Exposição Itinerante das diferentes etnias do Brasil chega a Brasília

Brasília – Protex, marca de sabonetes antibacterianos da Colgate-Palmolive, convida a população para visitar a exposição fotográfica “Laços de Família: Etnias do Brasil” em Brasília. A abertura do evento contará com a presença do Dr. Rubens Leite, presidente da regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal. A mostra faz parte de um conjunto de ações em comemoração aos 100 anos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e está aberta à visitação gratuita do público de 10 de maio a 17 de junho, na Biblioteca Nacional de Brasília. Concebida a partir de uma expedição realizada em diferentes Estados do país por fotógrafos renomados, a mostra também originou um livro que detalha as histórias colhidas durante esse trabalho inédito e traça um retrato histórico e cultural da população. Além disso, o local tem programação pedagógica de visitas para estudantes de 7 a 19 anos e matriculados em escolas públicas. Com curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Fonsêca Peregrino, a mostra reúne trabalhos dos fotógrafos Ary Diesendruck, Gal Oppido, José Caldas, Marcio Scavone e Patricia Gouvêa.

O Projeto do Centenário enaltece a diversidade étnica do Brasil e a saúde da pele, com o propósito de democratizar o conhecimento. “Por meio da arte, cultura, fotografia e história, Protex apoia a iniciativa para se comunicar e interagir com seus consumidores de Brasília”, afirma Adriana Anido, diretora de marketing de Protex. A marca reafirma o seu compromisso social de proteger a saúde da família brasileira e apoia as ações para celebração do centenário, além de homenagear a SBD, que há tantos anos se dedica com excelência para cuidar da saúde das etnias do Brasil, trazendo enormes benefícios às comunidades e resultando em pessoas mais conscientes e saudáveis.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Bogdana Victória Kadunc, este grande evento cultural visa alcançar o máximo de visibilidade. Além de Brasília, a exposição irá percorrer ainda as cidades de Curitiba, São Paulo e estará presente novamente no Rio de Janeiro, ao longo de 2012. “O objetivo é levar à população informações sobre: prevenção e cuidados com a pele; educação, envolvendo saúde e sustentabilidade; combate ao preconceito e doenças estigmatizadas; relação da preservação do meio ambiente e a saúde da pele; e ações de responsabilidade social e ambiental”, afirma a presidente. A exposição já passou pelas cidades do Rio de Janeiro e de Osasco-SP, chamando a atenção do público presente por retratar a diversidade cultural e de etnias do país.

Exposição Laços de Família: Etnias do Brasil

Etapa Distrito Federal – Brasília

De 10 de maio a 17 de junho de 2012

Segunda a sexta: das 9h às 20h45

Sábados e Domingos: das 9h às 17h45

Biblioteca Nacional de Brasília - Setor Cultural Sul

Lote 2 – Edifício da Biblioteca Nacional

Brasília - DF

Sobre a mostra fotográfica e a expedição

Para a produção da mostra fotográfica, foram convidados os fotógrafos Ary Diesendruck, Gal Oppido, José Caldas, Marcio Scavone e Patrícia Gouvêa que registraram imagens inéditas das mais diferentes etnias e sincretismos que o Brasil abriga. A expedição aconteceu entre setembro e novembro de 2011, nos estados de Mato Grosso, Amapá, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para a exposição foram selecionadas mais de 100 imagens, além da montagem de um mosaico de etnias, linha do tempo e projeções audiovisuais. A curadoria está a cargo de Nadja Fonsêca Peregrino e Ângela Magalhães, referências nacionais no universo da fotografia, com pesquisas, edição de livros e coordenação de mostras.

Sobre o livro

A obra é baseada em uma vasta e clássica bibliografia produzida por historiadores, como Sérgio Buarque de Holanda; sociólogos, como Gilberto Freire, Antônio Cândido, Florestan Fernandes; além de antropólogos, como Arthur Tamos, entre outros. Análises e textos selecionados foram integrados à captação das imagens para originar a publicação de uma obra literária, com igual temática, essência e relevância. Seu conteúdo pretende trazer à tona diferentes olhares e interpretações, abordados por vários especialistas das áreas de antropologia e sociologia, além de dermatologistas indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A publicação contribui de forma decisiva para a divulgação de documentos inéditos e a disseminação de dados, informações e trabalhos científicos da área médica e das ciências sociais, fornecendo suporte teórico e prático para profissionais que buscam aperfeiçoamento, estudantes e pesquisadores, além do público em geral.

Tecnologia como aliada

O projeto cultural pode ser acompanhado pela sociedade por meio de um portal desenvolvido com o propósito de ser ferramenta de democratização e de inclusão digital. O acesso é totalmente gratuito e abriga os seguintes conteúdos produzidos: imagens, vídeos, áudios, textos, depoimentos, comentários, livro e catálogo digital. No caso da expedição, uma plataforma digital abrigará ferramentas diversas com o objetivo de difundir seu conteúdo, dando acesso a todos os interessados. Entre as ferramentas usadas haverá uma galeria de fotos, podcast e vídeos gerados pelos integrantes da expedição sobre a experiência da viagem, depoimentos e histórias dos personagens, gifts digitais, como wallpapers entre outros. O portal do projeto é www.etniasdobrasil.com.br.

==> Foto: Robson Cesco

0 comments:

Postar um comentário