FliSamba 2021 estreia online com homenagem a Martinho da Vila e mais bambas

Valorizar a diversidade da cultura negra, unir samba e outros ritmos tradicionais à produção literária, celebrar histórias de protagonismo negro. Esses são objetivos da FliSamba, que chega em 2021 como revista eletrônica. A festa que – tradicionalmente – teve como sede o Clube Renascença e virou ponto de encontro da comunidade carioca, agora pode ser apreciada no Brasil inteiro, entre os dias 08 e 10 de fevereiro, das 17h às 22h, nas redes sociais do Acervo Cultne.

Um ponto alto da programação são as homenagens a grandes nomes. Martinho da Vila é o destaque dessa edição que vai celebrar a trajetória de músico, escritor, cantor, compositor e abrir a comemoração de seu aniversário de 82 anos e do Carnaval. Além do grande Mestre da Vila, a quarta FliSamba homenageia a professora doutora Helena Theodoro; as damas do samba Tia Surica e Tia Gessy; e em memória, o sambista e fundador do Salgueiro, Djalma Sabiá. Material histórico, depoimentos e inserções ao vivo fazem parte da celebração dessas pérolas negras.

Nas palavras de Conceição Evaristo: “O livro precisa sair desses espaços tradicionais, da livraria, da biblioteca e vir junto a nossa comunidade (...) para cada vez mais as pessoas entenderem que o livro, que a literatura, é um produto cultural de direito e de pertença de todos”. Com realização do Acervo Cultne, o Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam três noites de muito samba, lançamentos de livros e vídeos musicais.

“O diferencial dessa edição é a possibilidade de levar o clima da FliSamba, uma festa muito carioca, para o Brasil inteiro, e nessa oportunidade, casar melhores momentos de outras edições da festa, presenças ilustres e queridas do cenário carioca e nacional, com novidades, participações em vídeo, lançamentos e resgates”, ressalta Filó Filho, idealizador do evento e responsável pelo Cultne.

A FliSamba será conduzida em ritmo de alegria pela atriz Lica Oliveira e pelo ator, dramaturgo e escritor Rodrigo França, com participações de autores e autoras que vão falar de suas obras ao longo dos três dias de Festa Literária. Mais uma iniciativa para divulgar a cultura negra, sem expor a saúde das pessoas, usando a tecnologia para unir comunidades brasileiras.

FEIRA – A participação da comunidade literária acontece por meio de entrevistas, depoimentos e no formato inédito de feira online, com inserção de Spots de vídeo de autoras e autores participantes dessa edição. Nelson Maca, Conceição Evaristo, Ele Semog são alguns destes que terão obras divulgadas. A Feira vai permitir participação de estreantes, ícones da literatura, com diversidade temática e de abordagens, contemplando poesia, prosa, ficção, biografias, textos históricos, entre outros.

A combinação livro e audiovisual se concretiza com a presença dupla de “Noitada de Samba - Foco de resistência" na programação. O filme tem direção e roteiro de Cely Leal, com base no livro de mesmo nome, da autora Márcia Guimarães, ambos registram a da “Noitada de Samba”, um dos movimentos musicais e culturais dos mais importantes do país. As obras contam os bastidores dessa iniciativa que marcou a história da MPB e lançou nomes como Beth Carvalho, Dona Yvone Lara, Leci Brandão, Monarco, Clara Nunes.

ESTREIAS – Entre as obras que serão apresentadas ao público está “Lábios de Cuba Libre”, livro do multiartista Altay Veloso que também protagoniza, junto com Paulo Cesar Feital, outro lançamento, que é o vídeo com melhores momentos do show “Canto do Urubu”. Esse evento reuniu, em maio de 2018, artistas e personalidades ligadas ao Esporte Clube Flamengo, nessa homenagem musical ao clube rubro-negro, grandes nomes como Anderson do Molejo, Dudu Nobre, Jorge Vercillo, Leny Andrade, Neguinho da Beija-Flor, Sandra de Sá, Xande de Pilares, Arlindinho e Mariene de Castro.

DEBATE – Outro destaque da programação é a edição do Seminário “Axé e Carnaval - O Samba no combate à intolerância religiosa”, evento realizado em outubro de 2019 e registrado pelo Acervo Cultne, com a participação de expoentes do samba, jornalistas, escritoras/es, advogadas/os, pesquisadoras/es, religiosas/os, no Rio de Janeiro.

O material traz falas de Adriana Morais (Advogada), Evelyn Bastos (Rainha da Bateria da Mangueira), Flavia Oliveira (Jornalista), Gabriel Haddad (Escritor), Haroldo Costa (Escritor), Helena Theodoro (Escritora), Ivanir dos Santos (Babalawo), Leonardo Bora (Carnavalesco), Luiz Antonio Simas (Escritor), Marcelo Reis (Produtor Cultural), Renato Ferreira (Advogado), Selminha Sorriso (Porta bandeira da Beija Flor) e Vinicius Natal (Pesquisador).

PRÉ-CARNAVAL Para quem já participou da FliSamba será um momento de recordar e se divertir, apreciar as novidades criadas para driblar a necessidade de distanciamento em decorrência da pandemia. Quem estiver estreando na Festa terá um gostinho da ferveção carioca, de belos encontros do samba, da literatura negra, da cena cultural vibrante do Rio, em qualquer parte do mundo e do Brasil, uma delícia de Pré-Carnaval online.


SERVIÇO:
 
FliSamba – 4ª Edição (Online)
Data: de 8 a 10 de fevereiro de 2021
Hora: das 17h às 22h
Local: Youtube do Cultne - https://www.youtube.com/channel/UCjKjD0bztwIrsK16xODswIQ
Facebook: https://www.facebook.com/cultne
Instagram: https://www.instagram.com/cultne/
Assessoria Nacional: Paó Comunicação (61) 98179-9316 / (61) 99953-7040
Assessoria Rio: Márcia Renault: (21) 99713-0764

==> Foto: Face Oficial

0 comments:

Postar um comentário