Inspirado
em livro homônimo de Afonso Cruz, o musical infantojuvenil Vamos
Comprar um Poeta estreia 12 de dezembro de 2019, no Teatro do Centro
Cultural Banco do Brasil Brasília, onde segue em cartaz até dia 22 e retorna em
janeiro do ano que vem, com temporada de 2 a 12 de janeiro.
A peça
tem direção de Duda Maia, adaptação
de Clarice Lissovsky, direção
musical de Ricco Viana e elenco formado por Letícia Medella, Luan Vieira e Sergio
Kauffmann.
O musical
narra a chegada de um poeta à casa de uma família comum. Nesse lar, moram um
pai, que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe, que organiza todos os dias os
trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o
significado das coisas; e um menino, que adora fazer contas.
O Poeta ensina
os pequenos a observar borboletas, compor os próprios poemas e a dar abraços. A
montagem cria uma divertida reflexão sobre a nossa capacidade de invenção, a
amizade e a despedida, misturando música, poesia e dança.
Vamos
Comprar um Poeta é a
última parte da trilogia Três Histórias de Amor para Crianças, composta também pelos
premiados musicais A Gaiola e Contos Partidos de Amor, este
último cumpriu temporada bem sucedida no CCBB Brasília em setembro do ano
passado. A trilogia tem como objetivo principal criar
um diálogo entre crianças e adultos por meio de histórias que tratam dos afetos
humanos.
“Esse
texto é um manifesto lúdico, dedicado ao artista que habita em cada ser humano,
especialmente nas crianças. É uma maneira de poder falar com poesia e
delicadeza sobre a importância da arte na vida das pessoas. Dirigir Vamos
Comprar Um Poeta no cenário atual é realizar uma relevante homenagem à
cultura”, celebra a diretora Duda Maia.
Sobre a
trilogia: Em 2014,
a Camaleão Produções Culturais, empresa da diretora Duda Maia, e a Palavra Z
Produções Culturais, do produtor Bruno Mariozz, criaram uma parceria com o
objetivo de realizar trabalhos significativos destinados ao público
infantojuvenil. O desenvolvimento da trilogia tem como objetivo principal
abordar conteúdos e temas que estão presentes no dia a dia das crianças e dos
pais. E, com isso, estimular o diálogo entre adultos e crianças. Inspirado no
livro homônimo de Adriana Falcão, o musical A Gaiola estreou em
2016, no Rio de Janeiro, e ganhou os prêmios CBTIJ, Botequim Cultural e Zilka
Sallaberry, além de ter passado pelas quatro unidades do CCBB, ter feito cinco
temporadas cariocas, de ter participado de vários festivais e de ter sido
apresentado em Cabo Verde e Portugal. A peça conta a história de um passarinho
que cai na varanda de uma menina e, enquanto ela cuida dele, os dois se
apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles têm que se despedir, resolvem
aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os
questionamentos de “ficar preso”. Já Contos Partidos de Amor é inspirado
em contos e poemas de Machado de Assis e escrito por Eduardo Rios. O
espetáculo estreou em 2018 e ganhou o Prêmio Zilka Sallaberry nas
categorias de melhores direção e figurino. Também circulou pelas quatro
unidades do CCBB e foi encenado em festivais em Portugal, nas cidades de Fundão
e Setubal. O musical conta a história de quatro pessoinhas amorosas e ciumentas
que revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas por meio de
diálogos bem-humorados, dança e música.
Ficha
técnica:
Texto original: Afonso Cruz
Direção: Duda Maia
Adaptação:
Clarice
Lissovsky
Diretora
Assistente: Juliana
Linhares
Intérpretes
Criadores: Letícia
Medella, Luan Vieira, Sergio Kauffmann
Direção
Musical e Trilha Original: Ricco Viana
Letras das canções: Clarice Lissovsky, Juliana
Linhares e Ricco Viana
Preparação
Vocal: Agnes
Moço
Cenário: André Cortez
Figurino:
Kika
Lopes
Iluminação:
Renato
Machado
Desenho
de Som: Vitor
Osório
Programação
Visual: Patricia
Clarkson
Direção
de Produção: Bruno
Mariozz
Produção:
Palavra Z
Produções Culturais
Sinopse:
Uma
menina esperta e curiosa que gosta de entender o sentido das coisas. Um menino
que adora fazer contas. Um pai que só pensa em lucrar e uma mãe que organiza
todos os dias os trabalhos domésticos. O que acontece quando um Poeta chega
para morar com essa família? Observar borboletas, criar poemas e aprender a dar
abraços são algumas pérolas da nossa história. Um musical infantojuvenil que
fala de invenção, amizade e despedida.
Sobre
a diretora:
Duda
Maia é formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Foi professora de corpo
do Curso Profissionalizante de Atores da CAL (1998-2008). De 1996 a 2006, foi
diretora e coreógrafa da Trupe do Passo. Entre 2012 e 2014, recebeu o prêmio
Zilka Sallaberry de Melhor Direção, ao lado de Lucio Mauro Filho, com o infantil
“Uma Peça como Eu Gosto”. Dirigiu “Clementina, Cadê Você?”, musical inspirado
na vida de Clementina de Jesus; e “A Dona da História”, de João Falcão. Dirigiu
o musical “AUÊ”, do grupo Barca dos Corações Partidos. Sucesso de público e de
crítica, “AUÊ” recebeu importantes prêmios de artes cênicas: Shell (Melhor
Direção), Cesgranrio (Melhor Direção, Melhor Direção Musical e o Melhor
Espetáculo), Botequim Cultural (cinco categorias, incluindo Melhor Direção e
Melhor Espetáculo). A peça foi indicada ao Prêmio APCA de Melhor Direção. Duda
Maia foi indicada aos prêmios Bibi Ferreira e Prêmio Reverência de Teatro
Musical, na categoria Melhor Direção. Em 2016, dirigiu o musical “A Gaiola”,
vencedor dos principais prêmios de teatro infantojuvenil, incluindo Melhor
Espetáculo e Melhor Direção: sete categorias no Prêmio CBTIJ; cinco categorias
no Prêmio Botequim Cultural e três categorias no Prêmio Zilka Sallaberry. Duda
ganhou o prêmio de Melhor Direção por “Contos Partidos de Amor”. Duda dirigiu
“O Tempo Não Dá Tempo”, espetáculo itinerante em homenagem aos 90 anos de Angel
Vianna, no OI Futuro Flamengo e Itaú Cultural. Dirigiu o musical ELZA, em homenagem
à cantora Elza Soares, e com ele ganhou os seguintes prêmios de Melhor Direção:
Cesgranrio, Reverência, Bibi Ferreira e Botequim Cultural. Atualmente é
diretora artística do novo show de Elza Soares “Planeta Fome”, atualmente em
turnê pelo Brasil.
SERVIÇO:
Vamos Comprar um Poeta
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES,
Trecho 02, lote 22.
Temporadas: de 12 a 22 de dezembro
de 2019; e de 2 a 12 de janeiro de 2020
Sessões: de
quinta a domingo, sempre às 16h.
Sessão
acessível dia 20 de dezembro com tradução em LIBRAS. Estarão
reservados 130 ingressos gratuitos para o público surdo.
Ingresso solidário: ONGs, instituições públicas de ensino,
deficientes e grupos assistenciais podem procurar o CCBB para reserva
(gratuita) de ingressos.
Capacidade: 327 lugares – sendo 3
para obesos, 3 para pessoas mobilidade reduzida e 10 para cadeirantes.
Duração: 60 min.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia para
clientes BB com pagamento com Ourocard, estudantes, crianças até 12 anos,
professores, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes e
casos previstos em Lei). À venda na bilheteria do CCBB, de terça a domingo das
9h às 21h, a partir de 30/11, ou no site eventim.com.br.
Classificação indicativa: Livre para todos
os públicos (indicado para maiores de 5 anos).
Informações: (61) 3108-7600 ou ccbbdf@bb.com.br
==> Foto: Renato Mangolin
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