POESIA INVENTADA - NADA - DE GRAÇA

O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL APRESENTA O PROJETO “NADA” QUE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM A PARTIR DA OBRA DO POETA MANOEL DE BARROS.

Aos 95 anos, Manoel de Barros é um dos poetas mais importantes do Brasil. Complexa na simplicidade, sua poesia é única ao criar uma nova realidade para o cotidiano. “Só quem inventa é dono”, escreveu certa vez. Dessa maneira, recriou suas lembranças na série Memórias Inventadas e foi personagem do documentário Só Dez por Cento é Mentira - A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros, de Pedro Cezar. Agora, ele é o ponto de partida para a realização do projeto Nada, que acontece de 10 de dezembro de 2011 a 1º de abril de 2012, no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada franca (as senhas para as palestras serão distribuídas na bilheteria com uma hora antecedência).

O projeto da área de Ideias do CCBB discutirá a interação entre a palavra e a imagem para o público adulto e infantil. Na primeira etapa será apresentado Meu quintal é maior do que o mundo – Ato I. Um ciclo de leituras de poesias e conferências com artistas, professores e pensadores de diversas áreas. Em um segundo momento, Arranjos para assobios – Ato II, de janeiro a abril de 2012, haverá contação de histórias e oficinas de teatro, música, animação e poesia para crianças. Nada resultará em publicação e uma peça com estréia prevista para abril de 2012, no Rio de Janeiro e, posteriormente, virá para Brasília.

“A ideia surgiu a partir do contato da obra de Manoel de Barros, mas já tínhamos uma ligação forte com a literatura. Há 12 anos fazemos uma pesquisa continuada da obra de Samuel Beckett. Sempre existiu o interesse de atravessar as fronteiras das artes e levar a literatura para as artes visuais ou para o teatro, por exemplo. Manoel de Barros olha para as coisas que ninguém repara e, desses detalhes, faz sua poesia. Identificamo-nos muito com esse material”, comenta Adriano Guimarães que, ao lado do irmão Fernando Guimarães, assina a curadoria do evento.

Meu quintal é maior que o mundo – Ato I

De 10 a 18 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 20h, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe uma dupla que irá se relacionar com a obra de Manoel de Barros. No dia 10, a atriz Cássia Kiss abre o programa com releituras de textos do poeta sul-matogrossense e, em seguida, a professora Maria Helena Bernardes profere a palestra Histórias contadas pela arte contemporânea. Em pauta, a reflexão sobre a participação da narrativa nas artes visuais, desde os movimentos cubistas e futuristas até as inserções atuais, na década de 2000-2010.

No domingo, é a vez da atriz Maria Flor interpretar as poesias de Barros e da professora Marília Panitz conduzir o encontro com Desdito - O silêncio sobre a relação da palavra e da imagem na produção de metalinguagem. Ao final, o público poderá participar com perguntas.

==> Foto: João Teles

0 comments:

Postar um comentário