(M)Eu, Caio - Mais Uma de Amor na Sala Cássia Eller - Funarte, neste domingo (01/06)

A sala Cássia Eller, na FUNARTE - BRASÍLIA recebe única apresentação do espetáculo (M)Eu Caio, mais uma de amor”, da Cia. Provisória de Teatro, neste domingo (1/6), às 20h30, com entrada gratuita. A peça apresenta as facetas do ousado escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando Abreu (1948-1996). Homossexual assumido, Caio foi a primeira personalidade brasileira a expor temas indiscutíveis à sua época, como, por exemplo, a Aids. 

O solo é encenado pelo ator Arthur Tadeu Curado, ator em espetáculos como “Dois de Paus”, “Complexo de Cinderela” e “Canção Para Dançar Sem Par”, e a direção fica a cargo de Carolina Vianna. A peça expõe a solidão, o amor e a morte, em dramaturgia construída por com base nos contos, crônicas e cartas do escritor. Ao invés de uma adaptação de textos de Caio, o espetáculo retrata as angústias e experiências vivenciadas e escritas por ele.

Além do espetáculo, o ator e dramaturgo Arthur Tadeu Curado, ministrará um workshop gratuito de dramaturgia. A oficina acontece no próprio domingo, também na Sala Cássia Eller, com início às 15h e tem duração de três horas. As inscrições, que também são gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail arthurtadeucurado@gmail.com ou pelo telefone 8628-8446. São 15 vagas e qualquer pessoa interessada pode participar.

Para produzir o espetáculo, Arthur e Carolina viajaram a Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo em busca de informações a respeito da personalidade do escritor. “Caio era uma pessoa de amigos de verdade. Todos os entrevistados se emocionaram ao falar sobre ele”, relembra Arthur. Foram entrevistadas personalidades como, Grace Gianoukas, Paulo Dip, Marcos Breda, Gilberto Gawronski, entre outros.

Considerado um fenômeno da literatura e do jornalismo brasileiro, o escritor Caio Fernando Abreu viveu e escreveu compulsivamente, e morreu com o desejo de continuar a escrita. Em seus textos, Caio apresenta a fragmentação das relações amorosas, o fim das utopias e a impossibilidade do amor. “A experiência de montar esse espetáculo tem sido profundamente transformadora. Caio mexe com a gente”, diz a diretora.

Perseguido pela Ditadura Militar, o escritor gaúcho expôs em suas palavras relações profundas com a realidade e com o momento histórico vivido. Seus textos continuam tão atuais que, nas redes sociais, vários perfis foram criados com o seu nome como uma maneira de manter vivas as obras do escritor.

A montagem é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

Sobre a Cia. Provisória de Teatro
Fundada em 2012 na capital federal, a Cia. Provisória de Teatro surgiu com uma nova proposta – formar diferentes equipes para cada processo de criação e construir projetos baseados na colaboração de vários profissionais cênicos. Ou seja, os integrantes têm liberdade de desenvolver projetos fora da Companhia e, ao mesmo tempo, regressar ao grupo. Assim como novos artistas podem compor outros projetos.

Ficha TécnicaInterpretação: Arthur Tadeu Curado
Dramaturgia e direção: Carolina Vianna
Cenografia: Gladstone Menezes
Figurino e maquiagem: Andréa Alfaia
Iluminação: Wilson Demetrius
Produção Executiva: Arthur Tadeu Curado
Realização: Cia. Provisória de Teatro

Serviço WorkShop de Dramaturgia
01 de junho - domingo - 15h - Sala Cássia Eller da FUNARTE (atrás da Torre de TV) - inscrições pelo email arthurtadeucurado@gmail.com / 8628-8446 - gratuito - 15 vagas

Serviço Espetáculo (m)Eu Caio, Mais Uma de Amor
Local: Sala Cássia Eller, FUNARTE (atrás da Torre de TV)
domingo, 01 de junho - gratuito 
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração do espetáculo: 45 minutos
Informações: 8628-8446

==> Foto: Rapahel Herzog

0 comments:

Postar um comentário