EXPOSIÇÃO MIKRON DE UM TALENTO GIGANTE NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, nesta terça-feira (19), às 19h, a exposição “Paulo Sayeg – Mikron”, com cerca de 200 desenhos de pequeno formato e três telas, em grande dimensão, além de uma pintura na parede do espaço cultural, que será realizada ao vivo. O artista utiliza técnicas de desenho com bico de pena, aquarela e guache.

Segundo o curador, Sérgio Pizoli, a linguagem plástica de Paulo Sayeg se caracteriza pela profusão de elementos; entretanto, não atinge o excesso. “Existe sempre a necessidade de utilizar muitos registros gráficos, que vão se acumulando e se sobrepondo na definição das formas. Um grafismo irrequieto e pulsante, marcadamente pessoal, determina o clima contundente das soluções”, define.

A exposição pretende oferecer ao público uma mostra didática e significativa da produção de Paulo Sayeg, artista com atuação importante no cenário das artes plásticas paulistas, desde a década de 1980, além de mostrar o modo preciso, e de total domínio, de desenhar do artistapor meio de uma coleção surpreendente. “É uma oportunidade de conferir as ricas soluções plásticas de seus desenhos, onde há um sutil jogo de imagens, que ora se revelam e ora se abstraem, criando atmosferas misteriosas”, completa Pizoli.
 A programação conta ainda, com apresentações do artista, palestras sobre desenho e visita guiada, que complementam o intuito didático da mostra.

Sobre o artista:
Nascido em São Paulo, em 23 de março de 1960, o desenhista, pintor e programador visual Paulo Sayeg teve suas primeiras lições de pintura aos oitos anos, em Santos, onde passou a infância. Na adolescência, aprendeu litografia com seu tio, o pintor e ilustrador Alberto Garutti. Em 1973, mudou-se para a capital com a família e, em 1979, iniciou um curso de sumiê com o professor Abe. Aos 21 anos, participou da primeira exposição coletiva e realizou a performance Lazarus (Carbono 14), gravada em vídeo.  Fez sua primeira exposição individual em 1982, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo.

Trabalhou com publicidade, ilustração, desenho animado e programação visual. Em 1983, realizou a performance “Animal Gestual II”, nas ruas de São Paulo. Recebeu prêmio de melhor desenhista da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1987. Em 1988, participou do debate “Arquitetura e Arte”, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, e da palestra“História da Arte Brasileira Contemporânea”, em Brasília. Um ano depois, participou do ciclo de palestras e workshops “O Artista e seus Trabalhos”, em São Paulo. Nos anos de 1991 e 1992, ministrou cursos de desenho no Centro Cultural Cassiano Ricardo e no Centro Cultural Oswald de Andrade. Em 1995, começou a trabalhar como diretor de arte da Revista E, publicada mensalmente pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP).

Serviço:
Exposição Paulo Sayeg – Mikron
Abertura para convidados e imprensa: 19 de março de 2013 (terça-feira), às 19h
Visitação: de 20 de março a 5 de maio de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galerias Picolla I e II
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 - Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Entrada franca
Classificação etária: livre
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário