JOÃO, O ALFAIATE: UM HERÓI INUSITADO :: CIA CARIOCA ETC E TAL TRAZ ESPETÁCULO PREMIADO

Um pequeno Alfaiate esbraveja para o mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição em um reino no qual seres fantásticos apavoram a Vila Central. A notícia se espalha até chegar ao Rei, que manda trazer o dono do feito. Certo de que está prestes a conhecer um grande herói, o Rei planeja delegar ao moço a missão desafiadora de livrar o reinado dos diversos temidos inesperados surpreendentes problemas reais. João, o Alfaiate: Um Herói Inusitado entra em cena no Teatro Brasília Shopping, 7 e 8 de novembro, sábado às 16h e 18h; domingo, às 16h. No palco, o trio de cômicos cariocas da companhia ETC E TAL. A direção da nova e premiada montagem do grupo é de Alvaro Assad, que revisita de forma inventiva o conto O Alfaiate Valente, dos irmãos Grimm, mesclando mímicas, truques de magia, uso de pinturas de arte com engenhocas cênicas. Tudo para levar crianças e adultos ao mundo da alfaiataria do inusitado.

Voltando à história...Sem ter tempo de saber do que se trata, o Alfaiate se vê diante da missão. Distraído pela própria interpretação dos fatos e pela astúcia do Monarca, costura soluções diante das tarefas designadas para ele. A adaptação do clássico escrito pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm ganha versão ágil, que vem encantando o público de todas as idades.  No palco, Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo fazem chegar à plateia uma profusão de cenas cômicas. A trilha original de Joaquim de Paula pontua toda trama mesclando onomatopeias, efeitos sonoros, melodias compostas para o desenho de cena (como em desenhos animados) que ricamente pontuam e coreografam a ação.

Os figurinos de Flavio Souza desconstroem as figuras de cena do tradicional e mergulham no universo onírico de sobreposição de tons neutros que fazem os corpos dos atores saltarem das telas. O desenho de luz de Aurélio Oliosi ambienta a cena e abusa da metalinguagem, convidando o público a ficar atento ao jogo teatral. Os atores contam com o visagismo criado por Cleber de Oliveira. O cenário de onde partiu a premissa de ambientação para o espetáculo é um trabalho de produção artística de Raquel Theo, que coloriu e formatou desenhos de Tarcísio Zanon, pensados e laborados exclusivamente para concepção do grupo.

Curiosidades: O Alfaiate Valente, o conto de fadas adaptado pela cia ETC E TAL, foi compilado no livro Contos para a Infância e para o Lar, dos Irmãos Grimm. A obra ganhou o mundo em várias linguagens. No cinema, virou um curta-metragem dos Estúdios Disney, Brave Little Tailor. Na TV, conquistou fãs quando Roberto Bolaños adaptou essa história em quatro episódios para o Chapolin Colorado, chamando-os de El Sastrecillo Valiente.

ETC. E TAL - A Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional. A mímica e a comicidade são as características latentes do grupo. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, a trupe vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sem perder o que mais preza no fazer teatral: a relação empática com o público. Sendo um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica, tem conseguido aliar pesquisa artística e auto-gestão no cenário teatral nacional. O grupo tem investido em linguagens diferenciadas e de alto teor estilístico, pois acredita na pluralidade das artes cênicas.


SERVIÇO:

João, O Alfaiate: Um Herói Inusitado    
Companhia ETC E TAL
Local: Teatro Brasília Shopping
Data: 7 e 8 de dezembro - sábado às 16h e 18h, domingo, às 16h
Ingressos: R$40 (Inteira) R$20 (Meia). Tickets à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo ou venda antecipada pelo www.eventim.com.br
Contato para mais informações: 61 99380-5236 e 2109-2122
Classificação indicativa: livre 
Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br 

==> Foto: Rafael Bisbis

0 comments:

Postar um comentário