Filme brasileiro é o único premiado em festival de Harvard, EUA

Dirigido e escrito por Tiaraju Aronovich (“Sem Fio”), o longa “Alguém Qualquer” (“Anyone Out There”), da Reticom Filmes, levou o prêmio “Curator's Choice” (Escolha do Curador) na 11ª edição do Boston Latino International Film Festival (BLIFF). No domingo (28/10), a obra será exibida no encerramento do festival, no Centro Rockefeller para Estudos Latino-Americanos da Universidade Harvard, região de Boston, Massachusetts (EUA). A cada edição o BLIFF avalia cerca de 300 filmes de 17 países, mas premia apenas um longa metragem por ano.

“Romance sem beijo”


Considerado por David Bridel, diretor do mestrado da Universidade Southern California, “uma verdadeira obra-prima”, o filme mergulha no cotidiano de Zé (Tiaraju Aronovich), "faz-tudo" em um prédio residencial que repara móveis de palha e vime em suas horas vagas. Ele mantém a sua rotina de homem simples mesmo com a visita inesperada de Jandira (Amanda Maya), sua prima sonhadora e cheia de vida. Ao sofrer um infarto, Zé é informado de que tem apenas seis meses de vida. Vivendo agora sob o mesmo teto, Zé e Jandira aprendem a questionar valores profundos, como vida, morte, amor e eternidade. "É o filme mais intenso e inspirador que já dirigi, uma obra sobre silêncio e simplicidade, um romance sem beijo ", diz Aronovich. "Todo esse processo me inspirou sentimentos e emoções que eu nunca soube que tinha. O mesmo aconteceu com toda a nossa equipe."   

"Atuação digna de Oscar"

A interpretação de Aronovich – que também assina a trilha sonora e a edição do filme – foi exaltada por Jessica Hardin (Pasadena International Film Festival) como “digna de Oscar”. O diretor do BLIFF, Jose Augusto Barriga, ressaltou a versatilidade de Aronovich e destacou a qualidade de interpretação do brasileiro. “Um outro aspecto digno de elogio é o fato de que o desenvolvimento da sua personagem foi rica a tal ponto que continuei pensando sobre a sua concepção dias depois de ter assistido à obra”, afirmou, sublinhando que o longa “é espetacular e um dos melhores já recebidos pelo festival”. O diretor do BLIFF também demonstrou interesse em assegurar o lançamento do filme nos EUA.

O diretor

Ator, diretor, produtor, editor e compositor, Tiaraju Aronovich já trabalhou em cinco longas metragens no Brasil e nos EUA, além de mais de 50 videoclips e dezenas de curtas. Seu longa "Sem Fio", lançado nos cinemas em 2009, conquistou o prêmio de "Excelência em Cinema" no Canada International Film Festival, além de integrar as seleções de grandes festivais no Brasil e no exterior. O filme foi classificado por Sílvio Tendler como o "'O Acossado' da nova geração". A direção de Aronovich no DVD especial "Vivo na Cena", com o roqueiro Nasi, foi indicada ao Grammy Latino de 2010.

Criador da Escola de Cinema e do Instituto Stanislavsky, o realizador capacitou mais de 1500 alunos em cinema e interpretação. Ele lecionou no California Institute of The Arts (EUA)- onde se formou, em 2004-, Arizona State University (EUA), USP, Faculdade Belas Artes, SESC e Faculdade Maurício de Nassau, entre outras.


Como músico, após ter sido premiado no maior concurso de violão erudito do mundo (GFA), apresentou-se no Brasil, EUA e Europa em palcos de prestigio como o RedCat Theatre em Los Angeles e no MASP em São Paulo. Foi convidado ainda para gravar na lendária Capitol Records, em Hollywood.


Ficha Técnica

"Alguém Qualquer" ( titulo em inglês: "Anyone Out There"), Brasil/2012/ 115 minutos.


Roteiro, direção, edição e trilha sonora: Tiaraju Aronovich


Produção: Reticom Filmes, Gunther Mittermayer, Tiaraju Aronovich, Luciana Stipp

Direção de arte: Amanda Maya

Assistentes de direção: Luciana Stipp, Jessé Henrique, Armando Fonseca

Elenco: Tiaraju Aronovich, Amanda Maya, Luciana Stipp, Jessé Henrique


Fotografia: Gunther Mittermayer, Tulio Ferreira, Vaner Micalopulos, Tiaraju Aronovich



Trailer (legendas em inglês):  http://www.youtube.com/watch?v=eV2O59I1Kyk

Site do BLIFFhttp://www.bliff.org/

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário