Em sua sexta edição, a Mostra Zezito de Circo, com patrocínio do Fundo de Apoio à
Cultura da Secretaria de Governo do Distrito Federal, promove mais uma vez o intercâmbio cultural e
artístico entre estados brasileiros e apresenta uma rica mistura ao respeitável
público da Capital e do Entorno.
Uma
programação extensa dedicada ao público infantil e às famílias com
espetáculos com atrações nacionais e internacionais que resgatam a
essência da
arte circense . A mostra contempla ainda debates e oficinas que
mobilizam mais
de uma centena de artistas do segmento, em homenagem a um dos grandes
mestres
da palhaçaria do Brasil, o Mestre Zezito.
O encontro com início no dia 19 de setembro será celebrado pela pluralidade de estilos e de técnicas circenses - das tradicionais às contemporâneas - e se estende até o dia 29 de setembro. A abertura fica por conta do Cortejo de Anunciação, conduzido pela IN/Excursões Palhacísticas e com artistas participantes do festival. A trupe entra em ação às 18h, na Rodoviária do Plano Piloto Uma passeata alegórica composta de palhaças, pernas-de-pau e malabaristas, que darão as boas-vindas ao projeto.
Para a estreia da programação no
Complexo Funarte, ainda no dia 19, foram CONVIDADOS os espetáculos AXÉ DO FOGO, DO Centro Cultural e Social Grito de Liberdade, e UMA ATRAÇÃO mais que especial: Palhaço Xuxu, criação do ator PARAIBANO LUIZ CARLOS VASCONCELOS da TV
Globo, que traz a Brasília o reconhecido
espetáculo Silêncio Total Vem Chegando um Palhaço.
"
Xuxu me acompanha desde muito tempo, lhe devo muito. Convivendo com ele
aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros. Aprendi
também a olhar para mim, e após o primeiro susto, desatar a rir", comenta,
sobre sua vivência com a arte do riso.
A
programação segue até o dia 22 no Complexo Funarte em três
espaços: teatro PLÍNIO MARCOS, arena EXTERNA e LONA. Vinte grupos se
revezam em diversos espetáculos,
sendo 13 da região Centro-Oeste e 7 das demais regiões do país. A
riqueza da produção circense da Capital Fereral será representada pelo
talento de Circa Brasilina, Trupe de Argonautas, Mirabolantes, Chico Simões, Celeiro das Antas, Dan Marques, Marmotagem e Cia, Cia. Roupa de Ensaio, Circo Teatro Payassu, Cia. Circênicos, Circo Teatro Artetude, Cia Instrumento de Ver, Cia Colapso, Cia Cara de Anjo e Cia Mandioca Frita. A região Sudeste será representada pelos grupos Coletivo Nopok (RJ), Cafi Otta (SP), e Cida Mendes (MG). Já o Nordeste está contemplado com as companhias do Palhaço Xuxu (PB) e da Família Vagamundi (BA). A mostra estabelece um diálogo com artistas de outros países como o espanhol Pepe Nunes, uma oportunidade de conhecer outras formas de expressão e cultura. “ Queremos
dar visibilidade para a riqueza da arte circense, promover esse
intercâmbio que contribui com o aprimoramento da classe e celebrar a
alegria transformadora da sociedade”, explica a coordenadora artística
Ana Flávia Garcia.
No domingo (22), para encerrar a primeira etapa da programação, teremos uma circuito itinerante que começa às 11h, no Parque da Cidade, com a Palhaça Marmota. Depois segue para a Torre de TV, às 16h, com a Cia Roupa de Ensaio. E às 17h, a festa continua no Complexo Cultural da Funarte com Xaxará e a Mala para Sempre e os Circênicos, às 18h. Já às 19h, o espanhol Pepe Nunes apresenta o espetáculo Bom Apetite e às 20h, um grande show com o Circo Teatro Artetude e Pé de Cerrado. Nesse momento especial, a trupe aproveita para gravar seu primeiro DVD infantil com participação do Pé de Cerrado: Brincadeiras de Circo.
A mostra segue entre 23 e 27, itinerando por escolas públicas de várias regiões administrativas: Samambaia, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Estrutural. A festa de encerramento, nos dias 28 e 29, está agendada na cidade onde morava Mestre Zezito: Águas Lindas. Na programação, os espetáculos Com quantos copos se faz um tênis?!, com as palhaças Berruga e Gelatina, Citerdance, do Circo Boneco e Riso, Desencaixados, da Família Vagamundi, Hoje tem Marmelada, do Circo Boa Vontade, e Exemplos de Bastião, do Mamulengos sem fronteiras.A 6ª Mostra Zezito de Circo tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Governo do Distrito Federal (FAC), do Prêmio Carequinha da Fundação Nacional das Artes (Funarte/MinC), do Governo do Distrito Federal (GDF), realização da Cooperativa Brasiliense de Teatro e Circo e apoio da Ocupação Rosa dos Ventos Funarte 2013.
Grupos e espetáculos
FUNARTE Grupo/Artista Espetáculo/Número 1. Circa Brasilina IN\Excursões Palhaçísticas 2. Grito de Liberdade Dança do Fogo 3. Palhaço Xuxu Silêncio Total vem chegando um palhaço 4. Trupe de Argonautas Espetáculo "O Baile" 5. Caffi Otta Carlos Felipe em Apuros 6. Mirabolantes Kanta - o chamado da deusa 7. Circo Rebote El Cabarezito com Criolina 8. Chico Simões Mateus da Lelé Bicuda 9. Celeiro das Antas Carriola - Um espetáculo de Rua 10. Dan Marques Funnyquito show 11. Circo Rebote Columpio 12. Daniel Lacourt (Instrumento de Ver) Etapa de Trabalho 13. Cida Mendes Concessa Tecendo Prosa 14. Nopok No Pocket – um espetáculo para todos os bolsos 15. Mirabolantes Cabaré Eletrônico 16. Marmotagem e Cia Clownpinique 17. Cia. Roupa de Ensaio A Peleja do Vaqueiro Benedito contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena 18. Circo Teatro Payassu Xaxará e a mala para sempre 19. Cia. Circênicos Circênicos Varietê 20. Circo Teatro Artetude Brincantes 21. Instrumento de Ver Beatriz 22. Cia Pé de Vento Bom Apetite SATÉLITES Grupo/Artista Espetáculo/Número 23. Cia Colapso Colapso a Sua Pior Companhia 24. Cia Colapso Brincadeiras Loas e outras boas 25. Cia. Cara de Anjo I Will Survive 26. Cia Mandioca Frita Viva a Vida de um Palhaço 27. Circo Teatro Artetude Brincadeiras de Circo AGUAS LINDAS Grupo/Artista Espetáculo/Número 28. Berruga e Gelatina Com quantos copos se faz um tênis?! 29. Mamulengos sem fronteiras “Exemplos de Bastião” 30. Cia Boneco e Riso Citerdance 31. Família Vagamundi Desencaixados 32. Circo Boa Vontade Hoje Tem Marmelada
Oficinas gratuitasAdultos e crianças também serão beneficiados com cursos e vivências. A turminha irá aprender a confeccionar brinquedos populares, andar de pernas-de-pau e ainda as técnicas de equilíbrio em bola. Serão nos dias 20 e 21, das 15 às 17 horas, na Funarte, e na semana seguinte, 27 e 28, em Águas Lindas, nos mesmos horários.
Os mais velhos que querem reciclar suas técnicas e aprender números circenses terão a chance nas oficinas do ator espanhol Pepe Nunes, da Cia Pé de Vento, no dia 22, das 9h às 18h.
As inscrições paras a oficinas e vivências deverão ser realizadas pelo site http://www.mostrazezitodecirco.com.br/, a partir do dia 12 de setembro. Não serão cobradas taxas , mas as vagas são limitadas.Sobre a Mostra ZezitoEm 2006, a Cooperativa Brasiliense de Teatro E CIRCO ganhou prêmio Funarte Carequinha de Estimulo ao Circo pelo projeto ”Ao Mestre com Carinho”.O que rendeu não somente o reconhecimento da instituição veiculada ao Ministério da Cultura, mas o envolvimento dos artistas circenses e membros da cooperativa, num trabalho que compartilhou sucessos, dificuldades e anseios. No final do primeiro semestre do ano seguinte, o Núcleo de Circo da Cooperativa decidiu então ampliar essa rede para realizar novos projetos coletivos. Por acreditarem na importância do intercâmbio e aprimoramento da classe, mais de 100 artistas doaram seu trabalho para realizar o a IMostra Zezito de Circo. Projeto de tanto êxito que ganhou importantes apoios para as edições de 2008 a 2013.
Sobre Mestre ZezitoJosé André dos Santos, carismático Palhaço Pilombeta e conhecido como Mestre Zezito, nasceu em 1949, em Juazeiro do Norte (CE). Ele se interessou pelas artes quando ainda era um menino pobre, que fabricava seus próprios brinquedos. Ainda na adolescência, descobriu o circo. Fugiu várias vezes de casa, até que convenceu seus pais de sua vocação circense.
No circo aprendeu o segredo das artes de ser palhaço, malabarista, mágico e bonequeiro. Quando saiu do circo, passou a viver das suas apresentações nas ruas e praças. Seus números mais famosos foram a quebra de um paralelepípedo sobre o peito e a passagem de um jeep pelo seu corpo.
A situação financeira do palhaço o obrigou a abandonar as artes e exercer a profissão de funileiro, consertando panelas nas periferias de Juazeiro, ofício que desempenhou utilizando as técnicas que tinha aprendido com a confecção de acessórios para as mágicas.
Alguns anos depois, cruzou com a Companhia Carroça de Mamulengos e sua paixão pela arte veio à tona. O Mestre abraça a causa de unir artistas populares, melhorando suas condições de vidas. Nasce, então, a União dos Artistas do Povo.
Chegou a Brasília no ano de 1991, onde morou e trabalhou oferecendo aulas de circo por dois anos. Após o tempo de trabalho na capital, Mestre Zezito conseguiu juntar dinheiro para construir sua casa na cidade de Águas Lindas (GO). No local, fundou a Escola de Circo, Boneco e Riso e ensinava a adolescentes diversas técnicas do universo circense como malabarismo, monociclo, perna-de-pau, equilibrismo e acrobacias. Faleceu no ano de 2006, deixando como herança para a cidade os trabalhos ainda desenvolvidos pelo grupo em parceria com a Cooperativa Brasiliense de Teatro, realizadora da Mostra Zezito. A Escola de Circo Boneco e Riso funciona até hoje,, na casa que residia o artista, no bairro Jardim América 3.
Serviço
6ª Mostra Zezito de Circo
De
19 a 29 de setembro
Brasília,
Águas Lindas, Samambaia, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Estrutural
Vide
programação em anexo
Saiba
Mais! Acesse: http://www.mostrazezitodecirco.com.br/==> Foto: Arthur Monteiro
0 comments:
Postar um comentário