GUIA DA RODADA #21: tempos decisivos na briga pelo título brasileiro

O título brasileiro passa pelas próximas rodadas, a começar pela 21ª, neste fim de semana. Cabe o raciocínio de que todos os jogos valem três pontos, mas alguns três pontos pesam mais do que outros. O Cruzeiro, inabalável na caminhada rumo ao título, sentirá na pele que um campeonato de pontos corridos também pode ter finais. Os líderes terão, nas próximas quatro rodadas, confrontos diretos com alguns de seus principais concorrentes ao título. Enfrentam, na sequência, Atlético-PR (quarto colocado), Botafogo (segundo), Corinthians (sexto) e Inter (quinto). Se passar bem por este período, a Raposa poderá encaminhar a conquista do Campeonato Brasileiro de 2013.

A rodada já começa com seu jogo mais determinante, Cruzeiro x Atlético-PR, às 18h30m de sábado, no Mineirão. No mesmo dia, outra partida importante, mas pela luta contra o rebaixamento: Fluminense x Portuguesa, às 21h, no Maracanã.

As outras oito partidas são no domingo. Destaque para Vasco x São Paulo e Ponte Preta x Flamengo - outros dois jogos envolvendo equipes que precisam se preocupar com riscos de queda.


CRUZEIRO x ATLÉTICO-PR
confronto guia da rodada bolinha Cruzeiro x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)SÁBADO, 18H30M - MINEIRÃO

Separados por oito pontos, o líder e o quarto colocado do Brasileirão fazem o jogo mais importante da rodada. A partida é determinante tanto na luta pelo título quanto na briga por vaga na Libertadores. O Cruzeiro, com uma vitória, pode disparar na ponta; mas, com uma derrota, pode ser acossado pelos rivais. Já o Furacão tenta usar o duelo justamente para se aproximar do topo - e, consequentemente, consolidar posição no G-4. As duas equipes sustentam trajetórias impressionantes nas últimas rodadas. A Raposa tem seis vitórias consecutivas. Faz um mês que sequer empata no Brasileiro. E o Rubro-Negro não perde há 13 rodadas, desde 14 de julho - dois meses atrás. Na última rodada, porém, a equipe comandada por Vagner Mancini titubeou ao empatar em casa com o Fluminense, ao passo que o Cruzeiro bateu o Goiás como visitante. A cada jogo, parece se fortalecer o elenco celeste. Foi o que mostraram jogadores como Alisson e Willian, decisivos no Serra Dourada. E o grupo paranaense também se consolida. Não há suspensos para o jogo contra a Raposa.

Cartola FC: Melhor ataque do Brasileiro com larga vantagem para o segundo colocado (44 a 35 gols), o Cruzeiro só deixou de balançar a rede uma vez em dez partidas que fez em casa. Portanto, a aposta em um homem ofensivo da Raposa é quase uma obrigação. Além de ser barato (C$ 5,89), Ricardo Goulart é o artilheiro da equipe na competição. O meia Everton vem sendo um dos destaques do Atlético-PR na Série A e tem um valor de mercado interessante (C$ 10,84). Além disso, sua pontuação média é de 4,08.

Na TV: SporTV (menos Minas Gerais) e Premiere FC, com Rogério Corrêa e Bob Faria.

Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Katiuscia Berger Mendonça (ES).

Você sabia que... Cruzeiro e Atlético-PR têm histórico muito parecido nos duelos pelo Brasileirão? Cada um tem dez vitórias, além de 14 empates. A Raposa, porém, fez mais gols: 54 a 47.


FLUMINENSE x PORTUGUESA
confronto guia da rodada bolinha Fluminense x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)SÁBADO, 21H - MARACANÃ

Fluminense e Portuguesa ensaiam uma fuga das proximidades da zona de rebaixamento. O jogo da noite deste sábado, no Maracanã, testa o momento ascendente das duas equipes. A Portuguesa venceu três dos últimos quatro duelos. O porém é que foram todos dentro de casa. Como visitante, a Lusa ainda não ganhou no Brasileirão. Conquistou apenas quatro pontos longe de seus domínios, fruto de quatro empates. Já o Tricolor acumula três partidas sem perder. Teve dois empates expressivos fora do Rio, contra Atlético-MG (2 a 2) e Atlético-PR (1 a 1), e bateu o Bahia em casa. Em momento de tensão política, com saída do vice de futebol e eleições no horizonte, o time carioca tenta retomar a harmonia com a torcida. O Maracanã é visto como um trunfo. Há uma semana, quase 30 mil pessoas apoiaram a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo na vitória sobre o Bahia. Na Portuguesa, a principal arma é o atacante Diogo, que parece retomar o futebol que apresentou na própria Lusa em 2007. Ele deu os passes dos dois gols na vitória de 2 a 0 sobre o Vasco, nesta quarta-feira..

Cartola FC: O Fluminense tem no lateral Carlinhos uma das suas principais forças ofensivas. Com a segunda melhor média de pontos do time, ele custa C$ 13,14. Vale o investimento. Em franca recuperação na Série A, a Portuguesa tem no atacante Gilberto o seu principal destaque. Ele já marcou sete gols no Brasileirão.  Além disso, sua média de pontos se aproxima de cinco por jogo.

Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Edinho.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR).

Você sabia que... uma partida entre as duas equipes não termina empatada há 12 anos? A última foi em 2001, por 0 a 0, pelo Brasileirão. Desde então, ocorreram seis vitórias do Flu e três da Lusa.


VASCO x SÃO PAULO
confronto guia da rodada bolinha Vasco x São Paulo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 16H - SÃO JANUÁRIO

Dois dos maiores clubes do Brasil vivem momento que contradiz suas histórias de conquistas - somados, têm dez títulos brasileiros. Paciência: resta a Vasco e São Paulo a luta contra o constrangimento da queda. O time carioca tenta se recuperar da derrota de 2 a 0 para a Portuguesa. E terá, ainda em setembro, outros jogos contra concorrentes diretos (pelo menos no momento) na batalha para escapar da degola - depois do São Paulo, também pega Vitória, Atlético-MG e Bahia. Os cariocas contam com a presença de Juninho Pernambucano em São Januário. Preservado, ele só jogou o segundo tempo contra a Lusa. No São Paulo, as expectativas crescem após a reestreia positiva de Muricy Ramalho, com vitória de 1 a 0 sobre a Ponte Preta nesta quinta-feira. É muito evidente que sobram problemas para o time corrigir, mas o treinador já começa a fazer aquilo que se espera dele: organizar a equipe defensivamente para que pelo menos pare de perder. Foi emblemático o gol da vitória sobre a Macaca, com passe de Ganso e conclusão de Luis Fabiano, dois jogadores que precisam ser recuperados para que dê certo o projeto de fuga do Z-4 do Tricolor.

Cartola FC: Marlone vem se firmando na equipe titular do Vasco. Com bom arremate de longe e dribles que provocam faltas, ele tem média de 4,54 pontos por jogo no Cartola FC. Para quem custa somente C$ 3,23, a revelação é um ótimo investimento. Rodrigo Caio foi improvisado na zaga são-paulina e lá se firmou. Com personalidade, o jovem são-paulino vem fazendo 5,73 pontos por partida. Vale o desembolso de C$ 15,13.

Na TV: TV Globo (para RS, SC, PR, SP, MG - menos cidades de Coronel Fabriciano e Montes Claros -, MS, MT, DF, SE, PE, RN, CE, MA e PA - menos Santarém e região), com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Roby Porto e Lédio Carmona.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Carlos Berkenbrock (SC) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO).

Você sabia que... o Vasco não bate o São Paulo em casa há seis jogos? A série vem desde 2005, com três vitórias tricolores e três empates.


CORINTHIANS x GOIÁS
confronto guia da rodada bolinha Corinthians x Goiás (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 16H - PACAEMBU

O Corinthians passa por um momento de autoanálise. O campeão mundial não engrena no Brasileirão. Beira o G-4, mas não entra nele. E não empolga em campo. Tem a consistência defensiva de sempre (é a melhor defesa do campeonato, com apenas nove gols sofridos), só que não repete a competência na frente. É mais organizado do que criativo. Tanto que fez apenas 19 gols - média de menos de um por rodada. A série de três jogos sem vitórias (derrota de 1 a 0 para o Inter, empate por 0 a 0 com o Náutico e nova derrota de 1 a 0, desta vez para o Botafogo) começa a pressionar o técnico Tite, que busca novas alternativas para que a equipe fique menos previsível. Os retornos de Alexandre Pato e Guerrero, de volta das seleções de Brasil e Peru, são um alento - o primeiro chegou às pressas no Rio e foi a campo na etapa final contra o Botafogo. No Goiás, a grande questão é contar ou não com o atacante Walter. O time esmeraldino não é o mesmo sem ele. Das arquibancadas, o jogador viu seus colegas sofrerem a primeira derrota em casa sob o comando de Enderson Moreira, nesta quarta-feira, para o Cruzeiro. Eram 41 jogos de invencibilidade como mandante. O resultado deixou a equipe verde nove pontos distante do G-4. É preciso vencer agora, sob pena de a classificação à Libertadores ficar inviável.

Cartola FC: Guardião da defesa menos vazada do Brasileiro, o goleiro Cássio tem sido sinônimo de segurança na meta corintiana. Ele já fez 18 defesas difíceis na competição e tem um preço aceitável para o retorno que normalmente garante: C$13,84. Rejeitado pela torcida em sua passagem pelo Vasco, o lateral-esquerdo William Matheus encontrou o seu melhor futebol com a camisa do Goiás. Pelo Esmeraldino, o jogador vem pontuando bem no Cartola, por apenas C$ 9,18.

Na TV: TV Globo (para Goiás e Tocantins), com Cezar Resende e Cláudio Rabelo de Castro, e Premiere FC, com Jota Jr. e Belletti.

Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Guilherme Dias Camilo (MG) e José Javel Silveira (RS).

Você sabia que... o confronto entre Corinthians e Goiás costuma ser marcado por goleadas? O Timão fez 5 a 0 em 84, 4 a 0 em 85 e 5 a 1 em 2010. Já o Esmeraldino aplicou 4 a 1 em 2009.


PONTE PRETA x FLAMENGO
confronto guia da rodada bolinha Ponte Preta x Flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 16H - MOISÉS LUCARELLI

Outro jogo com reflexo na parte inferior da tabela. O Flamengo tenta, pela primeira vez no Brasileirão, ganhar duas partidas seguidas. Pode ser o momento ideal para isso. Bater o Santos por 2 a 1 nesta quinta-feira rendeu a tranquilidade que os rubro-negros esperavam. E o adversário apresenta enorme fragilidade. É impressionante: a Ponte Preta tem sete derrotas consecutivas no campeonato. Não por acaso, mergulhou de cabeça na zona de rebaixamento. A Macaca é a vice-lanterna, já oito pontos afastada do Fluminente, o primeiro fora da área de queda no momento. Em casa, o time campineiro só venceu dois jogos, contra Criciúma e Santos. Precisa com urgência de recuperação. Seu técnico é Jorginho, que comandou justamente o Flamengo no início do Brasileiro. O técnico ainda não conseguiu vencer na competição. Com os cariocas, teve duas derrotas (uma delas justamente para a Ponte) e dois empates. Com a Macaca, são quatro derrotas em quatro jogos. Seu substituto na Gávea foi Mano Menezes, que ainda tenta fazer o time se consolidar. Para domingo, volta a dúvida entre Hernane e Marcelo Moreno no ataque.

Cartola FC:Fellipe Bastos deixou o Vasco recentemente para se transferir para a Ponte Preta e tem agradado. Apesar da má fase da equipe, o volante tem se sobressaído no Cartola FC. A média de pontos de Bastos é de 4,54 por um preço de C$ 13,86. Hernane não é um dos atacantes mais técnicos. Porém, seu faro de gol tem tirado o Flamengo do sufoco por muitas vezes. Por C$ 15,98 você contrata para o Cartola um jogador que tem rendido 6,39 pontos por jogo.

Na TV: TV Globo (para RJ, ES, AP, RR, AC, RO, AM, PI, PB, AL, BA e cidades de Coronel Fabriciano-MG, Montes Claros-MG e Santarém-PA), com Luis Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Henrique Gudi e Müller.

Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Neuza Inês Back (SC).

Você sabia que... o Flamengo não vence a Ponte Preta há oito anos pelo Brasileiro? A escrita ocorre desde 2005, quando fez 1 a 0 no Rio.


CRICIÚMA x INTER
confronto guia da rodada bolinha Criciúma x Inter (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 16H - HERIBERTO HÜLSE

O Criciúma vem dando sinais de que se livrar do rebaixamento pode não ser um monstro dos mais feios. Sabe-se que o time é forte em casa (embora os resultados não venham sendo tão bons assim lá), e agora o Tigre também passou a incomodar fora, onde somou sete dos últimos nove pontos que disputou. Os jogos sequenciais no Heriberto Hülse, contra Inter e Fluminense, podem dar ao clube catarinense o sossego que ele busca na tabela. Neste domingo, a torcida visitante também estará presente. É grande a colônia gaúcha na região. E grande a expectativa por um Inter que pare de patinar na competição. Parece sempre o mesmo filme: quanto mais se espera, menos o time gaúcho faz. Depois de vencer a Ponte Preta fora de casa, os colorados tinham duas partidas em Novo Hamburgo para invadir o G-4. Resultado: derrota para o Santos e empate com o Vitória. A contestação sobre o trabalho de Dunga já se marca presente. Ele foi chamado de burro por torcedores nesta quinta-feira. Mesmo assim, a distância para a zona da Libertadores é de apenas quatro pontos.

Cartola FC: O lateral-direito Sueliton tem sido uma peça-chave na recuperação do Criciúma no Brasileiro. Com o valor de mercado em apenas C$ 6,59, o jogador pode ser uma boa opção para a sua equipe. Recém-chegado ao Internacional, o argentino Scocco vem aos poucos mostrando o que é capaz de fazer dentro da área. Artilheiro nato, ele tem gerado 4,40 pontos por partida ao cartoleiro que aposta em seu futebol.

Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Moisés Aparecido de Souza (PR).

Você sabia que... o Criciúma só venceu o Inter duas vezes? Foi em 2003 e 2004, por 1 a 0 e 2 a 1, ambas no Heriberto Hülse.


CORITIBA x BAHIA
confronto guia da rodada bolinha Coritiba x Bahia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 16H - COUTO PEREIRA

Dois times necessitados de recuperação se enfrentam no Paraná. O Coritiba, que começou tão forte o campeonato, cai aos poucos. Nos últimos oito jogos, só venceu um. O título, antes um sonho para uma equipe que chegou a liderar a competição, virou utopia - já são 15 pontos de distância para o Cruzeiro. Mesmo a Libertadores parece improvável, já que seu maior rival, o Atlético-PR, atual último classificado, abriu sete pontos já. Mas o mais preocupante no Coxa é a queda de rendimento. O time foi engolido pelo Atlético-MG nesta quinta-feira. Levou três gols de Jô ainda no primeiro tempo e não soube reagir. Com muitos jogadores lesionados (casos, por exemplo, de Deivid e Geraldo), o time ainda perdeu para este fim de semana o zagueiro Escudero e o volante Willian, suspensos. O alento para a torcida alviverde é que o adversário vive momento ainda pior. O Bahia despenca, de forma preocupante, rumo à zona de rebaixamento. Está apenas dois pontos à frente dela. Vem colecionando péssimos resultados. Não vence há quatro jogos. Na última rodada, os tricolores chegaram a levar 2 a 0 do Criciúma, mas reagiram e pelo menos buscaram um empate. É um momento delicado para o clube, em tempos de transição política, com troca de presidente e auditoria interna para detectar os (muitos) problemas administrativos da gestão de Marcelo Guimarães Filho, destituído do cargo.

Cartola FC: Maestro do Coritiba e personagem principal na boa campanha do clube, Alex é quase unanimidade entre os cartoleiros. Mesmo com o alto valor de mercado (C$ 21,89), o craque costuma mandar bem em quase todas as vezes que vai a campo. Não por acaso, sua média de pontos é de 8,20. O goleiro Marcelo Lomba vem fazendo o que pode para evitar que o Bahia despenque ainda mais na tabela. Com 23 defesas difíceis, ele vem cumprindo bem o seu papel na meta baiana. Lomba custa C$ 13,65.

Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), com Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ).

Você sabia que... o Bahia venceu apenas um dos 11 jogos contra o Coritiba no Paraná pelo Brasileirão? Foi em 1985. Nos demais encontros, sete triunfos do Coxa e três empates.


VITÓRIA x NÁUTICO
confronto guia da rodada bolinha Vitória x Náutico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 18H30M - BARRADÃO

Jogo muito importante para o Vitória. Em casa, contra o pior time do campeonato, os baianos precisam tratar a conquista de três pontos como uma lei. Vencer o jogo significa respirar. A zona de rebaixamento se aproxima rapidamente, e mesmo bons resultados, como o empate por 2 a 2 com o Inter fora de casa, acabam tendo seus efeitos amenizados. Já são seis jogos sem vitórias para o Leão. Mas não tem fase ruim que se compare à do Náutico. Quatorze pontos já afastam o Timbu, lanterna do Brasileirão, do primeiro time fora da zona de rebaixamento. A ida à Série B parece questão de tempo para os pernambucanos, donos de apenas duas vitórias em 19 jogos. São dez partidas sem ganhar. Nem em casa o Timbu consegue pontuar: nos últimos quatro jogos em seus domínios, foram quatro derrotas. O atacante Rogério, lesionado, está fora. Assim, abre espaço para Hugo.

Cartola FC: O lateral-esquerdo Juan chegou ao Vitória querendo mostrar que ainda tem potencial para ser um dos melhores do país em sua posição. Por enquanto, o camisa 6 vem atingindo as expectativas da torcida rubro-negra. Por um bom preço (C$ 7,81), ele pode fazer parte do seu time no Cartola FC. A péssima campanha do Náutico não pode ser ligada ao desempenho de Derley. Um dos poucos jogadores regulares do time pernambucano, o volante vem conquistando 3,22 pontos por jogo. Além disso, seu valor de mercado é bem em conta: C$ 5,19.

Na TV: Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), com Carolina Romanholi Melo (CE) e Frederico Soares Vilarinho (MG).

Você sabia que... faz 41 anos que o Náutico não vence o Vitória em Salvador pelo Brasileiro? O primeiro e único triunfo do Timbu na casa do adversário foi em 1972.


GRÊMIO x ATLÉTICO-MG
confronto guia da rodada bolinha Grêmio x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 18H30M - ARENA GRÊMIO

Muito se fala, com razão, da campanha do Cruzeiro. Muito se fala, com razão, da solidez do Botafogo no campeonato. E o Grêmio, sem chamar tanto a atenção, vai se firmando como outro forte candidato ao título. O time de Renato Gaúcho venceu sete dos últimos oito jogos que disputou. É campanha de Barcelona, como disse o treinador tricolor. Neste domingo, o desafio é contra ninguém menos que o campeão da América, que parece estar novamente focado no Brasileirão: venceu o Coritiba por 3 a 0 na última rodada e não perde há nove jogos. Total destaque para a possível presença de Ronaldinho Gaúcho, pela primeira vez, no novo estádio do clube que o criou. No anterior, o Olímpico, ele foi extremamente hostilizado pela torcida gremista - que o tem como desafeto depois que ele preferiu defender o Flamengo no retorno ao Brasil.

Cartola FC: Depois de um período com a seleção chilena, Vargas está de volta ao Grêmio. O gringo é uma boa aposta para o duelo com o Atlético-MG. Ele vai substituir o suspenso Kleber e terá que provar que pode ganhar novamente um lugar entre os titulares. Ele custa C$ 11,99. Envolvido em uma polêmica venda do Grêmio para o Galo, o goleiro Victor pretende fechar o gol diante do ex-clube. E pode render muito ao seu time por C$ 12,34.

Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ).

Você sabia que... o Grêmio não conseguiu fazer gols nas últimas quatro vezes em que enfrentou o Galo? Perdeu três (2 a 0 em 2011, 1 a 0 em 2012 e 2 a 0 em 2013) e empatou outra (0 a 0 em 2012).


SANTOS x BOTAFOGO
confronto guia da rodada bolinha Santos x Botafogo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)DOMINGO, 18H30M - VILA BELMIRO

A rodada termina com um jogo importantíssimo. A boa sequência do Botafogo no campeonato tem forte teste contra o Santos na Vila Belmiro. Como o Cruzeiro também tem partida bastante complicada (contra o Atlético-PR, mas em casa), as primeiras colocações sofrerão aproximação ou distanciamento - processo que pode ser decisivo lá na frente. O time alvinegro vem dando sinais de que a perda de jogadores importantes, caso de Vitinho, não foi exatamente o fim do mundo. Com o surgimento de atletas como Hyuri, a equipe de Oswaldo de Oliveira acumula três vitórias nas últimas três rodadas. E com boa dose de superação, como na virada contra o Criciúma e no triunfo diante do Corinthians, com gol nos últimos minutos. Jefferson retorna ao time contra o Santos, para quem a partida também tem muito valor. Aos poucos, sem chamar a atenção, o Peixe se aproximou da briga por vaga na Libertadores. Está sete pontos distante do G-4, mas tem um jogo atrasado a recuperar. A caminhada, porém, foi freada pela derrota para o Flamengo nesta quinta-feira, no Maracanã - resultado justificável, visto que o time havia jogado dois dias antes, também fora de casa, com vitória sobre o Inter. O desgaste tende a ser problema novamente, mas agora há um dia a mais de preparação - além do conforto de jogar como mandante.

Cartola FC: Xerife da zaga do Santos, Edu Dracena volta de suspensão neste domingo. Com uma bela média de pontos no Cartola (5,03), o defensor merece o seu voto de confiança para o duelo alvinegro contra o Botafogo. O volante Marcelo Mattos vem sendo um cão de guarda do bom time de Oswaldo de Oliveira. Por apenas C$ 8,64, a chance é grande de você pontuar bem pelo alto número de roubadas de bola do jogador.

Na TV: Premiere FC, com Jorge Vinícius e Rivelino Teixeira.

Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Cristhian Passos Sorence (GO) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC).

Você sabia que... o Santos ainda não perdeu como mandante no Brasileirão 2013? São nove jogos, com quatro vitórias e cinco empates.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Globoesporte

0 comments:

Postar um comentário