Saxofonista Livio Almeida combina jazz e música brasileira em show nesta sexta (02/07)

Considerado pela crítica especializada um dos grandes talentos do saxofone internacional, o compositor Livio Almeida apresenta nesta sexta-feira (2/7), às 20, no CTJ Hall, seu estilo distinto, que combina o jazz moderno e a música brasileira contemporânea. Neste recital, com início às 20h, o músico se reúne com parceiros da cidade para mostrar todo o suingue que o fez conquistar espaço em Nova York, a meca do jazz onde Livio tem carreira consolidada.

Composto também por Felipe Viegas (piano), Oswaldo Amorim (baixo) e Pedro Almeida (bateria), o Livio Almeida Quarteto é a atração desta edição do Sextas Musicais. O show será transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Formado em saxofone erudito pela Universidade de Brasília, com especialização em Jazz Performance pelo City College of New York, Livio Almeida é ainda mestre em composição pelo Brooklyn College of New York. Atualmente, faz doutorado em performance musical pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, além de ser professor adjunto EAD de música no Brooklyn College of New York.

Livio já se apresentou em vários dos principais palcos dos EUA, como Carnegie Hall, Newport Jazz Festival, Los Angeles Central Avenue Jazz Festival, NY Winter Jazz Fest, Jazz Mobile e Carefusion Jazz Fest, Symphony Space, Birdland, Lincoln Center, The Iridium, Dizzy’s Coca Cola Club. Frequentemente, realiza turnês pelas Américas do Norte e Sul, além da Europa.

O saxofonista também já tocou com grandes nomes da cena do jazz norte-americano, como o pianista ganhador do Grammy, Arturo O’Farrill. Apresentou-se com as famosas orquestras Afro Latin Jazz Orchestra, Birdland Bigband e Eco-Music bigband, e com artistas como Mike Holober, Ari Hoening, Jon Cowherd, Helio Alves, Romero Lubambo, Cidinho Teixeira, Jon Gordon, Nelson Angelo, dentre outros.

Vencedor do prêmio Internacional de Saxophone Victor Assis Brasil em 2015, além de recipiente do prêmio de composição do Alfred Hitchcock Institute no Brooklyn em Nova Iorque, Livio lançou dois discos como líder. O primeiro foi “Pieces”, em parceria com o guitarrista David Cordeiro. Seu último disco, “Action and Reaction”, com produção de Arturo O’Farrill, recebeu elogios da crítica especializada.

Ele também dirige em Nova York uma banda com dez integrantes dedicada a apresentar a música brasileira. Único do estilo em solo norte americano, o Livio Almeida Brazilian Jazz Dectet é um projeto mensal com shows apresentados no Zinc Bar, clube tradicional de jazz.


SERVIÇO:

Sextas Musicais – Livio Almeida Quarteto

Quando: 2 de julho, às 20h
Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário