CAIXA CULTURAL BRASÍLIA MOSTRA O MENINO QUE VENDIA PALAVRAS

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nos dias 28 e 29 de setembro, o espetáculo infantil “O menino que vendia palavras”, baseada no livro do escritor Ignácio de Loyola Brandão, vencedor do prêmio Jabuti de 2008. A montagem, que traz o ator Eduardo Moscovis no elenco, tem a trilha sonora original produzida por Domenico Lancelotti e Pedro Sá, com canção interpretada por Adriana Calcanhotto.

A livro narra a história do próprio autor, cuja infância foi vivida nos anos 1940, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. O pai de Ignácio, assim como o pai da personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras e conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. A adaptação para o teatro tem direção de Cristina Moura e dramaturgia de Pedro Brício. O espetáculo mostra os conflitos originais da obra, a relação afetiva entre pai e filho e, sobretudo, estimula o prazer de ler e de contar histórias.

“É muito instigante debruçar-se sobre o universo infantil, que é estimulante, desafiador e delicado”, comenta Cristina. “Crianças são inteligentes e merecem ser tratadas com inteligência. O desafio é encontrar a maneira de dialogar com seu universo e também tratar de assuntos interessantes para eles”, completa a diretora.

O espetáculo foi montado em processo colaborativo de toda a equipe, desde os ensaios, no Rio de Janeiro. “Inventamos histórias, cenas, personagens, mas a narrativa que conduz o espetáculo e os conflitos principais são os originais da obra de Ignácio de Loyola Brandão”, explica Brício. “Gosto muito da liberdade, da imaginação, da força que o menino descobre, quando se aventura pelo universo das palavras. É um livro que fala do prazer de ler, de contar histórias e de entender o mundo”, complementa.

Pela maneira criativa e lúdica com que o assunto é tratado, o espetáculo não ganha tom didático ou enfadonho. “Ler pode ser uma grande brincadeira, uma aventura. E aquele que lê e se interessa por livros pode também brincar de pique ou bola, ou surfar. Este é um dos focos da peça”, encerra Cristina.

Ficha Técnica:
Baseado na obra de Ignácio de Loyola Brandão
Direção: Cristina Moura
Dramaturgia: Pedro Brício
Colaboração: Mariana Lima
Assistente de direção: Fernanda Félix
Elenco: Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Luciana Froes, Raquel Rocha e Renato Linhares
Direção Musical / Trilha Sonora Original: Domenico Lancelotti e Pedro Sá
Figurino: Thanara Schonardie
Iluminação: Tomás Ribas
Vídeos: Paola Barreto
Coordenação de produção: Elisa Padilha e Renata Costa Pereira
Direção de produção: Gustavo Nunes

Serviço:
Peça “O menino que vendia palavras”
Data: 28 e 29 de setembro de 2013 (sábado e domingo)
Horário: sábado, às 17h; domingo, às 15h e 17h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da CAIXA
Informações: (61) 3206-9448 / 9449
Classificação etária: Livre para todos os publicos
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Não será permitida a entrada após o início da sessão

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário