JAZZ À BRASILEIRA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nesta quinta-feira (11), às 20h, o espetáculo “Jazz Brasileiro”, que promove um encontro inédito entre a banda Jazzco, o fusion-jazz do pianista Eumir Deodato e a energia do jazz frevo do saxofone de Spok. O projeto foi concebido por Amador Bueno, líder da Jazzco e responsável pela direção artística do show. A banda tem 38 anos de carreira, apresentando o que chama de “um jazz naturalmente brasileiro”, com composições e arranjos próprios.
 
Eumir Deodato e Spok farão uma fusão de seus estilos com o repertório da banda, com espaço para improvisações, que darão a oportunidade de apreciar a versatilidade desses artistas, que irão passear por diferentes sonoridades jazzísticas, com ritmos e texturas bem brasileiros.
 
“Este encontro inédito do jazz brasileiro promove o enriquecimento cultural, e é mais uma oportunidade, aos fãs do jazz, da música instrumental brasileira e das big bands, de apreciar uma música de alta qualidade”, promete Marinéa Mochizuki, produtora do evento. “Todos teremos grande prazer em presenciar este encontro único”, completa.
 
Eumir Deodato
Começou tocando acordeom e piano no Rio de Janeiro, onde se aproximou da Bossa Nova e se estabeleceu como um dos grandes arranjadores e compositores dos anos 1960. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1967, onde se consagrou como arranjador de sucesso, trabalhando com Tom Jobim, Astrud Gilberto, Walter Wanderley e Luiz Bonfá. Fez ainda arranjos para Frank Sinatra e Roberta Flack.
 
Nos anos 1990, trabalhou com a cantora islandesa Björk. É considerado um dos nomes mais importantes do fusion-jazz. Seu projeto de maior sucesso aconteceu em 1972, quando fez os arranjos de "Assim Falou Zaratustra", música de Richard Strauss que virou tema do filme "2001– Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick. Deodato trabalhou em diversas trilhas sonorasde Hollywood como compositor, arranjador, produtor ou instrumentista, tendo conquistado mais de 15 discos de platina.
 
Spok
Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o Spok, natural de Igarassú (PE), mudou-se para o Recife nos anos 1980, onde trabalhou com mestres do frevo, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues e Ademir Araújo. Nos anos 1990, em meio à ebulição musical na capital pernambucana, Spok imaginou outros horizontes. “Eu via aqueles músicos de jazz improvisando e me perguntava por que não poderia fazer o mesmo com o frevo, que tocava sempre seguindo uma partitura”, conta Spok.
 
Há mais de dez anos atuando como instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, o saxofonista já participou de grupos de grandes artistas como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega.
 
Banda Jazzco
Formada em 1974, com a união de músicos que tinham o interesse de desenvolver um som autoral, livre de parâmetros ou determinações anteriores, surgindo assim uma música inédita e distinta. Em sua trajetória, a Jazzco tem mantido um trabalho de pesquisa, em função do desenvolvimento musical da banda e de seus integrantes, resultando em reconhecimento pela sua qualidade musical, tanto em arranjos e composições quanto na performance.
 
A Jazzco é formada por Amador Bueno (contrabaixo) fundador da banda, Vitor Alcântara (Sax alto, sax soprano e flauta), Fábio Oriente (guitarra), Pepa D'Elia (bateria) e Todd Murphy (trombone), Junior Galante (trompete), João Lenhari (trompete), Gerson Galante (sax tenor), Rafael Toledo (percussão), Chico Macedo (sax barítono, flauta e picolo) e Iuri Salvagnini (piano).
 
Serviço:
Jazz Brasileiro – com Eumir Deodato, Spok e banda Jazzco
Data: 11 de abril de 2013 (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: À venda a partir de 6 de abril – R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 quilo de alimento não perecível
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário