Guarda Sonhos no Cena Brasília - DE 07 A 09 DE NOVEMBRO

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro,  o público brasiliense vai ter a oportunidade de assistir ao espetáculo “Guarda Sonhos”, solo de Tainá Barreto, do Grupo Peleja (PE), no Espaço Cena Brasília. "Guardas Sonhos" parte de tradições coletivas para chegar a uma expressão singular, trazendo para a cena as ferramentas que fazem parte da trajetória pessoal da intérprete-criadora, tais como a dança contemporânea, o teatro físico e o butô.

O espetáculo transita na fronteira entre a dança e o teatro, tateando possibilidades para a expressão de uma bailarina que procura um caminho para si. Elementos de frevo e cavalo marinho aparecem diluídos numa criação coreográfica que mescla informações corporais de diferentes contextos. Porém mais do que a recriação de movimento destas danças, este trabalho é um olhar para dentro, preenchido pela memória afetiva e pelas sensações corporificadas de uma intensa experiência com os sambadores da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Estímulo à CriaçãoArtística 2008.

Formação - Durante os três dias, haverá também realização da oficina Cavalo marinho e o corpo na cena, com Tainá Barreto. O trabalho aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do cavalo marinho na construção de uma prática para o ator-dançarino que abre caminhos para uma relação subjetiva e pessoal com os princípios técnico-expressivos das tradições. A partir das dinâmicas corporais da dança do cavalo marinho, serão trabalhados jogo, presença cênica, pulso, intenção, manipulação de energia e dinâmica corporal. Público-alvo: atores, dançarinos, performers, interessados em dança com disposição para o trabalho corporal. Inscrições gratuitas pelo email: tainadmb@gmail.com


Sobre o processo, por Tainá Barreto
            Nasci em Brasília/DF, estudei em Campinas/SP, moro em Olinda/PE. Sou bailarina e tenho formação em dança a partir do balé clássico. Minha experiência junto ao cavalo marinho, tradição expressiva realizada por cortadores de cana-de-açúcar na Zona da Mata Norte de Pernambuco, coincide com a trajetória do Grupo Peleja. Nossa primeira pesquisa de campo aconteceu em 2004, numa longa viagem que nos possibilitou não somente conhecer diferentes grupos, mas principalmente presenciar a realidade em que o cavalo marinho está inserido, conviver com os sujeitos da brincadeira, suas famílias e seu modo de viver. Essa convivência pôde ser aprofundada nas outras viagens que se seguiram e mais ainda quando fixei residência em Pernambuco a partir de 2008. Desta época também data meu interesse pelo frevo, que aumentou à medida em que intensifiquei meu contato com passistas de Recife, fazendo aulas e “frevando” no carnaval pelas ladeiras de Olinda.
         Em 2008, iniciei um processo criativo de um trabalho solo que pudesse ser inserido no universo da dança contemporânea. Desejava mesclar a experiência corporal advinda de minha formação erudita em dança (balé clássico, butô, técnicas de dança moderna e contemporânea) à vivência junto ao frevo e ao cavalo marinho, observando como tais experiências poderiam afetar-se e transformar-se mutuamente. Contemplada pela Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Dança, mergulhei neste processo que visava não somente reelaborar as formas apresentadas na brincadeira, mas principalmente fazer um inventário pessoal das minhas sensações quando em contato com este universo tão diferente daquele de onde venho.

         Dessa maneira, motivada pela curiosidade em relação ao outro e pelo desejo de conhecer o que há além da dança característica de uma comunidade, travei batalhas internas, numa constante negociação entre os valores e informações corporais em mim já existentes, e as novas  informações que a mim se apresentavam. Em cena, lanço mão das minhas ferramentas artísticas e elaboro as memórias afetivas deste encontro, trago tanto o que me comove no universo rude do cavalo marinho quanto o que me alegra na festividade do carnaval.

Ficha técnica do espetáculo
Coreografia, direção e interpretação: Tainá Barreto
Direção musical: Helder Vasconcelos
Trilha sonora original: Helder Vasconcelos e Johann Brehmer
Desenho de luz: Lineu Gabriel
Figurino: Fabiana Pirro
Execução de figurino: Regina Cely e Fábio Costa
Confecção de adereços: Maria do Socorro e Lineu Gabriel
Participações na trilha sonora: Andrea Ernest Dias, Cláudio Rabeca e Romildo Roma
Realização e produção: Grupo Peleja
Duração: 40 minutos.
Classificação livre.


Tainá Barreto é brasiliense, Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna, Mestranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UNB. É atriz-dançarina pesquisadora do Grupo Peleja desde 2003, com o qual investiga as tradições de frevo, cavalo marinho e maracatu rural em interface com a produção de teatro físico e dança contemporânea. Foi atriz convidada de “Shi Zen 7 Cuias”, espetáculo de butô do LUME Teatro (SP). Integrou a Cia. Domínio Público de dança contemporânea, dirigida pela coreógrafa americana Holly Cavrell (SP). Foi contemplada pelo Programa BNB de Cultura 2009, com o projeto “Teatro e Dança: uma brincadeira – pesquisa para as artes cênicas”, realizado em Recife-PE. Foi contemplada pela FUNARTE no programa de Bolsas de Criação Artística 2008, com o projeto “Dança – um olhar contemporâneo sobre a Tradição”. Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, atualmente pesquisa as relações de gênero e o universo feminino em torno do cavalo marinho. Ministra aulas de dança contemporânea e consciência corporal, além de oficinas de iniciação em dança para o público geral.


SERVIÇO

Grupo Peleja no Espaço Cena Brasília.
GUARDA SONHOS (espetáculo solo de dança)
Dias 07, 08 e 09 de novembro às 21h00.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00.

Cavalo marinho e o corpo na cena (oficina)
Dias 07, 08 e 09 de novembro de 9h00 às 12h00.
Inscrições gratuitas a partir de 21/10 pelo email: tainadmb@gmail.com

Toda a programação faz parte do projeto Grupo Peleja – circulação nacional, patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Funcultura. O circuito 2013 inlcui São Paulo/SP, Salvador/BA e Fortaleza/CE.

==> Foto: Renata Pires

0 comments:

Postar um comentário