício. Para ele, a malha viária de Brasília favorece a escolta. “São vias bem sinalizadas e largas e a maioria dos trechos é reto, sem muitos desvios. Nossa expectativa é de dar nosso melhor para que a Copa seja uma festa bonita”, enfatiza.

Jogos – Brasília vai receber sete jogos na Copa do Mundo da FIFA, número máximo para uma cidade-sede. O Mané Garrincha estreia no Mundial no dia 15 de junho, com Suíça x Equador. Mas a expectativa é ainda maior para o dia 23, quando Brasil e Camarões disputam pontos importantes no estádio.

Após a fase de grupos, o Mané Garrincha continua em ritmo forte. O estádio recebe uma partida das oitavas de final, no dia 30 de junho, e uma das quartas de final, no dia 5 de julho. No dia 12 de julho, véspera da final, o terceiro colocado também será definido na arena de Brasília.

Evelin Campos, ComCopa 

==> Foto: André Borges / ComCopa

0 comments:

Postar um comentário