O FOLCLORE BRASILEIRO É UM DOS DESTAQUES DO PROGRAMA CCBB EDUCATIVO

O CCBB Educativo - Arte e Educação comemora neste 22 de agosto o “Dia do Folclore Brasileiro”. A atividade, realizada presencialmente, vai celebrar o folclore brasileiro em uma conversa aberta onde os participantes, mediados pelos educadores do programa, poderão partilhar histórias, danças, músicas e brincadeiras que fazem parte de seus repertórios de saberes populares.  As Datas Comemorativas fazem parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas passagens importantes do calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer os vínculos com a cultura brasileira.

 

Movimentada, a semana ainda oferece uma variedade de atividades para serem aproveitadas presencialmente e digitalmente. No ambiente online, de maneira interativa, acontece o Laboratório de Crítica - “Rotas de Fuga / Rotas de Criação”, com Rafael RG; o Lugar de Criação Digital — “O que é patrimônio natural?” e as Visitas Mediadas Agendadas.

 

Já presencialmente, com atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, acontecem nas instalações do CCBB Brasília as Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras, o Lugar de Criação - Oficina de Histórias.

 

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

21/08 - LUGAR DE CRIAÇÃO - OFICINA DE HISTÓRIAS

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

__

22/08 - DATA COMEMORATIVA - “Dia do Folclore Brasileiro”

O que é: Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Sinopse: Em 22 de agosto o folclore é celebrado no mundo todo. Nesta data especial, vamos celebrar o folclore brasileiro em uma conversa aberta onde os participantes, mediados pelos educadores do programa, poderão partilhar histórias, danças, músicas e brincadeiras que fazem parte de seus repertórios de saberes populares.

Serviço:

Domingo, às 14h.

Duração: 1h

Capacidade: 6 pessoas mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos. 

--

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas às exposições permanentes do CCBB Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h
Quintas às 10h e às 12h
Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

--

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: As visitas mediadas em Libras, feitas às exposições permanentes do CCBB Brasília, ocorrem, simultaneamente, em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). Nelas, os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo


PROGRAMAÇÃO DIGITAL

19/08 - LABORATÓRIO DE CRÍTICA - “Rotas de Fuga / Rotas de Criação”, com Rafael RG

O que é: Reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história. 

Sinopse: Nesse encontro, Rafael RG convida o público interessado nas diversas formas de escrita como expressão artística. Rotas de Fuga / Rotas de Criação é um encontro que explora as diferentes estratégias que já foram desenhadas e utilizadas por pessoas "racializadas". O objetivo é compreender como tais rotas de fuga reverberam nos tecidos sociais das cidades nos dias de hoje, podendo tornar-se disparadores de processos artísticos. No universo musical, "fuga" significa uma forma específica de composição que utiliza um número determinado de vozes que interpretam de forma consecutiva o mesmo tema. Um tema musical, repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.

Sobre o convidado: Rafael RG (1986) Vive e trabalha entre Salvador, Belo Horizonte e Guarulhos.  É formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG), entre suas residências recentes estão Gasworks em Londres (2018) Black Rock Senegal em Dakar (2019), Triangle France - Astérides em Marseile (2020). Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego. A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade. Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, e questões de identidade racial têm sido suas áreas de interesse atuais. Essas pesquisas geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.

Serviço:

Quinta-feira, às 14h.

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Vagas: 200

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos 
Acesso: Evento gratuito.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com

--

20/08 - LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL - “O que é patrimônio natural?”

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.  

Sinopse: Entre julho e outubro, o Lugar de Criação abre um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural em uma série de quatro propostas que, em pequenos experimentos, conectam esse tema a nossa vida cotidiana. Neste segundo encontro, uma proposta irresistível: “Que tal brincarmos com o patrimônio natural?”

Serviço:

Sexta-feira, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação

Plataforma:  Youtube / gravado

--

VISITAS ONLINE PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições, nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas mediadas realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos. Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos. As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Plataforma: zoom/ao vivo

--

PERCURSO – PODCAST CCBB EDUCATIVO

O que é: Um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Com previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021, seu conteúdo articula entrevistas e comentários críticos a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. A cada edição, o programa aborda obras de cinema, teatro, música e artes visuais em diálogo com um tema específico, articulando-se ainda aos eixos temáticos que atualmente orientam as atividades do Programa CCBB Educativo: Cultura de acessibilidade, Recursos digitais em aulas nas artes, Educação, cultura e processos decoloniais, e Natureza e Cultura. Partindo de abordagens reflexivas e pedagógicas, Percurso destaca caminhos, processos, conceitos e contextos relacionados à programação cultural e educativa do Centro Cultural Banco do Brasil.

PODCAST#7: Experimentar

Neste programa, conversamos com os curadores Isabel Veiga e Vitor Medeiros sobre a mostra “Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-Soo”. Convidamos a atriz Maria Helena Chira e o diretor José Roberto Jardim para uma conversa crítica a partir do espetáculo “A desumanização”. Falamos com o educador Phelipe Resende sobre a exposição “Nise da Silveira: a revolução pelo afeto” e deixamos um convite para que você conheça melhor o patrimônio do Centro Cultural Banco do Brasil a partir de uma visita ao site CCBB Educativo – Patrimônio & Memória.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação

 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário