COPA DO MUNDO 2014: Time antibomba em ação

Brasília, 17 de maio de 2014 - Horas antes de receber a partida final do Candangão 2014, áreas internas do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha passaram na manhã deste sábado (17/5) por uma completa varredura antibomba. Homens e cães da Polícia Militar e da Polícia Federal percorreram os vestiários e tribunas de autoridades, numa ação especial para os preparativos finais da arena para receber os sete jogos da Copa do Mundo da FIFA.

Cerca de 30 policiais e quatro cães foram utilizados na operação, que mobilizou efetivos dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Cães da PMDF e agentes da Polícia Federal. No vestiário, os cachorros treinados com faro apurado percorreram as instalações onde ficarão os jogadores e comissões técnicas das seleções nos dias de jogos, banheiros, chuveiros e salas de repouso.

Depois da varredura dos cães, agentes e policiais fizeram o mesmo percurso, vistoriando minuciosamente, com a utilização de lanternas e detectores,   cada centímetro do local com o objetivo de localizar qualquer objeto que pudesse ameaçar a integridade das seleções.

Preparação - “Essa ação integra um conjunto de medidas que planejadas para a proteção das delegações, autoridades e do público em geral. Não é a primeira e nem será a última. Faz parte da nossa preparação para a Copa. Antes de cada uma das partidas, estaremos aqui novamente”, destacou o coronel Agrício Silva, comandante do Bope.

Dentro dos preparativos para o Mundial, já foram feitas simulações de combates a ataques terroristas, de varredura de armas químicas, incêndio, escoltas e tumulto entre torcedores pelas forças de segurança do Distrito Federal que estarão atuando na maior torneio de futebol do planeta.

Teste - Durante a partida final entre Luziânia e Brasília pelo título do Candangão, o Comitê Organizador Local (COL) vai testar alguns aspectos de duas áreas de atuação como preparação final do estádio para os jogos da Copa do Mundo da FIFA: segurança interna do estádio e serviços médicos.

O Mané Garrincha vem sendo testado há um ano, desde a sua inauguração, destacando especialmente as partidas Santos e Flamengo, a abertura da Copa das Confederações (Brasil e Japão), o amistoso da Seleção Brasileira com a Austrália, em 7 de setembro, além de outras 26 partidas realizadas na arena.

A capital federal vai receber sete partidas – número máximo para uma cidade-sede. Serão quatro jogos na primeira fase, um nas oitavas e um nas quartas de final, além da disputa do terceiro lugar.

0 comments:

Postar um comentário