Brasília Iluminada: capital federal ganha uma decoração natalina especial

O Governo do Distrito Federal (GDF) une a magia e as luzes de Natal com a história da capital federal no projeto Brasília Iluminada, que foi oficialmente inaugurado nesta quarta feira (22/12) na Praça do Buriti. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 20 de janeiro.

O projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021 abrange desde a Esplanada dos Ministérios, passando pela Praça e pelo Palácio do Buriti até chegar à Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz e estender as comemorações também para as regiões administrativas, com o Trenó Luz levando o Papai Noel para abrilhantar o Natal de crianças e adultos das 33 regiões administrativas do Distrito Federal.

“É um projeto contemplativo e democrático, que poderá ser apreciado pelos moradores de todo o DF e pelos milhares de turistas que nossa cidade irá receber até o dia 20 de janeiro. É muito mais que uma iluminação de Natal, é um evento de ano novo e de grande simbolismo que contribui ainda mais para firmar Brasília como destino turístico nas festividades de final de ano e durante o mês de janeiro”, afirma o secretário de Economia, André Clemente.

O Brasília Iluminada compreende 11 eixos: As Torres / Pórticos, Brasília Encantada, composto pelo Lago de Brasília e o Eixo Central, Quadrante dos Presentes, Espaço Luz, Árvore Sonho e Realidade, Complexo do Buriti, Céu de Brasília, Espaço da Solidariedade, Luz do Mundo, Espaço Artesanato de Brasília e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 m² de área implantada com os eixos do projeto, ineditismo na história da capital do Brasil.

O evento une o conceito de cidade iluminada, pelo fato de a capital do país ser a esperança para todo o Brasil. A decoração valoriza elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o cerrado. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021 está se preparando para obter o Certificado ISO 20.121 - Sistema de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos.

Capitaneado pela Secretaria de Economia do DF, além de embelezar a cidade e encantar quem visitar as diversas instalações que se estendem pelo Eixo Monumental, o Brasília Iluminada terá impactos positivos que vão desde o incentivo à economia local e a geração de renda até o incremento ao Turismo. No total, serão mais de 6 mil postos de trabalho temporários, com 100% mão de obra do Distrito Federal.

Quanto às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deverá manter o distanciamento e será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores.

 

SERVIÇO:

Brasília Iluminada – Capital da Esperança 2021

Saiba mais sobre os 11 pontos que vão iluminar o centro de Brasília até o dia 20 de janeiro de 2022.

Torres / Pórticos - Simbolizam a entrada na Esplanada e entrada na Praça do Buriti, com sinos cenográficos que se remetem ao nascimento de Jesus, a sua anunciação e representam o crescimento e chamamento de uma nova Era.

Brasília Encantada - Composto pelo Lago de Brasília e o Eixo Central. O símbolo da nossa cidade é destaque em um espelho d’agua, impactando ao público logo no início da Esplanada. Ele será instalado exatamente nas coordenadas de geolocalização do Distrito Federal.

Quadrante dos Presentes - Espaço com 10 caixas de presente que chamam a atenção não somente por suas dimensões, mas pela decoração também, no local serão reproduzidas no interior a experiência do Natal no hemisfério boreal, com efeitos especiais de luzes, fumaça e neve.

Espaço Luz - Atração com velas gigantes, levando luz a todo o mundo. As velas formarão um castiçal, com mais de mil girassóis, que representam a felicidade, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol, em entorno das velas.

Árvore Sonho e Realidade - Especial composto por 60 árvores de LED cenográficas e tem como destaque a Árvore Monumental.

Complexo do Buriti - O espaço contará com uma árvore de mdf estilizada com palavras chaves do projeto e ainda o painel de cluster de LED na fachada do Edifício Anexo do palácio do Buriti e uma cascata de micro lâmpada no entorno do Palácio do Buriti e com as mangueiras revestidas de micro lâmpadas.

Céu de Brasília - Quadrante entre a praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz, que é a área cultural do projeto, tendo como cenário o Céu de Brasília, cantado, lembrado e homenageado em poesias, rimas e prosas, por artistas do DF.

Espaço da Solidariedade - Áreas montadas para recebimento de doações por meio de campanhas sociais de brinquedos, roupas, alimentos, agasalhos, resíduos eletrônicos, entre outros.

Luz do Mundo - Quadrante com personagens/figuras do presépio em escala real, somados a elementos cenográficos reais. Um presépio interativo e impactante que remete ao nascimento do Deus menino, chegada dos pastores, reis magos e outros elementos.

Espaço para comercialização e exposição de produtores locais, valorizando o pequeno produtor e mostrando o toda a criatividade da nossa cidade.

Trenó Luz – O trio elétrico, com a presença do Papai Noel, percorrerá todas as 33 Regiões Administrativas do DF em 30 dias de ativação do projeto.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário