CARLOS HENRIQUE MACHADO & Grupo Choro Livre no Clube do Choro de Brasília

Nascido em Volta Redonda, Carlos Henrique Machado tem trinta e cinco anos de carreira e é hoje um dos mais festejados músicos contemporâneos brasileiros. Compositor, pesquisador e bandolinista, é considerado por grandes nomes da música e do jornalismo, tanto no Brasil quanto no exterior, um dos melhores compositores de choro da atualidade.

Em seu premiado trabalho “Vale dos Tambores”, ele revela, após uma extensa pesquisa, o resultado de sua criação em trinta e cinco composições. Esse resultado é proveniente de um compromisso com a história musical do Brasil e, conseqüentemente, com a história do choro e do samba, filhos diretos dos batuques e cantos de terreiros. A contribuição e a influência do Vale do Paraíba (fluminense, paulista e mineiro) nas duas principais correntes da música brasileira estão explicitadas no trabalho.

Fica explicado porque tantos ícones de várias vertentes da nossa música têm sua origem da Bacia do Rio Paraíba, o que a transforma numa das regiões mais produtivas de toda a nossa história musical: Clementina de Jesus, Erivelto Martins, Ari Barroso, Geraldo pereira, Egberto Gismonti, Baden Pawel, Rosinha de Valença, Tânia Maria, Dilermando Reis, Bonfiglio de Oliveira, Mano Elói, Altamiro Carrilho e Patápio Silva, entre outros. 

Carlos Henrique Machado mergulhou no universo do Vale do Paraíba, desde o século XVIII até os dias de hoje. Foi entender o que representaram as bandas de escravos fartamente difundidas nas fazendas do Vale, sua contribuição à música técnica no Brasil e seu significado na construção do choro e do samba. Foi ouvir catiras, toadas, lundus, calangos, jongos, congadas, batuques de umbigada, enfim, as músicas espontâneas que deram toda a matéria-prima do que se concebe até hoje como música essencialmente brasileira. 

Nesse trabalho, ele une criação e uma enorme variação de arranjos e possibilidades do choro contemporâneo, informações inéditas sobre a construção da nossa identidade a partir do século XIX, principalmente no que diz respeito às manifestações populares como folia de reis e moçambiques, e como tudo isso contribuiu para a formação da música brasileira. 

No Clube do Choro de Brasília o musico será acompanhado pelo grupo Choro Livre formado por Henrique Filho (violão 7 cordas), George Costa (violão), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valerio Xavier (pandeiro).

As apresentações acontecem dias 14, 15 e 16 de Agosto de 2013 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                      

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos 

==> Foto: Celeste Silveira

0 comments:

Postar um comentário