ROSWELL (Novo México). Baumgartner aterrissou em uma área deserta do Estado americano do Novo México, a menos de uma hora em helicóptero de seu lugar de partida, no Roswell International Air Center. Entre a equipe que se reuniu para recebê-lo em seu retorno, o diretor técnico do projeto, Art Thompson, anunciou que “é difícil conter a emoção pelo dia de hoje. Estamos muito contentes de ter Felix de volta à terra após uma longa semana com tantas variações climáticas. A equipe fez um excelente trabalho”.
Foi uma semana em que o salto-teste foi adiado duas vezes devido a tempestades, ao vento e à chuva, e por causa dos desafios inerentes ao salto de altas altitudes. Mas a equipe de especialistas do espaço não perdeu a motivação, ainda que ciente de que lançamentos aeroespaciais por vezes enfrentam dias de adiamento. O teste bem-sucedido de Baumgartner é prova de que a paciência é uma virtude que compensa.
O balão para subida de Baumgartner alcançará a altura de um arranha-céu – o que requer ventos de não mais que 6,5 Km por hora, para evitar danificar sua delicada proteção plástica. A data para o salto decisivo agora está sujeita a condições climáticas favoráveis e revisões críticas na cápsula e no equipamento, após este salto.
O positivo teste de hoje, de uma altura ainda maior, e com um balão mais de quatro vezes maior que o que o levou em seu primeiro teste, em março, foi importante para agregar informações importantes para o progresso do projeto e novos dados para pesquisa do aeroespaço.
“Foram dois dias muito intensos e cheios de desafios climáticos. Agora eu estou realmente animado. Sempre foi meu sonho, e estamos a apenas um passo dele”, afirmou Baumgartner após a chegada em segurança.
Ainda pendente de data e confirmação, o salto a 29.455 metros levou Baumgartner a ultrapassar o russo Yevgeny Andreyev (25.458 metros) e fez dele o segundo homem a realizar um salto de tal altitude. Seu salto planejado a 36.576 metros quebrará por fim o recorde de 31.333 metros estabelecido há 52 anos pelo único homem que saltou de uma altitude ainda maior: justamente o mentor de Baumgartner, Joe Kittinger.
Notas do Editor:
Red Bull Stratos
Red Bull Stratos, criada pela Red Bull e por Felix Baumgartner, é uma missão aos limites do espaço que tentará ultrapassar os limites humanos existentes há mais de 50 anos. Assessorado por uma equipe de especialistas, Felix Baumgartner voará em um balão até a estratosfera para saltar a 36.576 metros de altitude, e assim tornar-se o primeiro homem a romper a barreira do som em queda livre (a estimados 1.100 Km/h), ao mesmo tempo em que recolhe informações espaciais importantes para os avanços da medicina e das ciências.
==> Foto: Joerg Mitter, Jay Nemeth, Predrag Vuckovic, Balazs Gardi
0 comments:
Postar um comentário