Livros infantis retratam Zumbi e Luiz Gama, líderes que lutaram pelos direitos dos negros

No dia 13 de maio é comemorado o Dia da Lei Áurea. Data que, em 1888, a Princesa Isabel concedeu a liberdade aos negros, depois de anos de revoltas e lutas. Para relembrar esse marco, a editora Callis apresenta duas opções de livros que prometem estimular a curiosidade das crianças e dos adultos. São eles: “Zumbi” e “Luiz Gama”.
 
O primeiro, da escritora Carla Caruso, conta a história de Zumbi, líder que nasceu em Palmares, região do Alagoas, na condição de homem livre. Porém, foi capturado e entregue aos colonizadores com apenas seis anos de idade. Depois de um longo processo de aculturação, o menino fugiu, com apenas quinze anos. De volta a sua comunidade, Zumbi assume a liderança e organiza os outros escravos fugitivos para lutar contra os colonizadores, tornando-se uma lenda, um guerreiro imortal.
 
         Já a obra “Luiz Gama”, escrita por Myriam Fraga, retrata o menino que foi vendido pelo próprio pai como escravo. Ao fazer amizade com um garoto que o ajudou a ler e a escrever, Luiz Gama se deu conta de sua condição ilegal de escravo. Após anos de estudo, Gama se tornou um jornalista reconhecido, e com sua inteligência passou a defender a liberdade e os direitos dos negros. Confira!
 
Serviço:                                            
                                              
Autor: Carla Caruso
Ilustração: Camila Mesquita
Formato: 16 cm x 23 cm                               
64 páginas                                         
Preço: R$ 27,90
 
                                              
Autor: Myriam Fraga
Ilustração: Camila Mesquita
Formato: 16 cm x 23 cm                               
64 páginas                                         
Preço: R$ 27,90

0 comments:

Postar um comentário