Com capacete reluzente, 'brilhante' Vettel reina na noite de Cingapura

No iluminado circuito de Marina Bay, palco do GP de Cingapura deste domingo, Sebastian Vettel escolheu uma pintura especial de capacete, com direito a glitter e faixas refletivas, para brilhar na única corrida noturna da temporada. E tão brilhante quanto seu capacete foi sua atuação na 13ª etapa de 2013. Pole position, levou um susto apenas na largada, quando foi ultrapassado por Nico Rosberg (Mercedes). Mas deu o troco no compatriota na curva seguinte e, daí em diante, disparou na frente com sua potente RBR. Com um ritmo alucinante, parecia correr em uma categoria à parte, não sendo ameaçado em mais nenhum momento até cruza a linha de chegada em primeiro, com mais de 30s de vantagem sobre o segundo colocado. Um passeio que por questão de segundos não terminou no limite de duas horas, na mais longa corrida do ano. A soberania do alemão foi tanta que ele alcançou o chamado “Grand Chelem”, algo raro na Fórmula 1: pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas. Foi seu terceiro na carreira. O recordista é Jim Clark, com oito.

Tão brilhantes quanto Vettel foram  Fernando Alonso (Ferrari) e Kimi Raikkonen (Lotus). Os futuros companheiros de equipe no time de Maranello em 2014 deram espetáculo. Com uma largada fantástica, o espanhol pulou da sétima para a terceira posição e subiu para o segundo lugar graças a uma acertada estratégia de pit stops na hora da entrada do safety car. Já o finlandês, com fortes dores nas costas, precisou tomar infiltração para ter condições de correr. No sacrifício, protagonizou uma reação surpreendente, fechando o pódio em terceiro após largar em 13º.

Massa não acerta na tática e é sexto

Em sua primeira corrida após o anúncio de que não seguirá na Ferrari no próximo ano, Felipe Massa teve atuação discreta. Após largar em sexto, optou por uma tática de três pit stops, um a mais que a maioria dos rivais, e acabou perdendo posições. Mas nas voltas finais, conseguiu encaixar uma reação e diminuiu o prejuízo. Deixou adversários com pneus mais gastos para trás, para cruzar na mesma sexta colocação.

Webber pega carona com Alonso

Enquanto Vettel recebia a bandeirada e assistia ao espetáculo de fogos especialmente preparado para a chegada do GP, seu companheiro de RBR, Mark Webber, via seu carro pegar fogo na última volta. A pé, o australiano arranjou uma carona no carro do amigo Alonso após a corrida. Cena rara hoje em dia, mas comum na "era romântica" da F-1, sendo a mais famosa delas protagonizada por Ayrton Senna e Nigel Mansell no GP da Espanha de 1991. A prática, no entanto, é passiva de punição atualmente em razão da interpretação de algumas regras e Webber e Alonso estão sendo investigados.

Com a mão no tetra

Esta é a terceira vitória seguida de Vettel na temporada, a sétima no ano. O alemão da RBR chegou também a 33 triunfos na Fórmula 1, ultrapassando o rival Alonso e se isolando como o quarto maior vencedor da história da categoria. O triunfo deixa Vettel cada vez mais próximo do tetra. Restando seis etapas para o fim da temporada, o alemão soma 247 pontos, 60 a mais que o vice-líder Fernando Alonso. Felipe Massa segue em sétimo.

Próxima etapa: GP da Coreia do Sul, 6 de outubro

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, com o GP da Coreia do Sul, válido pela 14ª etapa da temporada, com treino classificatório e corrida transmititos ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Os treinos livres são exibidos pelo SporTV.

Rosberg deu o bote em Vettel logo nos primeiros metros e assumiu a ponta. Mas foi por uma fração de segundos. O alemão da RBR foi rápido, deu o troco na curva seguinte e retomou o primeiro lugar. O destaque da largada foi Alonso. Com a “faca nos dentes”, o espanhol pulou de sétimo para terceiro, deixando Massa, Hamilton, Webber e Grosejan para trás. Hamilton tomou o sexto lugar do brasileiro da Ferrari, mas como usou a parte de fora da pista, precisou devolver a posição. Após o susto do início, Vettel começou seu cruzeiro. Em apenas cinco voltas, disparou na ponta, abrindo mais de seis segundos sobre Rosberg. Alonso aparecia em terceiro, seguido por Webber, Grosjean, Massa e Hamilton.

Correndo com dores nas costas, Raikkonen abriu as atividades nos boxes no 12º giro. O finlandês, que era 10º, retornou em 19º. Dos ponteiros, o primeiro a fazer seu pit stop foi Felipe Massa, logo na volta seguinte, caindo para 13º.

Líder, Vettel estendeu o quanto pôde sua permanência na pista, parando apenas na volta 17, e ainda assim retornou com folga sobre Rosberg na ponta. Neste momento, Di Resta, em terceiro, era o único do grid a não ter visitado os boxes. Quando o escocês da Force India finalmente fez seu pit stop, Alonso subir para terceiro, seguido de perto por Webber e Grosjean. Em sexto aparecia Hamilton, que havia ganhado a posição de Massa na parada.

Ricciardo beija o muro

O Safety Car, figurinha recorrente em todas as corridas disputadas até hoje em Cingapura, enfim deu as caras na 25ª volta. Graças a Daniel Ricciardo. O jovem australiano freou tarde demais, fritou pneus e perdeu o controle de sua STR, acertando com força a barreira de proteção na saída da curva 17. Nos boxes, admitiu o erro em entrevista à TV Globo.

Safety car promove variedade de estratégias e movimenta a corrida

A entrada do carro de segurança provocou um corre-corre para os boxes. Alonso, Grosjean, Massa, Button, Raikkonen, Pérez, Hulkenberg, Sutil e Maldonado aproveitaram para fazer seus segundos pit stops. Já Vettel, Rosberg, Webber, Hamilton e Di Resta preferiram permanecer na pista.

A relargada se deu na 31ª volta e não houve mudanças no pelotão da frente. Vettel manteve a ponta com extrema facilidade, com Rosberg em segundo, seguido por Webber, Hamilton, Alonso, Grosjean, Di Resta, Massa, Button e Raikkonen. A supremacia de Vettel era tão grande que em apenas duas voltas após a saída do Safety Car, o alemão da RBR já havia colocado uma vantagem de mais de cinco segundos sobre Rosberg.

Azar de Grosjean

No 34º giro, Grosjean, que fazia boa prova, foi para os boxes com problemas no motor de sua Lotus e ficou muito tempo parado, voltando em último, com a corrida totalmente prejudicada. Com isso, Massa subiu para a sétima posição. Voltas depois, o francês retornou ao pit e recolheu para a garagem.

Nesse momento, a grande expectativa da corrida era com relação à estratégia de pit stops. Os quatro primeiros colocados, Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton, além do sexto, Di Resta, pararam apenas uma vez nos boxes. Enquanto os demais haviam feito uma segunda parada durante o Safety Car. O mais bem colocado deste segundo grupo era Alonso, em quinto. Os ponteiros conseguiriam terminar a prova com uma parada a menos? Ou tentariam abrir vantagem suficiente para visitar os boxes tantas vezes quanto os rivais? Quem parou durante o carro de segurança faria novo pit stop?

Webber fez sua segunda parada na 40ª volta e retornou em 12º com ritmo forte, obrigando a Mercedes a chamar Rosberg para os boxes. Em vão. Quando voltou à pista, Nico viu o australiano tomar sua posição. Hamilton também parou, fazendo Alonso subir para segundo, acompanhado por Button e Raikkonen. Massa fez seu terceiro pit stop e retornou em 12º.

Vettel foi aos boxes no 44º giro. E poderia até tomar um cafezinho, já que sua vantagem para Alonso, segundo colocado naquele momento, era de 30s. O alemão seguiu com folga na ponta e a partir daí precisava apenas levar o carro até a bandeirada para comemorar mais uma vitória.

Em razão da variedade de estratégias, os instantes finais da corrida se tornaram imprevisíveis, exceto a vitória de Vettel, claro. Alonso, Button, Raikkonen, Pérez e Hulkenberg, que haviam parado nos boxes durante o período de safety car, tentavam levar seus carros até o fim com os pneus desgastados. Enquanto, Webber, Rosberg, Hamilton e Di Resta, que pararam nos boxes depois, possuíam compostos mais frescos e vinham com fome em busca de posições. Atrás deles, aparecia Massa em 11º, que precisou fazer um terceiro pit stop.

A seis voltas do fim, Di Resta quase acabou com a festa ao bater no muro. Mas os fiscais agiram rápido na retirada do carro da Force India. Com bandeira amarela localizada, o safety car não precisou entrar e os pegas continuaram. Raikkonen protagonizou uma bela ultrapassagem sobre Button na curva 14 e assumiu o terceiro lugar. Com pneus em frangalhos, o britânico da McLaren despencou no pelotão, sendo superado também por Webber, Rosberg, Hamilton e Massa.

RBR de Webber pega fogo

Em mais uma corrida com problemas no câmbio, Webber ficou lento no fim e foi superado por Hamilton e Rosberg na última volta. Massa também conseguiu ganhar a posição do australiano, subindo para sexto. Nos metros finais, Webber via sua RBR pegar fogo. Enquanto isso, seu companheiro Vettel, com a outra RBR, cruzava a linha de chegada e assistia ao espetáculo de fogos especialmente preparado para o GP de Cingapura.

Resultado

1) Sebastian  Vettel (ALE/RBR): 61 voltas em 1h59m13s132   
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 32s627                    
3) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 43s920             
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 51s155                   
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 53s159                     
6) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m03s877                    
7) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m23s354            
8) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m23s820           
9) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m24s261            
10) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m24s668           
11) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1m28s479            
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m37s894            
13) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m45s161            
14) Jean-Eric Vergne (FRA/STR)+ 1m53s512     
15) Mark Webber (AUS/RBR) + 1 volta       
16) Giedo van der Garde(HOL/Caterham) + 1 volta            
17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1 volta           
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta          
19) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1 volta            

Não completaram:
Paul Di Resta (ESC/Force India) +  7 voltas          
Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 24 voltas            
Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 38 voltas

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Getty Images

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