MÚSICA E DANÇA NO TABLADO FLAMENCO

Alegria, tradição e paixão. A dança reúne elementos fascinantes que marcam a expressão cultural de um tempo, de um povo. No sábado e domingo, 9 e 10 de novembro, o Tablado Brasília sobe ao palco do Teatro Brasília Shopping, com o Tablado Flamenco. O espetáculo reproduz o flamenco em sua música, canto e a dança - cuja origem remonta às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. Os artistas do Tablado Brasília o apresentam tal como é apresentado em seu nascedouro, a região da Andaluzia, Sul da Espanha, e trazem uma convidada especial ao show, a bailaora Vanessa Dominguez. Tablado Flamenco agita o Teatro Brasília Shopping no sábado, às 20h; no domingo, às 19h.

Em 2010, o Flamenco foi inserido na lista de patrimônio imaterial da humanidade da UNESCO. A coreógrafa e produtora Tatiana Guedes pontua que Tablado Flamenco é um espetáculo intimista, conta com uma estrutura básica de artistas - cantor, guitarrista flamenco, percussionista e bailaores. Eles exprimem, de formas diversas, a emoção e a herança dessa arte popular e folclórica que representa nuances marcantes da vida e cultura na costa sul da Espanha.

O Tablado Flamenco será abrilhantado pela bailaora Vanessa Dominguez. Nascida em Buenos Aires e criada na região da Málaga, na Espanha, ela cresceu no seio de uma família de bailaoras flamencas. Aos 9 anos, iniciou os estudos de dança flamenca. Aos 20, mudou-se para Madri e integrou a academia “Amor de Dios”, onde teve aulas com renomados artistas flamencos. Vanessa tem vasta experiência como professora e integra o elenco de diversos espetáculos na Argentina e no Brasil, como Son Del Sur, Flamenco Puro e Ópera Carmen. Vive no Rio de Janeiro desde 2014, atuando como professora, bailarina e coreógrafa.

Elenco
Diego Zarcon: Cantor flamenco, com atuações dentro e fora do Brasil. Já cantou para artistas nacionais e internacionais renomados, como Antonio Canales, Eli “La Truco”, Carmen Ledesma, Nino de Los Reyes, Guadalupe Torres, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Cristina Aguilera, Carmen “La Talegona” e Afonso Losa. O cantaor foi destaque na abertura do espetáculo “Abolengo”, do bailaor Farruquito, realizado no teatro Guairá, em Curitiba, e teve a honra de cantar para Paco de Lucia e grupo durante sua última turnê em um tablado especial, realizado no sul do Brasil. 

Alexandre Macarra: Baixista. Artista versátil, com mais de 20 anos de experiência, desenvolvendo trabalhos com artistas de MPB, reggae, jazz, rock, pop rock e música instrumental. Em 2016, começou o contato com o flamenco, atuando em projetos de grupos de Brasília, como os dos bailaores e coreógrafos Patricia Weingrill (Capricho Espanhol) e Danny Souza (Flamenco Del Sur) , e do Brasil, com os bailaores Fabio Rodrigues, Talita Sanchez e Yara Castro. Também já atuou com os cantores flamencos Marcyo Bonefón, Elena Botica e Diego Zarcon. 

Patrizia Veloso: Percussionista. Seu trabalho é direcionado ao acompanhamento da percussão, em especial o cajón, para bailes flamencos, onde agrega a sua experiência de bailaora. Ensina cajón flamenco desde 2010 no Studio Capricho Espanhol. Participa de projetos com o professor e coreógrafo Danny Souza (Flamenco Del Sur), além de formar com os músicos Lucas Trigueiro e Alexandre Macarra o Toná Trio. Participou de diversos espetáculos no Distrito Federal e em Goiás. Atuou com artistas renomados do flamenco do Brasil e do mundo, como os bailaores Fabio Rodrigues, Talita Sanchez e Yara Castro; os músicos e guitarristas Jony Gonçalves, Fernando de Marília, Fernando de La Rua e Andrés Hernandez Pituquete; e os cantaores Diego Zarcon, Marcyo Bonefon, Ana Bayer, Elena Botica e Encarna Anilo. 

Lucas Trigueiro: Guitarrista Flamenco e músico. Estudou Film Scoring/Composition na Berklee College of Music, em Boston (EUA). Vasta experiência em projetos musicais. Em relação ao flamenco, atuou em diversos projetos com artistas de Brasília, como Danny Souza (Flamenco Del Sur), Patricia Weingrill (Capricho Espanho) e Raphael Cortes (Instituto Raphael Cortes). Também atuou com artistas renomados do flamenco no Brasil e no mundo, como os bailaores Fabio Rodrigues, Talita Sanchez e Yara Castro; os músicos e guitarristas Jony Gonçalves; e os cantaores Diego Zarcon, Elena Botica e Marcyo Bonefon. Integra o Toná Trio ao lado dos músicos Patrizia Veloso e Alexandre Macarra. 

Tatiana Guedes: Bailaora. Estudou dança e cultura flamenca na Espanha. É uma das autoras do documentário "Otras Flamencas", de 2009. No Brasil, ministrou aulas de dança flamenca. Idealizadora do projeto "Tablado Brasília " e de outros com foco no flamenco. 

Giovana Teles: Bailaora, aluna do professor Raphael Cortez e apaixonada pelo flamenco há mais de 10 anos. Participou de diversos espetáculos em Brasília e de outras edições do Tablado Brasília. Fez cursos no Brasil e na Espanha, com o objetivo de aprimorar o seu conhecimento. Dentre os brasileiros, estudou com Fabio Rodriguez e Talita Sanchez. Dentre os espanhóis, Concha Jareño, Maria Juncal, La Lupi, Farruquito, Antonio El Pipa, La Choni, Maria Del Mar Moreno, Andres Peña. Mesmo a distância, acompanha as novidades do mundo flamenco por blogs, redes sociais e vídeos. 

Valéria Fraietta: Bailaora, apaixonada pelo flamenco e aluna do professor Danny Souza. Estuda Flamenco desde 2007. Participou de workshops no Brasil com bailaores renomados, como Miri Galeano, Ale Kalaf, Maria Juncal, Fabio Rodrigues, Yara Castro e Talita Sanchez. Na Espanha, fez cursos com Mercedes Rui e Maria Jose Leon. Atualmente integra o Grupo Flamenco Del Sur. 


SERVIÇO:

Tablado Flamenco
Local: Teatro Brasília Shopping 
Data:  9 e 10 de novembro; no sábado, às 20h; no domingo, às 19h 
Ingressos: R$ 40,00 a meia entrada (válida para estudantes, idosos ou mediante a entrega de 1 kg de alimento). Os ingressos no Sympla. Se não se esgotarem, a venda também será feita na entrada do teatro, uma hora antes do espetáculo. 
https://www.sympla.com.br/eventos/brasilia-df?s=tablado 
Classificação indicativa: LIVRE 
Informações pelo WhatsApp 98276-4646 ou (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br 

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário