Para o projeto Mímica, Repente e Cordel, sua idealizadora, a professora Maria Lucimar da Silva, convocou 10 expoentes do universo artístico do Distrito Federal. São artistas cujo relevante histórico de trabalhos realizados já transformou o olhar de muitos moradores das Regiões por onde o projeto irá passar.
No intuito de compor um rico giro cultural, trazido na programação, a professora, que também é cordelista e contadora de histórias, lançou mão de sua criatividade e sensibilidade para as artes. Ao envolver, em um único projeto, diferentes linguagens artísticas com raízes firmes nas culturas populares.
Plural, o Mímica, Repente e Cordel convida o público a passeios pela literatura poética de cordel, a cantoria de repente, a xilogravura, a contação de histórias e a expressiva arte gestual da mímica. Artes que serão exibidas em apresentações literárias, cênicas e musicais, ao vivo, e oficinas.
Gratuitas, as atividades, que acontecem nos meses de setembro e outubro, irão correr em Escolas da Rede Pública de Ensino de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, e na Cordelteca da Casa Do Cantador e no Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marilac, ambos em Ceilândia.
A programação estreia no dia 14 de setembro na Escola Classe JK, do Sol Nascente, e depois se estenderá por escolas de Ceilândia e Samambaia. Serão ao todo nove apresentações de dupla de duplas de repentistas com Chico de Assis, João Santana, Valdenor de Almeida, Messias de Oliveira e Ramalho de Oliveira.
Nestas shows-aulas de Cantoria de Repente, conduzidas pelos repentistas, eles farão passeios pelas dezenas de estilos dessa arte, atenderão a pedidos de temas dos professores, estudantes e servidores, que se tornarão mais íntimos do gênero a partir do conhecimento de suas peculiaridades. Todas as [shows-aulas] serão acompanhadas de intérpretes de Libras.
Estes repentistas já se apresentaram nestas Regiões em projetos como “Cantoria Escola”, “Repente na Escola”, “Cantoria Escola e Boi na Rua”, “RAPente”, “Repente na Feira”, “De Repente Cantoria na Feira”, em Festivais regionais e nacionais, Encontros de sanfoneiros e repentistas e tantos outros.
O Mímico Miqueias Paz, de brilhante carreira local, nacional e internacional, realiza cinco apresentações ao lado do poeta Francisco de Assis Chagas Filho em Escolas Públicas de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol.
Na Cordelteca da Casa do Cantador, acontecem quatro oficinas de Literatura de Cordel abordando técnicas de Métrica, Rima e Oração Poética, com Maria Lucimar da Silva, e duas de Xilogravura, com o mestre Valdério Costa, autor de mais 80% dos livretos de cordéis dos últimos 15 anos no DF.
No Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marilac, em Ceilândia Sul, Maria Lucimar da Silva compartilha histórias lidas em tons interpretativos em quatro sessões de Contação de Histórias para a comunidade de idosos que mora lá. Maria tem larga experiência na arte de contar história, é formada em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e pós-graduada em Gerontologia pela UnB.
SERVIÇO:
Mímica, Repente e Cordel
Atividades gratuitas
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Informações: 9.8115-9328 ou 9.8322-1393
Oficina de Literatura de Cordel
Local: Cordelteca da Casa do Cantador
Endereço: QNN Quadra 32 Área Especial G - Ceilândia
Em outubro
Oficina de Xilogravura
Local: Cordelteca da Casa do Cantador
Endereço: QNN Quadra 32 Área Especial G - Ceilândia
Em outubro
Contação de Histórias
Local: Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marilac
Endereço: Módulo C, St. N Qnn 32 - Ceilândia Sul
Em outubro
Shows-aulas de Cantoria de Repente e Mímica
Escola Classe JK de Sol Nascente
Dia 14 de setembro
Turno: Vespertino
Dia 21 de setembro
Turno: Vespertino
Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia
Dia 15 de setembro
Turnos: Matutino e Vespertino
Escola Classe 18 de Ceilândia
Dias 16 e 23 de setembro
Sempre no turno Vespertino
Dia 21 de setembro
Turno: Vespertino
Centro de Ensino Médio 414 de samambaia
Dia 17 de setembro
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário