“Não gosto de ser segundo para Lewis”, admitiu Nico Rosberg
no sábado logo após perder - mais uma vez - a pole position para Lewis
Hamilton, desta vez no GP da Espanha, válido pela 5ª etapa da temporada. Mas o
alemão da Mercedes vai ter que se conformar. Na corrida no Circuito de
Barcelona-Catalunya deste domingo, ele até pressionou o companheiro de equipe
nas voltas finais, mas não foi capaz de tirar a vitória do britânico. Para piorar
sua situação, Nico agora é “segundo para Lewis” também no campeonato. Com a
quarta vitória seguida, Hamilton, enfim, recuperou o prejuízo do abandono na
primeira na Austrália, alcançou os 100 pontos e assumiu a liderança do Mundial
de Pilotos, com três pontos de vantagem.
A vitória de Hamilton – sua primeira em Barcelona – veio com
mais uma atuação impecável. Com as Mercedes “anos-luz” à frente das demais
equipes, sua única preocupação era Rosberg. E o campeão mundial de 2008 foi cirúrgico:
toda vez que Nico ameaçava se aproximar, ele respondia na pista. No fim, mesmo
com pneus duros, mais lentos que os médios do parceiro, conseguiu administrar a
vantagem e cruzar a linha de chegada 0s6 à frente.
No pódio, Hamilton pôde soltar um sorriso de alívio,
enquanto Rosberg estava visivelmente abatido com mais uma derroa para o companheiro.
Quem também era só sorrisos na cerimônia era Daniel Ricciardo, da RBR. Após ter
perdido o segundo lugar em Melbourne em razão de irregularidades no carro, o
australiano – terceiro colocado na prova – pôde enfim comemorar o seu primeiro
pódio na carreira.
Já Felipe Massa não tem motivos para comemorar. O brasileiro
da Williams apostou em uma estratégia de três pit stops para tentar recuperar o
prejuízo de largar na oitava posição no grid. Mas a tática não funcionou e,
preso no meio do pelotão, ele acabou apenas na 13ª posição. Por outro lado, seu
companheiro de equipe, Valtteri Bottas foi bem, chegando em quinto após largar
em quarto.
A corrida
Na largada, Hamilton e Rosberg mantiveram a ponta com suas Mercedes. Bottas tomou a terceira posição de Ricciardo e subiu para terceiro. Na sequência, apareciam Grosjean, Raikkonen e Alonso. Massa deixou Button para trás e subiu para oitavo. No meio do pelotão, Vettel perdeu uma colocação e caiu para 16º.
Na largada, Hamilton e Rosberg mantiveram a ponta com suas Mercedes. Bottas tomou a terceira posição de Ricciardo e subiu para terceiro. Na sequência, apareciam Grosjean, Raikkonen e Alonso. Massa deixou Button para trás e subiu para oitavo. No meio do pelotão, Vettel perdeu uma colocação e caiu para 16º.
Alguns leves incidentes ocorreram na primeira
volta. Magnussen deu uma escapada e ao voltar para a pista tocou na RBR
de Vettel. Lá atrás. Maldonado se enroscou com Ericsson e os dois deram
um passeio na grama. O venezuelano foi penalizado com cinco segundos, a
serem adicionados em sua próxima parada nos boxes.
Como era de
se esperar, em poucas voltas, com o inigualável carro da Mercedes,
Hamilton e Rosberg “sumiram” na frente dos rivais. Enquanto isso,
Ricciardo ameaçava Bottas tentando recuperar o terceiro lugar.
Vettel,
que estava em 13º, abriu os trabalhos nos boxes, na 12ª volta. Massa
fez sua parada no 16º giro. Já o líder Hamilton foi para os boxes na 19 e
acabou perdendo um pouco de tempo, pois os mecânicos demoraram a fixar
sua roda dianteira esquerda. Mas não foi o suficiente para perder a
primeira posição para Nico, que parou três voltas depois. A dupla da
Mercedes, porém, adotou uma estratégia diferente: Hamilton optou por um
segundo trecho de pneus médios, enquanto Rosberg colocou compostos
duros. Uma aposta do alemão para tentar superar o britânico.
Os
pilotos da RBR foram quem mais lucraram na primeira rodada de pit
stops. Ricciardo voltou em terceiro, à frente de Bottas. Já Vettel, em
razão da parada precoce, apareceu na nona colocação, logo atrás de
Massa. Por pouco, Alonso não conseguiu tomar a sexta posição de Kimi.
Enfim inspirado na temporada, o “Homem de Gelo” ainda subiu para quinto
ao ultrapassar Grosjean. Alonso foi no embalo e, pouco depois, também
deixou o francês da Lotus para trás. O primeiro abandono da prova veio
com Vergne, na 25ª volta, em razão de um problema no escapamento de sua
STR.
Apesar de estar com pneus duros, Rosberg estava reduzindo
a desvantagem para Hamilton. Mas o britânico acordou e começou a virar
muito rápido, aumentando a diferença para 4s.
Oitavo colocado, Massa
decidiu antecipar sua segunda parada, na 30ª volta, e voltou em 14º. O
brasileiro viu Alonso sair dos pits logo à sua frente. Na sequência, foi
ultrapassado por Vettel, mas foi recuperando as posições ao passo que
os demais pilotos faziam suas paradas. E na volta 41, passou Magnussen
para alcançar o oitavo lugar.
Hamilton foi para os boxes na
volta 43 e, mais uma vez, perdeu tempo nos boxes em razão de uma troca
lenta de pneus – ele colocou compostos duros. Rosberg fez sua parada
duas voltas depois, colocou pneus médios e retornou à pista 4s atrás do
britânico. Mais veloz, o alemão começou a reduzir a diferença para o
líder. O britânico respondeu na hora, ao anotar a melhor volta:
1m29s759.
Na segunda rodada de pit stops, Alonso e Vettel
ganharam a posição de Bottas e subiram para quarto e quinto,
respectivamente. Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg e Pérez completavam os
dez primeiros. Massa não estava mais no top 10, porque na volta 48,
Massa foi pela terceira vez para os boxes, em uma estratégia de três
paradas, retornando em 14º novamente.
Vettel e Alonso também
partiram para uma estratégia de três paradas e retornaram em sexto e
sétimo. Com isso, Bottas reassumiu a quarta posição e Raikkonen, a
quinta. Mas por pouco tempo. O tetracampeão da RBR deu o bote e tomou o
lugar do “Homem de Gelo”.
Rosberg voltou a descontar o prejuízo para Hamilton. Faltando 15 voltas ele já estava a somente 2s do inglês. A sete voltas do fim, Nico reduziu a diferença para pouco mais de 1s. Mas a briga do momento era entre Raikkonen e Alonso. O espanhol partiu para cima do finlandês e assumiu a sexta colocação. Um pouco mais atrás, Vettel passava Bottas e passava para a quarta posição.
Rosberg voltou a descontar o prejuízo para Hamilton. Faltando 15 voltas ele já estava a somente 2s do inglês. A sete voltas do fim, Nico reduziu a diferença para pouco mais de 1s. Mas a briga do momento era entre Raikkonen e Alonso. O espanhol partiu para cima do finlandês e assumiu a sexta colocação. Um pouco mais atrás, Vettel passava Bottas e passava para a quarta posição.
Nico, enfim, ficou a menos de 1s para Hamilton, podendo usar a asa móvel. Ele colou de vez na última volta. Mas Hamilton conseguiu controlar a vantagem, recebendo a bandeira quadriculada com 0s6 de vantagem.
Confira o resultado final do GP da Espanha:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com 1h41m05s155
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +0s636
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +49s014
4) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +1m16s702
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m19s293
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m27s743
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta
15) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) com 34 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) com 24 voltas
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reprodução Globoesporte
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