Atletas prontos para a edição de 2012 do Campeonato Mundial de saltos ornamentais de penhascos

Onze atletas de oito países diferentes irão se enfrentar ao longo da temporada, que terá sete etapas.

Os onze melhores atletas de todo o mundo estão quase prontos para a abertura do Red Bull Cliff Diving 2012, que acontece em junho. Três anos depois da sua criação, o Campeonato Mundial se estabeleceu como Mundial de saltos ornamentais de penhascos. Os mergulhadores estão na melhor forma de suas vidas, os mergulhos mais dificeis do que nunca, mas os fatos mais importantes continuam os mesmos: os melhores saltadores do mundo contra a gravidade, girando e fazendo manobras a 27 metros de altura e caindo na água depois de três segundos a 85 km/h.

Em 2012, este campeonato único será, mais uma vez, a plataforma para os saltos mais alucinantes. Ao todo, serão sete etapas entre junho e setembro, na Europa, América do Norte e Oriente Médio. Os atletas competem um contra um pelo prestigiado título de Campeao Mundial e espalham o espírito de saltar de penhascos por todo o mundo.

A temporada que se inicia agora tem potencial para ser a mais emocionante e desafiadora de todos os tempos. Os campeões das fases de classificação irão, certamente, adicionar motivação aos saltadores mais renomados. Um exemplo disso é o norte-americano David Colturi, de 23 anos. Ele não é apenas o atleta mais novo, mas também já apontado pelos juízes como um dos maiores nomes do esporte. O britânico Blake Aldridge foi para a final das Olimpíadas de 2008 e será o primeiro ex-atleta olímpico a participar da competição. Nove vezes campeão mundial e vencedor da primeira edição, Orlando Duque está de volta às plataformas depois de sua contusão no tornozelo ano passado e está se dedicando a tentar reconquistar o título do inglês Gary Hunt.

Para alcançar o número de onze competidores, os sete melhores de 2011 terão a companhia dos quatro melhores classificados na eliminatória que aconteceu na Austrália, no início do ano. Ao todo, serão competidores de oito países diferentes, entre 23 e 38 anos. Além deles, três atletas serão convidados para etapas específicas, mas marcarão pontos para o ranking final e podem alterar, de alguma forma, a disputa pelo título.

Em um esporte onde três segundos podem ser uma eternidade o até o menor erro pode te custar a vitória, o formato de um contra um irá deixar as coisas ainda mais difíceis. Somente oito caras farão a bateria final. Cinco jurados internacionais darão notas de 0 a 10 para cada salto da competição, que consiste em dois saltos obrigatórios e dois livres. O ícone Americano Greg Louganis, quarto vezes medalhista olímpico, será mais uma vez parte do grupo de jurados.

Naturais, remotas e icônicas – seis das sete locações selecionadas são novas no calendário e são a garantia de ainda mais emoção. A largada acontece no dia 22 de junho, na ilha mediterrânea de Córsega, na França. Depois,a temporada vai ao seu ponto mais extremo no norte, na cidade de Grimstad, na Noruega, no início de julho e, em seguida, toca o solo português pela primeira vez, nas ilhas vulcânicas dos Açores. Um místico local na Irlanda marca a metade da temporada . Depois de passar por Boston, nos EUA, a competição vai para a única etapa mantida em relação a 2011, no País de Gales. Para a grande final, o local escolhido foi o pitoresco Omã, na cidade de Wadi Shab.

Na quarta temporada, o Red Bull Cliff Diving 2012 mostra a sua evolução continua, com uma série de inovação que irão colocar a elite dos saltadores em teste. O mote continua o mesmo: só os melhores podem vencer!

Para mais material, por favor acesse o Newsroom do Cliff Diving www.redbullcliffdivingnewsroom.com.

==> Foto: Romina Amato

0 comments:

Postar um comentário