DESAFIO JACANOÁ 2021

O Desafio Jacanoá, prova de natação em águas abertas, acontecerá em 18 de dezembro no Lago Paranoá. Como a 2ª edição aconteceu em 2019, e em 2020 o evento foi inviabilizado devido à pandemia, a ultramaratona é esperada em clima de celebração pelo prazer do reencontro na prática do esporte. “O nosso objetivo é ressaltar os benefícios da natação em águas abertas, ao mesmo tempo em que nos despedimos do ano se encerrando, saudando o que lá vem chegando”, explica Tiago Sato, ultramaratonista e um dos organizadores da prova.

Além do nado, o evento busca estimular a vida saudável em contato com a natureza. E, no caso específico do Lago Paranoá, chamar a atenção para a sua preservação, com o uso consciente da Orla, um espaço cada vez mais democrático com privilegiado ambiente para esportes aquáticos, cultura e lazer. “É também uma forma de destacar para o Brasil e para o mundo esse cartão postal da cidade que merece todo nosso cuidado, contemplação e utilização consciente”, afirma Sato.

A prova tem um percurso total de 20km. Com largada entre os clubes Cota Mil e o Asbac, o circuito contempla parte da orla do Lago, passando por cenários como a Península dos Ministros, Morro da Asa Delta, Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Piscinão do Lago Norte e, como ponto final, a primeira península após a ilha da estação de coleta de água da Caesb.

Entretanto, vai ser muito difícil algum nadador chegar até o ponto final. Além dos participantes, o Catcher Boat, faz parte da dinâmica da prova. Esta embarcação, tipo jet-ski, locomovendo-se a 4km/h, partirá do mesmo ponto que os atletas, 30 minutos após a largada do pelotão, e seguirá no encalço dos competidores. Ao serem alcançados, serão automaticamente classificados na ordem inversa, onde os últimos serão os primeiros.

A competição não tem linha de chegada: a prova termina para o competidor no momento em que ele é alcançado pelo Catcher Boat, ou se ele desistir no meio do caminho. Assim que isso acontecer, os nadadores subirão para um barco, tipo catamarã, com capacidade máxima para 240 pessoas. Mas a festa estará longe de acabar. Os atletas resgatados ficarão no catamarã, torcendo e aproveitando o passeio, até que o último nadador seja coletado pelo jet-ski ou que se cumpra o tempo estabelecido para a duração do Desafio (4h). Os três últimos atletas de cada categoria (masculina e feminina) a subirem na embarcação, serão premiados com troféus e brindes. Todos os participantes receberão medalhas de participação.

A prova, realizada dentro das normas de segurança exigidas, tem estrutura para acolher até 150 participantes, sendo 100 participantes serão atletas e os outros 50 divididos entre staff’s, convidados e acompanhantes dos nadadores. As inscrições, com taxa de R$375,00, dá direito a kit com pulseira de identificação, camisa, touca, boia de sinalização e brunch surpresa. Já a taxa de acompanhante é de R$250,00 e dá direito ao passeio no barco, brunch e lembrancinha do evento.

O desafio Jacanoá tem o apoio das marcas: Fabiola Molina, FreeCorner, Açaí Motion, Clínica 449 - Nutrição Esportiva, Nutrata - Suplementos Nutricionais, Super Forma, Cerrado Adventure - Voa Açaí, Umidade10, Life Check Up, Caesb, Pedacinho Pizzas e SwimHaus.

Cronograma
17/12 – 19:00h - Simpósio técnico e entrega dos kits
 
18/12 – 07:30h – Concentração entre os Clubes Cota Mil e Asbac
08:00h – Largada do Desafio
08:30h – Saída do Cacther Boat
08:45h – Previsão de coletar os primeiros nadadores
12:00h – Tempo limite para terminar o desafio
13:00h – Encerramento do evento


SERVIÇO:

Desafio Jacanoá 2021

17 e 18/12
Inscrições: www.jacanoa.com.br
Regulamento: https://www.jacanoa.com.br/desafio-jacanoa-2021-scales-for- life/
Mais informações: (61) 98173-8221
@jacanoanatacao
@tiago.sato
 
==> Foto: Acervo Pessoal Tiago Sato

0 comentários:

Postar um comentário