"Noites de Luz" no CCBB com a Orquestra de Câmara de Brasília

O Noites de Luz CCBB prepara para o público uma experiência incrível, onde a luz e a música criam um ambiente de emoção que irá sensibilizar os espectadores, após longo período de afastamento da convivência presencial e artística. Na cenografia será utilizada iluminação cênica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto.

O Centro Cultural Banco do Brasil e a Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Cláudio Cohen têm o prazer de oferecer um inesquecível conjunto de concertos, que percorrem o popular e o erudito, o festivo e o reflexivo.

Toda música é reflexo de uma época. Porém, há músicas que são eternas! Nos emocionam, nos enternecem e nos fazem sentir mais próximos uns dos outros. O final do ano é um momento de alegria e confraternização. Nada melhor que a música para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e inclusivo.

O projeto tem concepção artística e regência do Maestro Cláudio Cohen, que em sua curadoria priorizou como fio condutor a linguagem clássica, trazendo à luz a temática das celebrações do final de ano. O repertório incluirá clássicos que vão desde os tradicionais temas em celebração ao Natal, passando pelos clássicos universais de Tchaikovsky, Johann Strauss e Debussy; clássicos do cinema e temas infantis, além de um mergulho no imaginário musical do violeiro caipira e do Brasil do interior. As músicas “Valsa das Flores'' da Suíte “O Quebra Nozes” de Tchaikovsky e “O cisne” de Camille Saint Saëns, serão acompanhadas de bailarinos sob a coreografia de Gisele Santoro.

As 04 (quatro) sessões programadas anunciam grandes emoções para os espectadores, desde a chegada do público ao foyer do CCBB, onde serão recebidos com música ambiente, preparando a experiência que acontecerá dentro do teatro, em percurso remetendo as luzes tão presentes nesta época do ano. Ao adentrar o teatro, um roteiro que contempla um número especial será tocado por harpista. O espetáculo será conduzido e narrado pelo próprio Maestro.

Os Concertos terão duração aproximada de 1h, contemplando um repertório em torno de 14 composições que serão apresentadas ao público em 04 sessões presenciais. As apresentações acontecerão nos dias 22/12 em sessão dupla às 18h e 20h; no dia 23/12 às 18h e no dia 24/12 às 16h. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de ingressos. Além de formar plateia para a música instrumental e realizar campanha para coleta de alimentos que serão doados ao Instituto Barba de Rua, instituição que cuida de pessoas em situação de rua, o projeto atua na modalidade slow paper, dedicado 100% sob as prerrogativas de sustentabilidade, realizando a produção e divulgação exclusivamente por meios digitais.

Projeto arrecadará alimentos não perecíveis
O projeto tem um forte componente humanitário; será solicitada a doação de alimentos não-perecíveis como ingresso para o concerto, que serão distribuídos pelo Instituto Barba na Rua para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos serão arrecadados na entrada do espetáculo.

Cláudio Cohen
Regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Cidadão Honorário de Brasília, o Maestro e violonista Cláudio Cohen é um grande criador contemporâneo da música clássica, durante a pandemia adaptou-se e topou o desafio de criar atividades inovadoras junto com a orquestra, que vem movimentando a cena erudita por meio de iniciativas inéditas. Por sua grande influência no cenário da música clássica brasiliense, a trajetória artística do maestro está fortemente conectada à história da música erudita contemporânea na região, nacional e internacionalmente. O Maestro já atuou como artista convidado em mais de 30 países dentre os quais: EUA, México, Áustria, Alemanha, Portugal, Espanha, Polônia, Finlândia, Hungria, Itália, China, Japão, Argentina, Chile, Moçambique, Catar e em todo o território brasileiro.

Orquestra de Câmara de Brasília
Formada por músicos com o mais alto grau de excelência e performance, a Orquestra de Câmara de Brasília vem atuando no cenário da Música Clássica e de eventos desde a década de 1990. Neste período dezenas de concertos foram realizados e a qualidade da Orquestra e de seus músicos foi sempre reconhecida pelo público e crítica.

Inspirado nos clássicos “Candlelight Concerts”, com enfoque nas memórias afetivas e ludicidade, os figurinos, elementos cenográficos e as luzes que terão predominância no projeto, criam atmosfera acolhedora, que propicia uma experiência de conforto, remetem às estações do ano e as passagens do tempo e da vida, o céu de Brasília, trazendo a essência e as origens das celebrações de encerramento dos anos, perpassando por grandes clássicos brasileiros e internacionais.

PROGRAMA - ROTEIRO MUSICAL
Leroy Anderson - Sleigh ride (2:40)
Johann Strauss - O Danúbio Azul (5:00)
Tchaikovsky - Valsa das Flores (7:00) (Participação Bailarinas Gisele Santoro)
Caipiríssima (8:00)
Astor Piazzolla - Adios Nonino (4:40)
Piazzolla - Oblivion (4:00)
Debussy Clair de Lune (4:30)
Coletânea Disney (5:00)
Balão Mágico (5:00)
Saint Saens - O Cisne (3:00) (Participação Bailarinas Gisele Santoro)
Ennio Morricone - Cinema Paradiso (5:30)
E. Morricone - the good, the bad and the ugly (4:00)
John Williams Trilogy (5:20)
Christmas Medley (7:30)
Sleigh Ride - Leroy Anderson

#CCBBemCasa
Os Centros Culturais Banco do Brasil – BH, DF, RJ e SP apresentam conteúdos exclusivos da sua programação no site bb.com.br/cultura. Visitas guiadas, catálogos, detalhes das exposições e atividades educativas estão disponíveis na tela do seu computador ou celular. Shows e apresentações podem ser vistos no Youtube do Banco do Brasil.

Para quem prefere ficar em casa, haverá uma transmissão da apresentação da Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Claudio Cohen no canal do YouTube do Banco do Brasil no dia 25/12 às 16 horas, e o concerto ficará disponível até às 24 horas do dia 26/12.


SERVIÇO:

Noites de Luz
Teatro - Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2 - Brasília/DF
De 22 a 24 de dezembro de 2021

22/12 - 18h e 20h
23/12 - 18h
24/12 - 16h

Online no YouTube do Banco do Brasil
25/12 - 16h disponível até às 24h do dia 26/12
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis a partir de 21/12 às 9h
www.eventim.com.br
https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/noites-de-luz/
Entrada: Gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento
Arrecadação na porta do teatro
Mais informações: (61) 3108-7600

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário