CIRCUITO MUNDIAL: Maria Clara/Raquel, Thati/Érica Freitas e Ágatha/Bárbara avançam em Brasília

BRASÍLIA, 15.04.12 - O primeiro dia da temporada 2012 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia teve três confrontos entre duplas femininas do Brasil na arena montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Após o encerramento do country-cota, neste DOMINGO (15.04), Maria Clara/Raquel, Thati/Érica Freitas e Ágatha/Bárbara Seixas ficaram com as três vagas brasileiras no qualifying, que terá início às 9h desta SEGUNDA-FEIRA (16.04).

Com a desistência de última hora da dupla Rebecca/Neide, seis duplas brasileiras entraram em ação disputando as três vagas em jogo, que foram definidas nos confrontos Maria Clara/Raquel x Val/Shaylyn, Renata/Elize Mais x Thati/Érica Freitas e Ágatha/Bárbara Seixas x Chell/Michelle Carvalho.

Na primeira partida do country-cota brasileiro, uma disputa equilibradíssima entre Raquel/Maria Clara e Val/Shaylyn definiu a classificação da ex-jogadora da seleção brasileira e da filha da ex-jogadora Isabel, que venceram por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 23/25 e 15/13.

Medalhista de bronze com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a carioca Raquel, que luta para chegar ao torneio principal pela primeira vez no Circuito Mundial desde que passou a jogar vôlei de praia, em 2009, comparou a partida aos mais tradicionais clássicos do vôlei de quadra mundial.

"Jogar o country-cota é uma coisa de louco. Até brinquei, dizendo que preferia estar jogando contra a Gamova (russa) ou a Mireya (cubana), porque é muita pressão. É um clima tenso, até a torcida fica calada. Mas foi um jogão. Conseguimos jogar um primeiro set excelente, depois elas cresceram em um momento que demos uma bobeada, mas qualquer um poderia ganhar, pois são duas excelentes equipes e o mais importante é que conseguimos passar dessa fase", diz Raquel, que está na expectativa de jogar um grande número de etapas no Circuito Mundial 2012.

"Estou em uma expectativa muito grande para jogar o Mundial. Fico muito contente pela oportunidade que a Maria está me dando, acreditando no trabalho e na minha perseverança. Estou me dedicando 100% dia após dia e o crescimento está aparecendo, em algumas coisas de maneira mais lenta, em outras não, mas acho que estamos no caminho. Estamos conseguindo uma crescente e, daqui para frente, temos que manter a cabeça boa, pois temos outra batalha", completa.

A etapa de Brasília também é especial para Thati e Érica Freitas. Com a vitória por 2 sets a 1 (21/12, 19/21 e 15/12) diante de Renata e Elize Maia, a paraibana e a mineira superaram pela primeira vez o country-cota de uma etapa do Circuito Mundial.

"É um resultado muito importante para nossa dupla, que foi formada esse ano. Como provavelmente não jogaremos outras etapas, é nossa única chance de jogar o Circuito Mundial. Começamos jogando bem, principalmente porque a Renata e a Elize erraram muito no primeiro set, mas os dois seguintes foram muito iguais e decididos nos detalhes. O qualifying será outra guerra, mas vamos fazer de tudo para passar", diz Érica, que disputa na capital federal sua segunda etapa no Circuito Mundial.

Na única partida entre brasileiras do dia que terminou em dois sets, Ágatha e Bárbara Seixas superaram Chell e Michelle Carvalho. A dupla comandada pelo técnico Rico de Freitas marcou 21/14 e 21/18, em 38 minutos, e garantiu vaga no qualifying.

"Neste torneio temos que nos preocupar com um passo de cada vez e esse foi o nosso primeiro. Está sendo uma experiência bem diferente para nós, pois no Mundial o técnico não pode sentar no banco e, com isso, precisamos observar melhor o jogo para definir as táticas a cada momento. Imprimimos um ritmo bom, porque começamos o jogo bastante atentas e agressivas e conseguimos vencer, embora a Chell e a Michelle tenham jogado muito bem também", comenta Bárbara.

No country-cota da Alemanha, Karla Borger e Britta Buthe superaram Victoria Bieneck e Julia Grobner por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16, e ficaram com a vaga no país no qualifying, que reunirá 39 duplas, com oito vagas em jogo, a partir das 9h.

O Brasil já tem quatro duplas garantidas na fase principal da etapa brasileira, que começará na TERÇA-FEIRA (17.04): Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili. A decisão será na sexta.

O torneio masculino começará na terça, com o country-cota. O qualifying será realizado na quarta e a fase principal terá início na quinta. A final será no domingo.

==> Foto: FIVB

0 comments:

Postar um comentário