X Festival Internacional de Flamenco: A arte interativa

SÃO PAULO, 08 de agosto - Música, dança e cultura espanhola. Esta é a combinação que a bailaora Ana Guerrero e a coreógrafa e bailaora Talita Sánchez buscam a cada edição do Festival Internacional de Flamenco. Nesta décima edição, o evento que sempre conta com grandes convidados do berço do flamenco, a Espanha, traz ao Brasil a bailaora Belén Maya, o guitarrista Fernando de La Rua e o cantaor David Vásquez, além de artistas de todas as partes do Brasil. “Queríamos um espaço para o flamenco se manifestar como ele realmente é. E uma das características é a música ao vivo. Ter a guitarra flamenca e o cantaor presente no palco junto com a dança dá uma magia a mais à apresentação”, diz Ana.

Os convidados não só vão participar de mostras e espetáculos, mas também ministrarão cursos e workshops em suas respectivas áreas de atuação. O Festival ainda contará com um mercado de artigos flamencos para quem quiser levar um pedacinho dessa cultura para casa.

Em São José dos Campos, serão realizados no Teatro Municipal dois espetáculos e a mostra de dança. No dia 19 de agosto, Fernando de La Rua fará o lançamento oficial do seu CD NUANCES durante a apresentação homônima. No dia seguinte, a mostra de dança reúne cerca de 20 grupos brasileiros de dança flamenca, cada um com sua forma de expressar a cultura espanhola.

Depois, no dia 21 de agosto, é a vez do espetáculo internacional “AMISTAD”, com os destaques do Festival: a bailaora Belén Maya, acompanhada pelo cantaor espanhol David Vásquez e do guitarrista Fernando De La Rua numa noite em que será revelada ao público a arte do flamenco representado por números envolventes e com linguagem forte. Haverá também a participação especial de bailaores brasileiros, que vem ao palco com a direção musical do próprio de La Rua e coreográfica de Talita Sánchez. Logo após, o festival chega a São Paulo.

Tradicionalmente, o evento começa em São José dos Campos e termina em São Paulo. Mas não desta vez. Depois das apresentações em São José dos Campos (de 16 a 26 de agosto) e em São Paulo (de 31 de agosto a 06 de setembro), uma versão “pocket” do espetáculo AMISTAD passará por Brasília (dias 01 e 02 de setembro).

Além disso, os amantes do flamenco apreciarão um sabor a mais. O Fulana Restaurante, um ambiente tipicamente espanhol em São Paulo, abriu suas portas para reunir gastronomia e arte flamenca. No dia 06 de setembro, está programado um jantar espanhol com música e dança flamenca em versão Tablao do espetáculo internacional AMISTAD.

A idéia de criar um Festival dedicado à cultura flamenca foi de Ana Guerrero, dona de uma escola de dança em São José dos Campos há 16 anos: o Centro Artes e Dança Ana Guerrero & Talita Sánchez. “O flamenco não é apenas uma dança. É uma arte, é uma cultura, é um jeito de agir e pensar. Ele agrada pessoas de ambos os sexos e todas as idades”, afirma a bailaora e amante da cultura flamenca. Casada com um espanhol, Ana já colocou toda sua família na roda da dança, ou melhor, no tablao.

Quando:

19 a 26 de agosto em São José dos Campos

31 de agosto a 06 de setembro em São Paulo

01 a 02 de setembro em Brasília

Inscrições

www.festivalflamenco.com.br

Convidados internacionais:

Belén Maya:

Filha de duas grandes figuras do flamenco: Carmen Mora e Mario Maya, Belén Maya nasceu em Nova York em uma das viagens de seus pais em 1966. Quando pequena, teve aulas com mestres como Paco Fernández, María Magdalena, Goyo Montero, Rosa Naranjo, Carmem Cortes e Paco Romero no estúdio Amor de Dios, em Madrid. Completou sua formação na Itália, Alemanha e Inglaterra em dança clássica, hindu e contemporânea. Belén se consagrou para o mundo ao participar do filme Flamenco (1995) de Carlos Saura e Joaquim Grilo, representando a geração de bailaores vanguardistas. Formou sua própria companhia em 1996, com a primeira montagem “La Diosa em Nosotras”, obra de reivindicação e esclarecedora do papel das mulheres no flamenco.

Fernando de La Rua:

Nascido em Itapeva, interior de São Paulo, o guitarrista flamenco Fernando de La Rua foi criado num ambiente multicultural. Iniciou seus estudos simultaneamente na Escola Municipal de Música e na Casa Espanha, em São Paulo. No início de sua carreira, foi fortemente influenciado por músicos como Lorenzo Virseda, Paco Cruz e Manolo Sanlucar. Sua interação com maestros da guitarra espanhola e companhias de flamenco excursando pelo Brasil, levou ele a trabalhar em conjunto com artistas espanhóis que migraram para o Brasil. Por consequência disso, trabalhou lado a lado com a lenda da guitarra flamenca, Gerardo Nunez. Atualmente, Fernando vive em Madrid. Seu repertório reflete uma forte influência musical e multicultural do Flamenco, Bossa Nova. Samba e Chorinho.

David Vásquez:

O cantaor David Vásques nasceu em Madrid, em 1975, em uma família de artistas. Começou a cantar profissionalmente em 2003, ano no qual foi para o Japão trabalhar na companhia da “La Winy”. Na sua volta a Madrid, alterna entre trabalhos em tablaos e acompanhado companhias regidas por artistas como La Tati, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, María Juncal, Monica Fernandez, Pedro Córdoba, Concha Jareño e Titi Flores. Trabalhou na Venezuela, México, Nova York (Companhia da Rafaela Carrasco), Japão, Israel, Alemanha e Suíça. Participou como cantaor no filme “Camarón”, de Jaime Chavarri, juntamente com Toni Maya e Enrique Pantoja. Cantaor versátil, colaborou com diferentes formações musicais, como Alex Ikot (música africana) e Ángel Rubio (jazz).

Musicos e bailaores convidados: Allan Harbas, Roberto Angerosa, Leticia Malvares, Diego Zarcon, Miguel Alonso, Milene Muñoz, Marianna Guerrero, Talita Sánchez, Uli Ruedas, Anderson Alves e Dany Souza.

0 comments:

Postar um comentário