Cursos de preparação e profissionalização de jovens para o mercado produtivo da cultura

 

Programada para acontecer no mês de fevereiro próximo, a série de cursos tem por objetivo capacitar pretendentes a ingressarem na cadeia produtiva da cultura. O público o qual se busca atender prioritariamente é o de pessoas acima de 18 anos e formado por familiares de pessoas em privação de liberdade (sistema prisional e/ou socioeducativo), assim como a comunidade LGBTQIA+.

 

O setor [cultural] tem sofrido grandes perdas nestes últimos meses devido inclusive à pandemia de Covid-19. Daí a necessidade de ações de resistência capitaneadas por produtoras que encontram meios de realizar projetos e programas em diferentes segmentos pela via de editais, leis de incentivo, patrocínios diretos, financiamentos colaborativos ou emendas parlamentares.

 

O Profissão Arte, idealizado em 2003 por Tereza Padilha, gestora do Espaço Cultural Mapati, nasceu para suprir a pouca oferta de cursos gratuitos de qualificação. A importância da iniciativa ganhou notoriedade nacional quando foi finalista do Prêmio Itaú-Unicef em 2009.

 

Para o próximo bloco, estão previstos três cursos, de 20 horas cada um, cobrindo Logística, Iniciação Teatral e Produção Cultural. Todos ministrados por mulheres que se destacam na gestão e realização de importantes projetos e programas culturais. O Profissão Arte conta com fomento da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes, e Ministério do Turismo.

 

Ministrada por Eli Moura, a oficina de Logística de Projetos Artísticos apresenta ferramentas de design thinking, endomarketing e plataformas de organização. Logística compreende a estruturação lógica de um projeto, como escolha do local, fornecedores, transporte e fluxo de pessoas. Online, o curso atenderá um grupo de 20 pessoas entre os dias 1º e 24 de fevereiro. Inscrições e mais informações aqui.

 

Ideal para pessoas que queiram dar os primeiros passos na carreira teatral, Tereza Padilha oferece um curso de Iniciação ao Teatro. No conteúdo das aulas, processos de moldagem de personagens distintos e dramaturgia. Entre as atividades, exercícios criativos de desenvoltura, improvisação, incorporação de imagens, sentimentos individuais e movimentos cotidianos, sempre a partir do corpo e da psique do ator. Também online, acontece de 1º a 17 de fevereiro. Inscrições e mais informações aqui.

 

Conhecer os caminhos e saber lidar com os desafios de uma produção cultural é o que será apresentado por Dayse Hansa em seu curso de Iniciação em Produção Cultural. Dentre os temas a serem abordados, meandros da realização de eventos e produções, acesso a fomento como fundos e leis de incentivo e legalização de evento (emissão de alvará eventual). Online, o curso está marcado para o período de 22 a 26 de fevereiro. Mais informações e inscrições aqui.


Para mais informações acesse mapati.org.br/2021/01/23/projeto-profissao-arte-abre-novas-vagas-em-fevereiro/ ou entre em contato via redes sociais em facebook.com/espacomapati e instagram.com/teatromapati/ ou pelos telefones (61) 99119-2882 e 3347-3920.

 

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário