Robert Scheidt conquista título da Semana Olímpica de Garda Trentino na Itália

Robert Scheidt mostrou neste fim de semana que continua no caminho em busca de mais um pódio nos Jogos Olímpicos. O maior medalhista brasileiro conquistou o título da Semana Olímpica de Garda Trentino, disputada no Lago de Garda, na Itália. O bicampeão olímpico venceu a medal race, regata decisiva com os dez melhores, e viu seus adversários diretos, o velejador francês Jean Baptiste Bernaz e o inglês Nick Thompson chegarem apenas em sétimo e sexto lugares, respectivamente.

Scheidt venceu cinco de dez regatas, cruzando sempre a linha de chegada entre os dez primeiros. “O campeonato terminou da melhor forma possível. Ganhei a medal race e levei o título. O dia foi espetacular, com ventos fortíssimos”, comemorou Scheidt que conseguiu cumprir à risca a estratégia que já estava traçada desde a véspera. “Realizei boa largada o que permitiu que eu conseguisse permanecer à frente do francês e do inglês, mesmo sem liderar. Na penúltima montei a boia em terceiro e logo em seguida assumi a liderança”, explicou.

Na prova decisiva, o vento passou de 15 nós (30 km/h), o que permitiu que o brasileiro fosse ainda mais veloz do que os rivais tanto nas pernas de contravento, quanto no vento em popa. A superioridade é nítida na pontuação. Scheidt perdeu apenas 19 pontos, contra 40 do vice Jean Baptiste e 43 de Nick Thompson, que completou o pódio.

O ganhador de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze), além de 14 títulos mundiais entre Laser e Star, considerou a conquista em Garda, como uma recuperação de confiança. “Estou muito contente com esta vitória porque fiquei fora do pódio nas duas últimas competições, em Palma de Mallorca, na Espanha, e Hyères, na França. Traz mais confiança para os próximos eventos, preparatórios para o Rio-2016”, disse.

O brasileiro Bruno Fontes, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte, terminou a competição em sétimo lugar. No feminino, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistou mais uma etapa do circuito mundial na classe 49erFX. Os próximos desafios dos velejadores serão o Mundial de Vela de Santander, em setembro, na Espanha, e o evento-teste dos Jogos Rio 2016, no mês de agosto, na Baia de Guanabara.

Ascom – Ministério do Esporte

==> Foto: Thom Touw

0 comments:

Postar um comentário