Braço mecânico e lixeira móvel estão entre os projetos desenvolvidos pelos alunos do Colégio JK

Nessa feira, estudantes do mundo todo realizam projetos de cunho científico em diversas áreas e publicam suas pesquisas e resultados no Google, que premia os jovens de 13 a 18 anos. Os projetos devem utilizar as ferramentas da empresa, como o You Tube e Google Docs.

Os melhores serão analisados por uma equipe de especialistas renomados da área de tecnologia e depois passarão pelo voto popular. Os vencedores irão participar da final na sede do Google, nos EUA, em julho.
3 grupos de alunos do Colégio JK participam esse ano. O projeto mais antigo, e que continua em aperfeiçoamento, é o exoesqueleto, que já tinha participado da Feira no ano passado. Os alunos envolvidos nessa pesquisa estão montando um braço robótico para pessoas com problemas de mobilidade.

O segundo grupo está montando uma lixeira móvel, onde o conceito é que ao invés das pessoas irem até o lixo, o lixo vai até elas. A lixeira ficaria circulando nas dependências da escola e, ao passar próximo, a pessoa joga o lixo. A própria lixeira vai fazer o processo de auto-esvaziamento, sem a necessidade de terceiros. Uma forma de auxiliar o meio-ambiente e incentivar a produção tecnológica.

O terceiro grupo está envolvido com uma pesquisa biológica onde o foco é o aumento da estimativa de vida de pacientes HIV. Este grupo é o mesmo que participou no ano passado da Feira do Google com o projeto pioneiro do exoesqueleto. É uma constatação de que o trabalho desenvolvido com o grupo motivou a se aprofundarem e se instigarem na pesquisa científica. “É o segundo ano de trabalho científico e o objetivo é justamente esse, motivar os alunos a estarem em constante progresso e se capacitando para o futuro, pensando sempre no investimento da aquisição de conhecimento, já que o limite é o mundo”, afirma entusiasmado o professor responsável pela orientação dos alunos, Marcelo Molina, que dá aulas de Robótica em todas as unidades do Colégio JK: Asa Norte 1 e 2, Asa Sul, Taguatinga e Gama.

Feira de Ciência do Google

0 comments:

Postar um comentário