Após toda a polêmica de sábado, com a suspeita de que Nico
Rosberg teria errado propositalmente para atrapalhar Lewis Hamilton e garantir
a pole position, era grande a expectativa pelo comportamento da dupla da
Mercedes no GP de Mônaco deste domingo, válido pela sexta etapa da temporada 2014.
Mas Rosberg não deu chances para o esperado reencontro. Criado em Monte Carlo,
o alemão administrou o britânico pelos retrovisores, liderou de ponta a ponta e
alcançou sua segunda vitória seguida nas ruas do Principado. Com o segundo
triunfo na temporada (a outra foi no GP da Austrália), Rosberg chegou aos 122
pontos e reassumiu a liderança do campeonato. Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo completaram o pódio.
Já Felipe Massa fez uma bela corrida de recuperação.
Após o
azar de ter sido tirado do treino classificatório, o brasileiro da
Williams
largou em 16º, foi galgando posições e cruzou a linha de chegada em
sétimo. Com
os seis pontos marcados, Massa subiu para a 11ª colocação no Mundial,
com 18
pontos, deixando para trás Kimi Raikkonen, seu substituto na Ferrari,
com 17. Companheiro de Felipe na Williams, Valtteri Bottas abandonou com
problemas no motor.
A Fórmula 1 dá uma pausa na “temporada europeia” para dar um
pulo na América do Norte para o GP do Canadá, de 6 a 8 de junho, válido pela
sétima etapa do campeonato.
A corrida
Apesar de toda tensão,
Hamilton e Rosberg não se estranharam na St. Devote. Vettel passou Ricciardo e
subiu para terceiro. Quem largou bem foi Raikkonen, que deu o bote em Alonso e Ricciardo
e subiu para quarto. Partindo de 16º, Massa ganhou três posições e subiu para
13º. Pérez e Button ressuscitaram a rivalidade de 2013 e se estranharam, pior
para o mexicano da Force India, que bateu e abandonou. O acidente provocou a
entrada do Safety Car por três voltas. Com problemas na Lotus durante a volta
de aquecimento, Maldonado sequer largou.
Na relargada, Rosberg manteve a ponta à frente de Hamilton.
Vettel, mais uma vez, enfrentou problemas de potência do motor e foi
ultrapassado por diversos carros, seguindo para os boxes e voltando em último. Poucas
voltas depois, o alemão teve mais problemas: seu câmbio ficou travado na
primeira marcha. Mesmo recuperando a potência, o tetracampeão foi ordenado pela
RBR para recolher o carro para a garagem. Com isso, Raikkonen passou para
terceiro, seguido por Ricciardo, Alonso, Magnussen. Massa já era o 12º, logo
atrás do companheiro de Williams, Bottas.
Com 15 das 78 voltas completadas, Rosberg administrava a
liderança, com pouco menos de 2s de vantagem para Hamilton. A dupla da Mercedes
já tinham colocado 6s de diferença para o terceiro, Kimi. Com problemas em sua
STR, Kvyat foi mais um a abandonar. Assim, Massa subiu para 11º.
Na volta 25, Sutil – que vinha fazendo belas ultrapassagens na curva do Grand Hotel – perdeu o controle de sua Sauber na saída do túnel e bateu sozinho, na parte interna do guard rail. A batida do alemão provocou a segunda entrada do carro de segurança.
A maioria dos competidores aproveitaram o período de
bandeira amarela para fazer seus pit stops. Exceto Felipe Massa, que preferiu
arriscar e optou por seguir na pista, subindo para a sexta colocação, atrás de
Rosberg, Hamilton, Raikkonen, Ricciardo e Alonso. O finlandês da Ferrari, no
entanto, foi tocado pela Marussia de Chilton, teve um pneu furado e precisou
voltar aos boxes, prejudicando totalmente sua corrida. Com isso, o brasileiro
da Williams passou para quinto.
Com 45 voltas, Hamilton seguia acompanhando de perto o líder
Rosberg. Dez segundos depois vinha Ricciardo, logo à frente de Alonso. Em
quinto, Massa resistia bravamente com os pneus supermacios, com os quais havia
largado. Ele foi para os boxes no giro seguinte, e retornou à pista na 11ª
posição, três atrás de Bottas, o oitavo.
Com poucas disputas no pelotão da frente, a grande atração
da prova passou a ser o “trenzinho” comandado por Bottas. O finlandês da
Williams era acompanhado de perto por Gutiérrez, Raikkonen e Massa. Mas a “cabine
do maquinista” do Bottas acabou fumando e, com o motor estourado, o companheiro
do piloto brasileiro ficou parado na curva do Grand Hotel. Assim, Gutiérrez
passou para oitavo, Kimi para nono e Massa voltou à zona de pontuação. Os
fiscais agiram rápido e o guindaste estrategicamente colocado retirou
rapidamente a Williams de Bottas da pista evitando mais uma entrada do Safety Car.
A 16 voltas do fim, Gutiérrez – sozinho – esbarrou com a
roda traseira direita no guard rail na Rascasse, furou o pneu e ficou virado na
pista. Raikkonen e Massa, que vinham logo atrás, tiveram que ter o reflexo
apurado para desviar da Sauber do mexicano. Os comissários, novamente, agiram
com eficácia e impediram a paralisação da prova.
Com isso, Bianchi passou para décimo colocando a Marussia,
pela primeira vez, com chances reais de pontuação. O francês, porém, teria que
chegar mais de 5s à frente do 11º para assegurar o ponto, já que carregava um
acréscimo de tempo em seu resultado final em razão de uma punição.
Em segundo, Hamilton disse para seu engenheiro que não
queria saber de Ricciardo, mas sim para Rosberg. Ironicamente, pouco tempo
depois, o britânico reportou que uma sujeira entrou em seu olho esquerdo e
começou a andar mais lento. Rosberg, então, abriu cinco segundos na liderança,
enquanto o australiano da RBR, o terceiro, reduziu parte da desvantagem. A
Mercedes chegou a se aprontar nos boxes, mas o britânico decidiu seguir na
pista e levar o carro até o final.
Com dificuldades para
enxergar, Hamilton foi alcançado por
Ricciardo nas voltas finais. Mais à frente, Rosberg recebia a bandeira
quadriculada com quase dez segundos de vantagem. O britânico conseguiu
resistir a pressão do australiano
da RBR e completou a quinta dobradinha da Mercedes em seis etapas.
Alonso completou em quarto. Com uma volta a menos, Hulk foi o quinto,
seguido por Button e Massa. A surpresa ficou por conta de Bianchi, que
cruzou em oitavo, e mesmo perdendo a posição para Grosjean por causa da
punição, marcou os primeiros pontos da história da Marussia. Magnussen
completou os dez primeiros.
Confira o resultado final do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2014:
Confira o resultado final do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2014:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 78 voltas, em 1h49m27s661
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 9s210
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) + 9s614
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 32s452
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1 volta
6) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1 volta
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) - 1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
9) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - 1 volta
11) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 1 volta
12) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1 volta
13) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 3 voltas
14) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 3 voltas
Abandonos:
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 59 voltas
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)55 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 50 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 23 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 10 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 5 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 0 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 0 voltas
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 9s210
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) + 9s614
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 32s452
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1 volta
6) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1 volta
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) - 1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
9) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
10) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - 1 volta
11) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 1 volta
12) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1 volta
13) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 3 voltas
14) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 3 voltas
Abandonos:
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 59 voltas
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)55 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 50 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 23 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 10 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 5 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 0 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 0 voltas
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reprodução Globoesporte
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