Criada com o propósito de pensar educação,
a Coleção Educação: Experiência e Sentido, da Autêntica Editora,
integra importantes publicações sobre Filosofia da Educação, voltadas a
educadores de todas as áreas e dos mais diferentes cenários. Coordenada
pelos educadores Jorge Larrosa e Walter Omar Kohan, a Coleção chega a 15
títulos com os lançamentos O mestre inventor – Relatos de um
viajante educador, de Walter Omar Kohan, e Em
defesa da escola – Uma questão pública, de Jan Masschelein e
Maarten Simons.
Em O mestre inventor – Relatos
de um viajante educador, lançamento da Autêntica em parceria
com a FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de
Janeiro, Walter Kohan revela a vida, a obra e as contribuições de
Simón Rodríguez (1771-1854). Educador, filósofo e escritor venezuelano,
Rodríguez foi um dos grandes pensadores de seu tempo. Mestre de Simón
Bolívar, sua obra contribuiu para diversas áreas do conhecimento,
especialmente para a Educação. Walter Omar Kohan apresenta não somente as
contribuições e inovações educativas do pensador, mas, como o próprio
autor diz, busca uma inspiração em uma vida cheia de pensamento. O livro
pretende pensar com Simón Rodríguez uma forma de reunir reflexões sobre
filosofia, educação e vida. Walter oferece aos leitores um pouco da
história de um personagem fascinante, em um ensaio biográfico-filosófico
sobre uma vida educadora.
Segundo o filósofo Jorge Larrosa, que
assina a quarta capa, O mestre inventor é “um livro que não é o
de um historiador, mas o de um educador que é também filósofo e que quer,
sobretudo, dar-nos um exemplo (rigoroso e inspirador) em relação ao qual
possamos pensar, nós também, no que é fazer escola em tempos, como todos,
difíceis”.
Já
o livro Em defesa da escola – Uma questão
pública, Jan Masschelein e Maarten Simons discutem a
existência da escola e os movimentos em torno do fim da instituição. Numa
época em que muitos condenam a escola como desajeitada frente à realidade
moderna e outros até mesmo parecem querer abandoná-la completamente, os
autores desse livro defendem sua absolvição, contra-argumentando tópicos
presentes nas discussões pró-desescolarização. Para tanto, os autores
refletem e fazem refletir sobre as potencialidades que a
escola atual possui para renovar e recriar o mundo. Filosófico, político e
pedagógico ao mesmo tempo, este livro chama a atenção para o que não pode
ser esquecido pelos que tem algum interesse pela escola.
Sobre os autores -
Walter Omar Kohan é professor titular da UERJ e
pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) do Brasil e da FAPERJ. Pós-doutor em Filosofia pela
Universidade de Paris 8, é Cientista de Nosso Estado na área de Educação
pela FAPERJ. Publicou mais de cinquenta artigos em periódicos
especializados e é autor ou organizador de cinquenta livros, no Brasil e
no exterior.
Jan Masschelein
e Maarten Simons coordenam o
Laboratório para a Educação e a Sociedade da Universidade de Louvain,
Bélgica. Editores convidados de Educational Philosophy and
Theory, coordenam séries nas editoras Springler e Acco e são
coautores de numerosos artigos e livros no campo da filosofia da educação,
entre eles A pedagogia, a democracia, a escola (Belo Horizonte:
Autêntica, no prelo).
Título: O mestre inventor –
Relatos de um viajante educador
Autor: Walter Omar Kohan Tradutora: Hélia Freitas Número de páginas: 144 Formato: 14 x 21 cm Preço: R$ 35,00 ISBN: 978-85-8217-250-6 |
Título: Em defesa da escola –
Uma questão pública
Autores: Jan Masschelein e Maarten Simons Tradutora: Cristina Antunes Número de páginas: 176 Formato: 14 x 21 cm Preço: R$ 39,00 ISBN: 978-85-8217-252-0 |
0 comments:
Postar um comentário