RECITAL DE MÚSICA ERUDITA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília recebe, no dia 19 de maio, a musicista alemã Friederike Heumann, que apresenta um recital raro de lira viola. O show é a terceira atração do projeto Solo Música, que traz apresentações solo de músicos consagrados e instrumentos inusitados.

De rara execução no Brasil, a lira viola é um instrumento de arco, muito parecido com a viola da gamba, e foi muito utilizado na Inglaterra, nos séculos XVI e XVII. É considerado o ancestral do Violoncelo.

Friederike Heumann apresentou-se com alguns dos principais grupos de Música Antiga do mundo e, para o projeto Solo Música, aceitou o desafio de tocar somente lira viola. No repertório, obras de William Corkine (séc. XVI, XVII), principal compositor do instrumento, e peças anônimas que surgiram no The Manchester Gamba Book.

Heumann é professora no Conservatório de Música de Würzbur, na Alemanha. Estudou viola da gamba com Jordi Savall e Paolo Pandolfo, na Schola Cantorum Basiliensis. Apresentou-se em toda a Europa, Canadá, Brasil, Japão, Estados Unidos e Israel como solista e musicista convidada de inúmeros grupos, entre eles Hesperion XXI e Le Concert des Nations.

Com seu próprio conjunto, Stylus Phantasticus, fez aparições em vários festivais europeus executando música instrumental do século XVII, em colaboração com solistas vocais de renome como María Cristina Kiehr, Victor Torres, Roberta Invernizzi, Andreas Scholl e Furio Zanasi.
  
Solo Música: 
O projeto, idealizado pelo jornalista Álvaro Collaço, está na sua segunda edição em Brasília. Neste ano, serão 10 shows solo dos mais variados ritmos. O objetivo é apresentar ao público artistas consagrados de instrumentos inusitados, como é o caso da lira viola, praticamente desconhecida no Brasil. As duas primeiras apresentações foram da mineira Ceumar e do violonista Marco Pereira. 

Serviço:
Solo Música – Friederike Heumann
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4, anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Dia: 19 de maio
Hora: às 20h
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia), à venda a partir de 17 de maio
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível
Informamos que não é permitida a entrada após o início do espetáculo

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário