Terra do futevôlei, Brasília recebe a última classificatória do Red Bull Roda de Bola

Capital política do país, Brasília vem, aos poucos, conquistando um outro título muito mais inusitado. O de capital nacional do futevôlei. Mesmo sem ter praia, o esporte vem crescendo a passos largos e conquistando uma relevância cada vez maior no cenário nacional.

Dados da CBFV (Confederação Brasileira de Futevôlei) apontam que a modalidade já é a segunda mais praticada da região, atrás apenas da corrida de rua. Além disso, é o local do país onde o esporte mais cresce. Em quatro anos, Brasília saltou de 12º para 4ª lugar entre as cidades com maior número de praticantes.

Por isso, chegou a vez das “candangas” mostrarem todas as habilidades adquiridas no futevôlei no Red Bull Roda de Bola, que acontece neste sábado (11.02), às 11h, no Parque da Cidade, em frente ao Parque Nicolândia.

Ao invés do futevôlei, no Roda de Bola, as mulheres da cidade terão que demonstrar as suas habilidades na modalidade “altinha”. As semelhanças, porém, são muitas. “O esporte é outro, mas as habilidades requeridas são praticamente as mesmas: agilidade e controle de bola. São modalidades complementares e, muitas vezes, uma é utilizada como preparação para a outra”, comentou Vânia Moraes, vice-campeã brasileira de futevôlei, que se classificou para a final da competição na etapa de Santos.

A competição terá 32 competidoras, divididas em oito equipes de quatro participantes. Além de muito charme, as meninas que quiserem se classificar para a final terão que demonstrar que são capazes de manter a bola no ar com muito estilo, controle de bola e criatividade.

Três juizes irão avaliar as competidoras, cada um em um critério específico. A performance dura sete minutos (dois de aquecimento mais cinco de apresentação) e cada jogadora pode dar, no máximo, dois toques na bola.

As competidoras foram selecionadas em escolas de futevôlei e de futebol tradicional. “Um aspecto bem interessante da altinha é que ela confronta estilos diferentes como, por exemplo, o futevolei e o futebol de campo. Qualquer menina que tem controle de bola pode jogar”, comentou Érika Cristiano, jogadora da seleção brasileira de futebol feminino e que também já se classificou para a final, ao vencer a etapa de Santos, realizada no último sábado (04.02).

Na qualy de Brasília, duas equipes brigam por uma vaga na final nacional do Red Bull Roda de Bola, que acontece no Rio de Janeiro, no dia 10 de março. Em sua segunda edição, o evento aconteceu pela primeira vez na Cidade Maravilhosa, em 2010. Na ocasião, as vencedoras foram Karina Vela, Fabrina Vinhaes, Josi Alves e Jimena Leon, que compunham o time Ipanema. Como atuais campeãs, elas já estão confirmadas na final, onde tentarão defender o título.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário