5ª. EDIÇÃO DO EVENTO DE CAPOEIRA “ENCONTRO DE BAMBAS” JÁ ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. Criada no Brasil, por negros vindos da África na época da escravidão, a capoeira serviu como uma forma de luta e de resistência. Suas principais características são os movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos de ginástica acrobática e tem como um de seus principais diferenciais o acompanhamento da música, o que a eleva ao patamar de um movimento artístico. Em 2014 foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade e, a cada dia, vem ganhando mais adeptos pelo mundo.

Em Brasília, um evento voltado para essa luta, com ginga, já faz parte da agenda cultural da cidade. É o “Encontro de Bambas”, que chega a sua quinta edição em 2022, nos dias 8, 9 e 10 de julho, no Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), com apresentações artísticas, palestras, rodas de capoeira e workshops voltados para as múltiplas facetas dessa luta. O projeto, que conta com lideranças femininas, foi criado em 2014, pela Mestra Michelinha- Michelle Aruanda-, com foco no fortalecimento das mulheres dentro do universo da capoeira, que ao longo dos anos sempre teve uma predominância masculina.

O evento incentiva a prática esportiva de crianças, jovens e adultos, pessoas de todas as idades, estudantes e/ou profissionais de áreas diversas, tendo em comum à prática da capoeira e conta ainda com a inclusão social, tendo em vista o acolhimento de número relevante de participantes de baixa renda e que fazem parte de minorias (mulheres, negros, homossexuais).

O “Encontro de Bambas” busca o intercâmbio de conhecimento e experiências entre todas as regiões do Brasil e nessa edição contará com capoeiristas, palestrantes e participantes de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, entre outros, e especialmente profissionais de Brasília, enriquecendo, dessa forma, a cultura do Distrito Federal.

Para 2022, a 5ª edição do “Encontro de Bambas” volta com força total e espera atingir o número limite de 200 inscritos e um público rotativo de espectadores em torno de mil pessoas, nos três dias de evento. Para a idealizadora Michelle Aruanda, essa edição será uma continuidade dos encontros anteriores. “Esperamos inscrições de todas as regiões do Brasil e fazer desse encontro uma retomada de um evento, que ao longo dos anos, despertou tantas mulheres a descobrirem diferentes talentos, através da capoeira. Será uma festa linda, com cultura, arte e, claro, muita capoeira”, afirma Michelle.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do WhatsApp (61) 9626-8999, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00. Não perca tempo e se inscreva o quanto antes, pois nesta edição serão ofertadas somente 200 vagas e, devido a grande procura, muitas delas já estão preenchidas.

Mais informações pelo Instagram do projeto no @encontrodebambas.capoeira.
 
 
SERVIÇO:
 
V ENCONTRO DE BAMBAS
Dias 8, 9 e 10 de julho
Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade)
Inscrições pelo WhatsApp (61) 9626-8999
Valor: R$ 85,00 (incluso no preço a camiseta e alimentação nos três dias do evento)

==> Foto: NoclickdoFAF

0 comentários:

Postar um comentário