Livro traz lições de um dos maiores campeões da UFC Lyoto Machida

Lyoto Machida, conhecido como Dragão, faz parte de um seleto grupo de atletas que deixou seu nome marcado para sempre na história do MMA, consagrando-se um dos principais campeões na categoria meio-pesado ao longo de 11 anos no UFC. Os títulos conquistados fazem parte de uma carreira vitoriosa em todo o mundo das artes marciais, que inclui karatê, sumô, dentre outros. Mas muito do homem vitorioso, em todos os âmbitos da vida, que acompanhamos hoje é resultado de lições transmitidas por seu pai, Yoshizo Machida, e reaprendidas enquanto atravessava uma das maiores crises de sua vida, ocasionada pelo episódio da punição por doping, que ocorreu no final de 2016.

Após uma sequência de derrotas, Lyoto sentia que não conseguia mais aplicar a filosofia e as técnicas que havia aprendido com seu pai. Na última luta dessa época, foi ferido seriamente no rosto e teve que se submeter a uma cirurgia, que resultou em uma recuperação complicada, tendo que ficar 6 meses afastado do esporte. Apesar do pedido de sua esposa Fabyola, de que tirasse um tempo maior de folga para que pudesse repensar a carreira e buscar espaço para se reinventar como profissional, Lyoto pediu para que fosse marcada uma luta logo que começou a se sentir melhor. Mas o esportista recebeu uma notícia que mudaria os rumos de sua vida: a Agência Antidoping dos Estados Unidos havia suspendido ele da competição. O motivo foi a substância 7-keto-DHEA encontrada em seu sangue, e que fazia parte dos componentes de um suplemento receitado por seu médico para regular os meus níveis de estresse e consumida pelo lutador sem saber que o componente era proibido pela Agência Antidoping.

Deu-se início a um processo bastante doloroso na vida do Dragão. Com a imagem pública manchada, palestras canceladas e com as finanças completamente abaladas, Lyoto viveu um dos períodos mais difíceis de sua jornada. Ficou definido que ele seria suspenso das lutas por 1 ano e meio, somando os 6 meses de recuperação da cirurgia, ele ficaria 2 anos longe do octógono. Nesse período, ele encontrou Paulo Vieira, um life coach que o ajudou a reencontrar a filosofia na qual foi criado e a retomar seu foco de vida. "O que me faltava não era desenvolver técnica ou adquirir novos ensinamentos, mas ser capaz de aplicar o que eu já possuía na nova fase em que me encontrava. A partir daquela semana, comecei a reorganizar meus pensamentos e minhas emoções", ele conta no livro.

Lyoto dedicou-se então a diversos estudos de desenvolvimento pessoal e concentrou-se em virtudes que considerou essenciais para seu sucesso, crescimento e formação como indivíduo. E são essas virtudes que ele compartilha em O código do dragão, lançamento do selo Academia da Editora Planeta: autorresponsabilidade, simplicidade, determinação, resiliência, disciplina, respeito e humildade. As sete virtudes são baseadas no bu-shi-do ("o caminho do guerreiro"), o código de conduta dos samurais, no qual ele e seus irmãos foram criados e treinados. Elas envolvem áreas como:

1. As sete virtudes de um guerreiro: retidão, coragem, benevolência, amabilidade, sinceridade, honra e lealdade.
2. As cinco chaves para a saúde: boa alimentação, prática de exercícios, descanso, higiene e atitude positiva.
3. Os três estados mentais: alerta (zanshin), vazio (mushin) e equilíbrio (fudoshin).
O código do dragão traz lições para serem aplicadas por qualquer leitor para se reerguer, em diversos setores da vida, em momentos difíceis como o que estamos passando.

Sobre o Autor
Lyoto Machida nasceu em Salvador (BA) e foi criado em Belém do Pará (PA). Conhecido como o Dragão, Machida faz parte de um seleto grupo de atletas que deixou seu nome marcado para sempre na história do MMA (Artes Marciais Mistas), consagrando-se um dos principais campeões na categoria meio-pesado ao longo de 11 anos no UFC. Os títulos conquistados fazem parte de uma carreira vitoriosa em todo o mundo das artes marciais - foi campeão pan-americano de karatê, vice-campeão brasileiro de sumô, entre outros. Considerado uma das personalidades mais influentes do país, Lyoto construiu uma carreira no UFC com um cartel de lutas que soma 24 vitórias contra 8 derrotas.

Em 2018, passou a fazer parte do Bellator MMA, evento norte-americano que está entre os mais importantes do esporte. Sua transição para a nova casa foi realizada com base no mais profundo respeito à sua história. Machida tem o desafio de contribuir para o crescimento da organização, abrindo portas para que cada vez mais atletas possam trilhar um caminho como o seu. Sua meta na nova casa é fazer confrontos que o levem de volta ao posto de campeão. A missão pessoal de Lyoto é resgatar e propagar os valores essenciais para a construção de uma trajetória de campeão. Seu desejo é, por meio do seu trabalho, inspirar as pessoas ao mostrar que é possível recuperar-se de qualquer dificuldade com dedicação, foco e persistência.


SERVIÇO:

Título: O código do dragão - Descubra os 7 valores samurai para conquistar a vitória
Autor: Lyoto Machida
Páginas: 176
Preço: R﹩ 46,90 (físico) | R﹩ 29,90 (e-book)
Selo Academia
Editora Planeta

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário