MARCOS CATARINA NO FEITIÇO DAS ARTES

O músico, cantor e compositor Marcos Catarina chega à Brasília (DF), no dia 11 de Março (sexta-feira) lançando um novo álbum, “Marcos Catarina 10 anos”, e fazendo uma homenagem ao seu irmão, Vander Lee, o músico, cantor, compositor e poeta falecido em 2016, considerado pelo público o maior poeta da música mineira dos últimos 20 anos.

Com um repertório super especial e a leveza da voz e violão, Catarina reúne canções que fizeram parte da trajetória musical de Vander Lee, que completaria 56 anos de idade, no passado dia 3 de março de 2022, 8 dias antes do show.

Com releituras de canções consagradas de Vander Lee como a música "Estrela", gravada por Maria Betânia; "Do Brasil", "Esperando aviões" e "Iluminado", todas gravadas por Daniela Mercury; “Pra ela passar”, "Galo e Cruzeiro" e "Românticos”, gravadas por Fábio Junior; “Contra o Tempo”, gravada por Rita Benneditto; e "Onde Deus Possa me Ouvir" gravada por cantores como Gal Costa, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Leila Pinheiro, entre tantos outros, “cantaremos os grandes hits junto ao público além de canções que marcaram o encontro dos irmãos”, afirma Marcos Catarina.

Além disso, Marcos Catarina trará para a capital do Brasil músicas de seu novo álbum, “Marcos Catarina 10 anos”, que, como o título anuncia, comemora os 10 anos de carreira do músico.

O show acontece no Feitiço das Artes Música e Culinária Mineira, espaço consagrado por valorizar a culinária e os artistas do Estado de Minas Gerais.

O Local
O Feitiço das Artes Música e Culinária Mineira, é famoso por trazer para a capital do país as delícias da cozinha mineira, que, segundo o restaurante, é feita de história, tradição e zelo. A culinária mineira traz reminiscências de quando se tinha tempo de se sentar em volta da mesa para prosear, saboreando uma galinha ao molho pardo, um pernil de porco magro, bem temperado com pimenta bode.

Além de um cardápio farto das delícias mineiras, o local abriga diferentes tipos musicais, em shows intimistas, que vai da MPB à viola caipira, mesclando o que há de melhor da música brasileira regional e popular, além de trazer eventos culturais com poesias, performances artísticas e tudo ligado à arte.

Medidas Covid-19
Referente às medidas de proteção do Feitiço das Artes, é obrigatório usar máscara de proteção, assim como toda a equipe também usa máscaras de proteção, e passa por uma medição de temperatura regularmente. Há também a desinfecção das superfícies entre um cliente e outro.

Marcos Catarina
Marcos Catarina é um “cantautor” mineiro que define seu estilo como popular, mas com sofisticação literária. Desde a adolescência busca se expressar através do cancioneiro popular, pela forte influência do pai, José Delfino Catarina, e dos irmãos que também são cantores e compositores, como o consagrado cantor Vander Lee e sua irmã Ivania Catarina.

Com dez anos de carreira percorridos, e dois CDs gravados, “Entre Canções” e “Leve”, o cantor tem centenas de canções de alto nível. Sua formação passa por estudar música na Bituca Universidade de Música Popular Brasileira, com mestres como Yan Guest, Babaya e Gilvan de Oliveira, tendo se apresentado em vários teatros de Belo Horizonte, como Cine Brasil e o Palácio das Artes e compartilhando o paco com nomes como o Grupo Ponto de Partida, Dona Jandira entre outros. E sua formação não fica por aí, tendo já pós-graduação em História da Arte.

Seus projetos originais e em torno da música já são sucesso no imaginário popular. Catarina realiza sazonalmente o “Baile dos Românticos”, espetáculo onde homenageia vários compositores brasileiros, e é também criador do “Bloco de Carnaval Românticos São Loucos”, que também faz uma homenagem a seu irmão, o grande compositor mineiro Vander Lee. Seu último show antes da pandemia, com o criativo nome de “Todo In Canto do Rio”, trazia canções autorais que remetiam as águas, aos rios e as marés.

Marcos também tem um vasto currículo de participações e prêmios em festivais. Antes da pandemia, esteve nos principais Festivais da Canção do Brasil, tendo sido premiado como Melhor Intérprete no Festibar, ficando em quarto colocado no Festival de Pedro Leopoldo (MG), em terceiro lugar no Cantalão em Divinópolis (MG), em segundo lugar no Festival de Conceição do Mato Dentro (MG), e em primeiro lugar nos Festivais da Canção de Alvinópolis (MG) e de Grão Mogol (MG).

Com uma carreira que já é internacional, pisou em palcos na Europa, mais precisamente na França e na Bélgica, além de Peru e Chile na América Latina.

Vander Lee
O cantor, compositor e poeta Vander Lee (1966-2016), foi um dos maiores compositores da música mineira, e por que não dizer, nacional, dos últimos 20 anos. Nascido na capital do estado de Minas Gerais em 1966, começou sua carreira em bares locais na década de 1980. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em 1987 já fazia shows com seu próprio repertório.

Suas canções iam desde o romântico, passando pelo samba, até a balada e rock. Suas letras falavam de acontecimentos da vida cotidiana, sempre com um lado romântico. Gravou com grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. O cantor tinha três filhos: Laura, Lucas e Clara, que herdaram dele o talento musical. Faleceu em 2016, aos 50 anos de idade, em decorrência de um infarto, um ano antes de completar 20 anos de carreira, com 10 CDs e dois DVDs gravados.


SERVIÇO:

SHOW “HOMENAGEM A VANDER LEE & LANÇAMENTO DO ÁLBUM 10 ANOS DE MARCOS CATARINA”

Data: 11 de março de 2022 (sexta-feira).
Horário: a partir das 20 horas.
Local: Feitiço das Artes Música e Culinária Mineira.
Endereço: SCLN 306 - BLOCO B - LJS 45/51 – Brasília (DF).
Duração do show: 90 minutos.
Valor: R$ 20,00 antecipado por pessoa.
Informações e Reservas: (61) 3548-1680 ou pelo site http://www.feiticodasartes.com.br.
Classificação indicativa: 14 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário