Lançamento de "Parece que Existo"

Um documentário de Mário Salimon sobre a arte de João Macdowell

22 de novembro de 2011 - portas abrem 19h30, primeira sessão às 20h00 - acomodação pela ordem de chegada

Parece que Existo é um longa metragem biográfico, centrado na trajetória singular do músico João MacDowell. Narrado em primeira pessoa com apoio de depoimentos de personagens importantes da cultura brasiliense, o filme conta como João partiu de um sonho para uma carreira musical bem sucedida, transitando da música experimental, fortemente calcada em instrumentos eletrônicos, para a sutileza e maturidade da composição erudita.

Pontuado por trechos de shows, videoclipes e da Ópera Tamanduá, o filme traz como mensagem subjacente a importância do esforço pessoal, do letramento musical e do fomento à cultura nos sistemas educacionais.

João MacDowell foi personagem importante da cena musical brasiliense nos anos 80, época em que Brasília ousou, com sua produção cultural, desafiar o monopólio de paulistas e cariocas. Com o Tonton Macoute, João quebrou paradigmas, montando um show sem baterista em que sons eletrônicos se fundiam com ritmos brasileiros e ruídos ambientais. Mais tarde, fez carreira como produtor musical e lançou, ele próprio, quatro discos-solo, antes de partir para a carreira de compositor de música erudita nos Estados Unidos.

Parece que existo esmiúça essa trajetória, analisando, também, o contexto em que surgiu a arte de João, fortemente determinado pela arquitetura de Brasília e a inquietude de jovens que não se conformaram em, simplesmente, consumir arte, mas quiseram fazer sua própria.

O filme foi apresentado ao público pela primeira vez em Nova Iorque em setembro de 2011, no Brazilian Endowment for the Arts, com casa cheia e a platéia aplaudindo de pé.

CULT22 Rock Bar

Centro de Atividades 7 - Lago Norte - Brasília-DF
(61) 3468-4678

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário